sábado, 9 de janeiro de 2010

Estações do Jaracati e da Camboa ganham novos equipamentos



Foi iniciada, no dia 7 de janeiro, a substituição das grades de decantação das estações de Tratamento de Esgoto da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), no Jaracati e no Bacanga.
A operação consiste na troca dos equipamentos que fazem a separação dos resíduos sólidos encontrados nos esgotos para que sejam despejados em um tanque específico, no qual acontece a segunda etapa do processo de tratamento (retirada da areia do esgoto líquido). Em seguida, os dejetos são levados para os reatores, onde acontece a purificação, por meio da ozonização.

Para o diretor de Projetos e Obras da companhia, engenheiro José Ribamar Rodrigues Fernandes, a substituição dessas grades de decantação por outras mais finas e de tecnologia bem mais avançada, implicará em um tratamento mais eficaz dos esgotos, com um trabalho final de maior qualidade. “A troca dos equipamentos era imprescindível e emergencial, pois as grades de decantação vinham apresentando defeitos em razão da falta de manutenção nos últimos anos, comprometendo até mesmo a balneabilidade das praias”, assinalou.

Menos poluição - Otimista, o chefe da Divisão de Tratamento de Esgotos, Eleomar Mendes, disse que essa iniciativa é de grande relevância para a população de São Luís, pois, além de diminuir o índice de poluição das praias, vai garantir melhor qualidade nos mananciais e no padrão de vida da sociedade. “Além das grades de decantação, serão substituídos outros equipamentos que estão danificados, como os conjuntos de recalques que serão trocados por outros de maior capacidade”, garantiu.

Como medida de segurança, foi iniciada a compactação do solo, para que não venha comprometer a parte estrutural da Estação de Tratamento. Os serviços de recuperação estão sendo realizados nas duas Estações de Tratamento da capital, Jaracaty e Bacanga. O prazo de conclusão das obras é de 120 dias, quando será disponibilizada para uso.

Nenhum comentário: