Ao ser homenageado ontem na Assembleia Legislativa, o reitor Natalino Salgado destacou os avanços na UFMA nesses dois anos de gestão. Segundo ele, a universidade registrou um crescimento de 66% na população acadêmica e tem atualmente 23.650 alunos e 1.163 professores nos campi de São Luís, Imperatriz, Codó, Pinheiro e Bacabal, onde são mantidos 56 cursos de graduação. A democratização do acesso ao ensino superior, segundo o reitor, é uma das prioridades da atual gestão. “Tivemos 137 mil alunos inscritos no Enem e 97% das vagas oferecidas pela universidade foram preenchidas por estudantes maranhenses”, comemorou.
Homenagem a Natalino foi proposta pela deputada Gardênia
Natalino Salgado falou ainda dos avanços de inovação e inclusão social, apresentou os campi de Bacabal e Pinheiro já reestruturados, sendo que para isso foi necessário primeiro reestruturar os campi com aulas presenciais em Imperatriz e Chapadinha. Citou também a criação da ouvidoria, dos departamentos nas pró-reitorias (para facilitar o desenvolvimento acadêmico) e a implantação de 20 novos cursos de graduação.
O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) dobrou o número de alunos em sala de aula, que antes era 20 mil, e com o núcleo passa a ser 40 mil, com aulas presenciais, além dos estágios curriculares. A instituição possui hoje quatro doutorados e 16 mestrados.
O reitor apresentou ainda metas a serem alcançadas até 2012, como a implantação de mais três doutorados e a execução de obras físicas como a construção do centro pedagógico Paulo Freire e de novos prédios, que visam elevar a qualidade da infra-estrutura acadêmica. “A UFMA tem sido um exemplo de que as ferramentas de gestão, com vontade, determinação e flexibilidade, podem transformar os resultados”, concluiu ele.
A sessão em homenagem ao reitor foi proposta pela deputada Gardênia Castelo (PSDB) por conta da contribuição que a instituição vem dando ao desenvolvimento social e econômico do Estado. Assistida pelo deputado federal Roberto Rocha (PSDB), pelo ministro aposentado Edson Vidigal, professor da universidade, e pelos prefeitos de São Luís, João Castelo (PSDB), e de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT), representando a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Gardênia Castelo saudou o homenageado fazendo um pequeno histórico dos avanços obtidos pela UFMA nos últimos anos.
“Há cerca de oito anos e meio, deu-se início a um processo de transformação geral no âmbito da UFMA, processo esse que denominei de “Revolução Silenciosa”, pois não poderia usar outra expressão para caracterizar o conjunto de realizações, entre obras, projetos, programas e avanços nas áreas acadêmica, tecnológica, administrativa, institucional em curso na nossa universidade federal”, declarou ela.
A deputada apontou Natalino Salgado como o líder desse processo de mudanças estruturantes. Segundo ela, o reitor é um exemplo que orgulha a todos os maranhenses, pois sua trajetória pessoal e profissional é uma referência para milhares de jovens que vislumbram vencer na vida, ainda que não tenham condições materiais e financeiras. “Ele soube, de forma extraordinária, vencer as dificuldades na infância pobre e consagrar-se uma das maiores autoridades acadêmicas do nosso estado e um profissional de saúde reconhecido além dos limites do Maranhão”, acrescentou ela.
(Com informações da UFMA e Agência Assembleia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário