quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Encontro de Turismo busca consolidar o MA como melhor destino do Brasil

Divulgação/ Secom
 
Encontro de Turismo teve início nesta quarta-feira(27).

Imirante.com, com informações da Secom


SÃO LUÍS- Na busca da consolidação do estado como um dos melhores a maiores destino turístico do Brasil teve início nesta quarta-feira (27), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o Encontro de Turismo do Maranhão. O evento, que será realizado até esta quinta-feira (28), foi aberto pelo secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, e contam com a participação de prefeitos, representantes do Ministério do Turismo, membros do Conselho Estadual de Turismo, representantes de polos turísticos, do trade, profissionais do setor e estudantes.
“Nestes dois dias de evento, vamos discutir o que já conseguimos implementar, principalmente baseado no Plano Maior, que nos dar diretrizes técnicas para que possamos evoluir e também discutiremos programas do Ministério do Turismo nos quais a secretaria é parceira”, contou o secretário Jura Filho.
Os avanços do Maranhão nesta área foram destacados pelo coordenador-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Wilken Souto, durante seu pronunciamento. Ele observou que pelo grande número de pessoas presentes no evento, principalmente prefeitos e secretários municipais, é possível perceber que o turismo já é uma pauta recorrente dentro das administrações municipais.
Ele disse que por perceber esses avanços e engajamento é que o Ministério do Turismo tem investido bastante no estado. “São mais de 151 obras de infraestrutura turística que estão em andamento, investimento de mais de R$ 114 milhões. Vamos investir R$ 1 milhão na região da Rota das Emoções em um plano de desenvolvimento turístico em parceria com o Bird. São vários investimentos que estão sendo feitos no Maranhão por perceber que o estado evoluiu, amadureceu, mas também ainda tem muito a fazer e nós estamos juntos aqui para construir”, acrescentou.
Durante a abertura foram entregues certificados aos municípios que aderiram ao Programa de Regionalização, que marca a etapa inicial para que as cidades se organizem turisticamente para atender aos critérios do Ministério do Turismo.
O prefeito de Viana, Francisco Gomes, cidade localizada na região de lagos e campos floridos, falou que na busca por atrair mais turistas para a o município, a prefeitura está com um trabalho intenso de proteção desta riqueza. “Temos recebido o apoio do ministro do Turismo, Gastão Vieira, da governadora Roseana Sarney e do secretário Jura Filho no sentido de preparar a cidade para receber os turistas e gerar emprego e renda para nossa população”.
Programação
Na área científica do encontro serão apresentadas palestras, oficinas e debates com temas voltados à discussão central, que propõe a organização e estruturação do setor nos municípios, além de implementação da legislação do turismo. Já os painéis vão abordar temáticas voltadas à profissionalização do setor e empreendedorismo.
Para a área cultural, uma sala de mini cinema vai oferecer sessões de filmes para cerca de 300 crianças de escolas da rede pública de ensino, além da apresentação da peça teatral Pão Com Ovo, que finalizará as atividades do encontro.
Integra a programação, a entrega oficial da Carteira do Artesão, documento que passará a ser obrigatório. Nesta quinta-feira (28), às 10h, será lançada a segunda edição do Programa do Ministério do Turismo, Viaja Mais Melhor Idade. O programa busca promover a inclusão social de pessoas a partir de 60 anos, aposentados e/ou pensionistas, em oportunidade de viajar e usufruir benefícios da atividade turística.

Nenhum comentário: