quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Instituto Geia pela História de São Luís



Nos 400 anos de fundação de São Luís, a ser celebrado dia 8 de setembro de 2012, um livro para narrar a história da cidade. Essa é a proposta do concurso cultural que o Instituto Geia lança hoje, às 10h, no Convento das Mercês (Desterro). Trata-se do “Prêmio IV Centenário de São Luís do Maranhão – Uma História da Cidade” cujos detalhes serão informados durante o lançamento.

A iniciativa, que tem o patrocínio da Vale, consiste em premiar, com a quantia de R$ 50 mil e a publicação de 2 mil exemplares, o autor de uma obra que conte a história da cidade. O concurso é aberto a pesquisadores e interessados na historiografia de São Luís e terá como banca julgadora os intelectuais Sebastião Moreira Duarte, José Murilo de Carvalho, Lilia Schwarcz, Laurentino Gomes e Vasco Mariz. “Convidamos para compor a comissão personalidades nacionalmente reconhecidas. Não incluímos nela nenhum maranhense, para que todos possam ter a oportunidade de participar do concurso”, diz o presidente do Instituto Geia, Jorge Murad.

De acordo com o presidente do Instituto, essa é uma contribuição do Geia para cidade. “É uma oportunidade de termos um livro dedicado à São Luís que servirá como suporte para alunos das escolas públicas e particulares de ensino e como fonte de pesquisa de uma forma geral”, destaca Murad. Ele ressalta que o prêmio em dinheiro a ser pago ao vencedor, é um dos maiores do Brasil.

A publicação, além de ter como tema a capital do Maranhão, deverá abranger um estudo histórico, unitário e integrado de seus 400 anos, sendo o título de escolha do autor. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de hoje ao dia 8 de abril de 2011 no site do Geia (www.geia.org.br). Os inscritos têm até do dia 8 de março de 2012 para entregar os trabalhos, que serão julgados até dia 8 de julho de 2012. A entrega do prêmio ao vencedor ocorrerá dia 8 de setembro de 2012.

Poderão participar do prêmio pessoas de qualquer nacionalidade, que se expressem por meio da língua portuguesa. As inscrições podem ser feitas individual ou coletivamente, sendo que a obra deverá ser inédita, inclusive por meio eletrônico. Cada autor inscrito só poderá concorrer com uma obra.

Comissão – Formada por nomes de relevância nas letras nacionais, a comissão julgadora terá a presença do jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”.
O cientista político e historiador, membro desde 2005 da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Ciências, José Murilo de Carvalho também compõe a comissão. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, é professor titular de História do Brasil no Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outra convidada a julgar os trabalhos inscritos é a doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e fundadora da editora Cia. das Letras, Lilia Katri Moritz Schwarcz. É autora de importantes obras como “Raça e diversidade” e “As barbas do imperador - Dom Pedro II, um monarca nos trópicos”.

Vasco Mariz é musicólogo, escritor e diplomata. Recebeu sua formação musical no Conservatório Brasileiro de Música e graduou-se em Direito pela Universidade do Brasil. Dois anos depois iniciou sua carreira diplomática. Concluindo um curso de aperfeiçoamento em História Diplomática em 1947, foi vice-cônsul no Porto, Portugal, ministro em 1967 e embaixador em 1971.

O professor e escritor paraibano, radicado no Maranhão, Sebastião Moreira Duarte, também integra a comissão. Ele é Membro da Academia Maranhense de Letras, licenciado em Filosofia e Pedagogia, é professor aposentado da Universidade Federal do Maranhão, crítico textual e editor.



Serviço

• Prêmio/Lançamento

“Prêmio IV Centenário de São Luís do Maranhão – Uma História da Cidade”, realização
do Instituto Geia e patrocínio da Vale

• Quando Hoje, às 10h

• Onde Convento das Mercês
• Regulamento http://www.geia.org.br/

Nenhum comentário: