sábado, 11 de agosto de 2012

Frota de veículos de São Luís chegará a 300 mil em setembro

Atualmente, circulam pelas ruas e avenidas da capital 295.214 veículos; até setembro devem ser 300.024 automotores em circulação na cidade.

Leandro Santos
Da equipe de O Estado
 
Se na opinião de muitos motoristas o trânsito em São Luís é caótico, há possibilidade de ele ficar pior, segundo mostram as estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran). De acordo com órgão, daqui a pouco mais de um mês, a frota de veículos circulando por ruas e avenidas da capital chegará a 300 mil. Em consequência, os congestionamentos nas principais vias da cidade se intensificarão.
Esse número foi baseado na quantidade de veículos que são emplacados mensalmente pelo Detran. Atualmente, circulam pela cidade 295.214 veículos, o que corresponde a 28,83% do total que circula em todo o Maranhão (que é de 1.023.938). Segundo a projeção do órgão estadual, em 37 dias, 300.024 veículos estarão circulando pela cidade.
Emplacamentos - As estatísticas do Detran mostram que diariamente são emplacados aproximadamente 130 veículos, entre automóveis, motocicletas, ônibus e outros. Os dois primeiros tipos são os que mais registram emplacamentos na cidade.
Em São Luís, são emplacados uma média de aproximadamente 88 automóveis por dia, 2.640 por mês. De acordo com os dados obtidos no site do Detran, até ontem, 163.794 automóveis circulavam por ruas e avenidas de São Luís, representando 55,48% do total de veículos automotores desse tipo em toda a cidade.
A quantidade de emplacamentos de motocicletas também é grande na capital maranhense. Os dados do Detran apontam uma média de 27 motocicletas por dia na cidade e 810 por mês. Esse quantitativo está refletido no número de veículos desse tipo na cidade: até ontem, havia 68.702 circulando na cidade, o que representa 23,27% do total de veículos por São Luís.
Análise - Com base nos números que indicam que haverá um aumento na quantidade de veículos em atividade na cidade, a possibilidade de o trânsito tornar-se mais caótico preocupa motoristas. De acordo com o taxista Juraci Costa Vale, a cidade está inchada por causa do excesso de veículos. "Para todo o local que você trafega na cidade, sempre tem um engarrafamento", disse o taxista, que exerce há 30 anos a profissão. Ele disse que, do posto onde trabalha, na Cohama, até o centro da cidade, são aproximadamente 10 minutos de carro, no entanto, quando há congestionamento, ele faz o mesmo percurso em, no mínimo, 30 minutos.
O mototaxista Antônio Francisco Barros destacou a imprudência de muitos condutores que são desrespeitosos no trânsito. "Os motoristas são muito estressados e ainda têm muitos deles que são mal educados", disse.

Nenhum comentário: