Oportunidades de emprego temporário neste período de férias são nas áreas de indústria, comércio, lazer e entretenimento.
Das 28.359 vagas de trabalho temporário que serão ofertadas neste período de férias em todo o país, nos setores de lazer, entretenimento, indústria e comércio, o Maranhão contribuirá com 286 oportunidades de emprego. A informação é da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem).
Com essa oferta de vagas, o Maranhão o quarto estado do Nordeste em disponibilidade de postos de trabalho temporário no período de férias, sendo superado por Bahia, Pernambuco e Ceará. De acordo com a Asserttem, a participação do estado em número de vagas na região é de 7,11% e no Brasil, de 1,02%.
Em todo o Brasil, devem ser contratadas 28 mil pessoas, o que representa um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2012. A maioria das vagas (24 mil) deve ser disponibilizada em parques temáticos, parques aquáticos e de diversão, clubes, hotéis, pousadas, acampamentos, bares e restaurantes e agências de turismo. Entre as principais funções estão atendimento, monitoria, recreação, operação de brinquedos, garçons, operador de turismo, serviços de quarto, serviços de cozinha e salva vidas.
A presidente da Asserttem, Jismália de Oliveira Alves, informou que para conquistar uma vaga nestas áreas, o candidato precisa demonstrar liderança, capacidade de trabalhar em grupo, responsabilidade e simpatia. No quesito escolaridade, o leque é amplo. Para algumas vagas não há exigência, outras, porém, pedem curso universitário e até fluência em inglês ou espanhol. Entre os estudantes, há oportunidades para quem cursa o último ano de Psicologia, Propaganda e Publicidade, Educação Física, Pedagogia, Turismo, Hotelaria e Administração.
Levantamento - De acordo com o levantamento Asserttem/Sindeprestem encomendado ao Instituto Ipema, dos 24 mil trabalhadores temporários contratados nestas férias nas áreas de entretenimento e lazer, 2 mil (8%) têm chances de serem efetivados na vaga e 6 mil (25%) deverão ser jovens em situação de primeiro emprego.
Já nos setores de indústria e comércio,as 4 mil vagas disponíveis poderão ser encontradas nas empresas de comercialização de produtos para lazer, marketing promocional e eventos. Hipermercados, supermercados e redes de fast-foods também devem contratar temporários para atender ao aumento da demanda. As principais funções estão na linha de produção, degustadores e promotores. Para ser contratado, é preciso ter o 2ºgrau completo, fácil comunicação, simpatia e em alguns casos, experiência no setor.
Segundo a pesquisa, a estimativa é que cerca de 500 (12%) temporários sejam efetivados na vaga ao final da temporada. Aproximadamente 600 vagas deverão ser preenchidas por jovens em situação de primeiro emprego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário