sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fiema lança índice de confiança do empresário


O empresário industrial maranhense está mais confiante quanto aos seus negócios para os próximos seis meses. O Índice de Confiança do Estado (ICEI-MA) registrou 68,2 pontos este mês, superior ao índice Brasil. Os resultados apontam que as atividades industriais tendem a aumentar, garantindo o crescimento da economia. Micro e pequenas estão ainda mais confiantes que as médias e grandes empresas. A conclusão consta de uma das publicações que a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) lança hoje, às 19h, no Salão de Eventos da Federação durante o jantar comemorativo ao Dia da Indústria.

Além do ICEI, será apresentada a Sondagem Industrial, que trará o sentimento das empresas quanto ao desempenho passado em relação a volume da produção, utilização da capacidade instalada e estoque de produtos finais. E ainda, perspectivas futuras sobre a demanda de produtos, compra de matéria-prima e exportações.

“São dados econômicos que nos permitem ter uma visão geral sobre a indústria maranhense e a expectativa de crescimento local”, informou o presidente da Fiema, Edílson Baldez. Ainda segundo o presidente o índice veio ainda reforçar o sentimento de otimismo no Maranhão. “O ICEI comprovou o sentimento vivido hoje no Maranhão com possibilidades de novas oportunidades de negócios e desenvolvimento”, acrescentou.

O ICEI-MA é fruto da avaliação dos empresários sobre três itens: economia brasileira, estado do Maranhão e a sua empresa, isto considerando as condições atuais e as perspectivas futuras. Os indicadores variam no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam situação melhor ou empresários confiantes. Foram entrevistadas 51 empresas, entre indústrias da construção civil, indústrias extrativas e de transformação, no período de 3 a 20 de maio de 2010.

O Índice de Confiança do Estado (ICEI-MA) registrou 68,2 pontos em maio de 2010, superior 0,8 pontos ao registrado no mês anterior. O índice maranhense, como nos outros meses, continua um pouco superior ao índice Brasil (ICEI-BR) de 66,3 pontos, registrado em maio.

O maior otimismo parte das micro e pequenas empresas. O Índice de 72,3 pontos foi 6 pontos maior que abril e ainda foi mais elevado que o sentimento das médias e grandes empresas maranhenses (66,8). Deve-se ressaltar o otimismo superior das pequenas empresas maranhenses em maio frente as médias e grandes empresas, pois estas últimas, em nível Brasil, comumente são mais confiantes que as de pequeno porte.

O único índice que recuou foi o da economia brasileira, considerando as condições atuais e futuras, embora continuem apontando para melhora.

Nenhum comentário: