sexta-feira, 15 de junho de 2012

VLT de Castelo


É mesmo??? conte-me mais Senhor Caostelo


Painel apresenta projeto do VLT a vereadores

Veículo Leve sobre Trilhos é modelo de transporte público mais sustentável.


Foi apresentado na manhã de ontem, na Câmara Municipal, o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na capital maranhense. O secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques, explanou os detalhes técnicos do projeto e da execução da obra do VLT. Durante a exposição, o secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes afirmou que já está em andamento o processo licitatório para a implantação do VLT e, nos próximos dias, deve ser iniciada a licitação para a compra do material rodante.
O secretário-adjunto da SMTT abriu a explanação ressaltando que o projeto para a implantação do VLT, em São Luís, foi iniciado há cerca de dois anos, quando começaram os estudos técnicos de viabilização. "Estávamos buscando um transporte de massa de média e alta capacidade no intuito de melhorar o deslocamento da população da capital", destacou José Arthur.
Durante a apresentação, Arthur explicou que o primeiro trecho de execução da obra do VLT, chamada Linha 1 (Centro - São Cristóvão), sairá da altura da rotatória do aeroporto (Tirirical), passará pelas avenidas dos Franceses e Africanos e finalizará no Centro (Praia Grande), numa extensão de 13 quilômetros. Ele informou que o processo licitatório para a construção desta etapa já foi iniciado e deve ser concluído até o fim deste mês.
A primeira etapa, correspondente à Linha 1 (Centro- São Cristóvão), atenderá a um público estimado de 200 mil habitantes, em 13 quilômetros de vias, composta por 11 estações modernas (proximidades do Aeroporto, Rodoviária, Santo Antônio, Coheb/Sacavém, Coroadinho, Bairro de Fátima, Rio das Bicas, Ceprama, Portinho, Praia Grande entre outras), duas pontes metálicas (Rio das Bicas e Portinho) e o Centro Administrativo Operacional. "Na área do São Cristóvão, há um crescimento demográfico forte, o que gera problemas na oferta de transporte", justificou.
O secretário-adjunto da SMTT explicou que, para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, será utilizado o canteiro central das avenidas. "O VLT tem três metros de largura e nós só precisamos de cinco metros de largura de via para ele passar. E São Luís tem essa excepcionalidade, pois possui avenidas de canteiros largos", observou.
José Arthur frisou que, no trajeto da Linha 1, não será necessário fazer desapropriações, o que não ocasionará maiores transtornos e perda de tempo. "É uma área de passagem de domínio público. O que vai haver é somente a remoção de árvores plantadas, mas o replantio será feito em outros locais. Nesse sentido, a nossa estimativa é de que seja feito um quilômetro de via por mês", detalhou.
Sistema moderno - O diretor da Empresa Bom Sinal, Fabricante do VLT com sede na cidade de Barbalha no Ceará, Francisco Sávio Araújo, disse que o VLT já é utilizado em outras capitais do Nordeste. "Em Fortaleza já iniciou, Maceió já está aderindo, além de Recife e outras como Sobral, Juazeiro e Macaé. Portanto, o VLT vai melhorar a qualidade do transporte e ajudar a população a se deslocar. É um sistema do presente que tem como vantagens regularidade e pontualidade, menor tempo de espera, ambiente climatizado [ar-condicionado], GPS, sistema de informações audiovisual para os passageiros, informações de tempo entre outras", delineou Francisco Sávio.

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