quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Quilombolas se conectam ao mundo via internet


Vargem Grande - Jovens quilombolas do povoado Piqui da Rampa, em Vargem Grande, já estão ‘navegando’ pela internet e conectando-se ao mundo. Sábado (11), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (Sedagro) inaugurou na comunidade o Centro de Inclusão Digital.

“A dignidade tem de ser construída nas comunidades com a vinda das políticas públicas. As pessoas não têm de se aglomerar nos grandes centros. Piqui da Rampa é um referencial em gerar bons resultados nos investimentos públicos com projetos do Estado”, disse o superintendente de Promoção e Fomento Rural da Sedagro, Jorge Fortes, representando a secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário, Conceição Andrade.
Participam do Projeto de Inclusão Digital em Piqui da Rampa 17 jovens, com idade entre 16 a 24 anos. O projeto faz parte do Programa Geração Futura da Agricultura Familiar, que está desenvolvendo ações com 800 jovens em 44 comunidades, distribuídas em 22 municípios maranhenses. A execução das ações do programa é feita pelo Instituto Terra e tem como parceira a Prefeitura.

“A inauguração do Centro de Inclusão Digital confirma o pensamento da secretária Conceição Andrade de que o nosso foco é trabalhar com os jovens rurais, dando sequência ao trabalho dos pais usando novas tecnologias”, destacou a coordenadora do programa, Carmen Luce Aguiar Pereira.

Objetivo - O objetivo do Programa Geração Futura da Agricultura Familiar é promover e incentivar o aprimoramento e o desenvolvimento de habilidades, despertando as competências dos jovens rurais em suas atividades agrícolas e não agrícolas.

“O mundo hoje é tecnologia. Se você fica fora dela, fica fora do mundo. Nossos pais não tiveram acesso à educação, eles nunca viram um bem comprado com o dinheiro da roça no toco. A comunidade aqui tem um patrimônio, mas queremos fazer renda, trazer recursos. Nosso sonho agora é montar uma empresa para elaborarmos projetos sociais para as comunidades quilombolas”, disse Marcos Vinícius dos Santos, 20 anos, líder em Piqui da Rampa.

Representando a diretora do Instituto Terra, Teresa Viana, a pedagoga Sabina Correa, informou que os jovens já fizeram o curso de capacitação em inclusão digital, abordando informática básica, internet e operação de programas e agora vão passar por um treinamento em manutenção de computadores.

Nenhum comentário: