Foguete de médio porte é lançado em Alcântara
Foguete alcançou 241,9 km de altura e levou experimentos de universidades.
Lançamento ocorreu no início da tarde deste domingo (12).
Do G1, com informações da Agência Estado
Um foguete de médio porte foi lançado ao ar neste domingo (12), com sucesso, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
O lançamento, realizado às 12h35 (13h30 no horário de Brasília), faz parte do programa de lançamentos de foguetes de sondagem, coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
Desenvolvido por técnicos brasileiros, o foguete VSB-30 foi projetado para ter uma autonomia de voo de 250 quilômetros e carregar até 400 quilos.
Segundo a assessoria do CLA, o foguete brasileiro atingiu uma altura máxima de 241,9 quilômetros.
O foguete levou dez experimentos de universidades, institutos de pesquisas e alunos do ensino fundamental que integram os programas desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), para serem submetidos a testes no ambiente de microgravidade (valores de gravidade próximos de zero), que se encontra a partir dos 100 quilômetros de altura. Os experimentos são nas áreas de bioquímica, ciências de materiais, ciências térmicas, genética e posicionamento global.
Por volta das 15 horas (de Brasília), depois do sucesso de lançamento e retorno do VSB-30 à Terra, foi iniciado o processo de recuperação da carga útil do foguete. Ou seja, os dez experimentos que foram submetidos ao ambiente de microgravidade caíram no mar e estão sendo resgatados numa operação que envolve helicópteros da Aeronáutica.
De acordo com a assessoria de imprensa do CLA, por ter experimentos, a carga útil do foguete não pode ficar no mar. Os resultados sobre como se comportaram os experimentos no ambiente de microgravidade serão conhecidos posteriormente.
Sala de controle do Centro de Lançamento de Alcântara, de onde foi lançado o foguete (Foto: Divulgação/Centro de Lançamento de Alcântara)
O mundo esteve de olho hoje na cidade de Alcântara (MA)
Instituições do Brasil e do mundo estão de olhos voltados para o Maranhão neste fim de semana. Ocorreu hoje, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), um dos lançamentos mais complexos dos últimos anos: o foguete VSB-30 V07.
A nave teve custo calculado em cerca de R$ 3 milhões, entre equipagem e carga útil e faz parte do Program a de Microgravidade (valores de gravidade próximo a zero) da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Mais do que um simples foguete, ele carregou em sua carga útil experimentos de dezenas de organizações nacionais e mundiais, universidades e grupos de pesquisa, e até um deles desenvolvidos em escolas públicas do Brasil.
A realização desses experimentos abre novas possibilidades para a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas como biologia, biotecnologia, medicina, combustão, física atômica e fármacos.
Todos estão contidos numa carga útil mais moderna, desenvolvida em parceria com a Agência Espacial da Alemanha (DLR-Moraba) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
Para obterem aprovação para este vôo, as instituições participaram de um anúncio de oportunidades publicado pela AEB e submeteram seus projetos a uma comissão composta por representantes das agências espaciais envolvidas e institutos de pesquisa brasileiros.
O CLA já havia lançado um VSB30 com sucesso
Nenhum comentário:
Postar um comentário