domingo, 12 de dezembro de 2010

Operações ganham reforço de helicóptero de alta tecnologia


Gilson Teixeira/SSP

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney realiza a entrega, nesta segunda-feira (13), às 15h, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, do helicóptero modelo EC145, dotado de alta tecnologia, para reforçar as operações da Secretaria de Segurança Pública (SSP) no combate à criminalidade em todo o Maranhão. O Estado é o primeiro da América Latina a receber o modelo. A aquisição da aeronave, que vai dar suporte ao trabalho do Grupo Tático Aéreo (GTA), é resultado de um convênio assinado pelo Ministério da Justiça (MJ), por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), e governo do Maranhão. O valor investido foi de R$ 14,9 milhões.


A aeronave é certificada para voo por instrumentos monopilotado. Sua configuração tem especialidades para operações de combate e auxilio aeromédico. Possui gancho de carga, corta-cabos, filtro antiareia, farol de busca, portas laterais corrediças, porta traseira com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, parte fixa de guincho de resgate, dispositivo externo para rapel e fast rope, equipamentos de comunicação e rádio-navegação, piloto automático e sistema de GPS digital. Tem amplo espaço interno e excelente visibilidade. Capacidade para dois pilotos e mais 10 passageiros. Seu peso de decolagem de 3.585 kg; carga externa de 1.500 kg; velocidade de deslocamento de 246 km/h; alcance de 680 km; motores biturbina; comprimento com rotores girando de 13,03m; comprimento da fuselagem de 10,20m; altura de 3,45m e diâmetro do rotor principal de 11m.


Vinculado à SSP, o GTA foi criado no fim de 1996, tendo sido regulamentado em 1998 com o objetivo principal de combater o crime organizado, e a partir disso surgiu a necessidade de implantação de um grupo especializado nesses tipos de operações no Estado. O grupo opera com três helicópteros Esquilo e três aviões, sendo dois modelos Cessna C210 e 01 Senaca 3. O GTA atua também com um veículo blindado para intervenção tática, cinco viaturas, um caminhão tanque e um veículo descaracterizado. Utiliza armamentos, como fuzis 556, metralhadoras e pistolas ponto 40, lançador de granadas não-letais, escudos balísticos, materiais de atendimento pré-hospitalar, materiais para trabalhos em altura, materiais e armamentos individuais, entre outros equipamentos.

Nenhum comentário: