sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Maranhão tem melhor desempenho na venda de automóveis que o Brasil



O Maranhão teve no ano passado, proporcionalmente, um desempenho de vendas de automóveis e comerciais leves bem melhor que o resultado nacional, que foi de 12,6% a mais do que o registrado em 2008, enquanto no estado este percentual foi de 16,67%. O levantamento foi divulgado ontem pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave, que registrou, apenas em dezembro, 277 mil 944 unidades comercializadas, um acréscimo de 16,54% na comparação com novembro e de 51,12% no comparativo com o mês final de 2008, quando foram comercializados 183 mil 919 unidades.

De acordo com o Departamento de Trânsito – Detran-MA, foram emplacados ano passado 39 mil 371 automóveis e comerciais leves, contra 33 mil 807 de 2008.. No cômputo nacional, a diferença foi de 2 milhões 975 mil 185 automóveis e comerciais leves, ano passado, contra 2 milhões 671 mil 338, em 2008.

Contrariando a tendência nacional, em dezembro, houve no Maranhão um registro inferior, na comparação com novembro. No último mês de 2009 foram emplacadas no Maranhão 2 mil 246 unidades, enquanto no anterior este registro foi de 2 mil 252. Outra contrariedade é quanto o desempenho das marcas, pois a líder nacional foi a Fiat, com 736 mil 961, enquanto no Maranhão quem encabeça o ranking é a General Motors, pois fechou o ano com 11 mil 802 unidades emplacadas, seguida da Fiat, com 9 mil 65; Volkswagen, com 8 mil 469; e Ford, com 4 mil 112, isto analisando-se apenas as quatro maiores montadoras instaladas no Brasil.

Vendas - Com relação às vendas de dezembro, apenas na capital, a Volkswagen, representada pela Euromar, amargou o quarto lugar, com apenas 173 emplacamentos, quase empatada com a Toyota (Tama), que conseguiu emplacar 122 automóveis e comerciais leves. A liderança em São Luís também ficou com a General Motors (Dalcar e Cauê), com 903 emplacamentos, enquanto no segundo lugar aparece a Fiat (Alvema e Taguatur), com 564; e em terceiro, a Ford (Duvel), com 290.

De acordo com a Fenabrave, os emplacamentos de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, implementos rodoviários e outros meios de transporte) permaneceram estáveis em 2009, com queda de 0,13% em relação a 2008. Foram emplacadas 4 milhões 843 mil 030 unidades no ano passado, contra 4 milhões 849 mil 497 unidades em 2008. No entanto, setores como automóveis e comerciais leves tiveram desempenho acima do esperado, totalizando alta de 12,66% no acumulado do ano, chegando ao crescimento de 51,12% na comparação de dezembro de 2009 com o mesmo mês do ano anerior.

Crescimento - Para o presidente do Sindicato das Concessionárias de Veículos, Miguel Duailibe, o bom resultado reflete a tendência de crescimento da economia nordestina. Ele diz que o Maranhão tem sido um dos estados que mais têm crescido, por conta, principalmente, dos grandes projetos que estão sendo atraídos para cá. Além disso, ele destaca que a classe média tem aumentado consideravelmente seu poder aquisitivo, bem como interpreta ser positiva a facilidade de compras, principalmente depois das isenções de IPI. Miguel Duailibe, que é concessionário Ford, diz ser totalmente a favor da continuidade da isenção do IPI para veículos de motor flex, como defende a Fenabrave, pois isto será um estímulo para a comercialização de veículos menos poluentes.

Já o presidente do Grupo Dalcar, Roberto Albuquerque (foto), que liderou as vendas em 2009 no Maranhão, diz que o desempenho da General Motors, por ele representada, reflete o tratamento dispensado pelas suas empresas aos clientes. Albuquerque lembra que no geral os veículos são parecidos em termos tecnológicos, em economia de consumo, em preços etc, e o que proporciona uma venda maior é o atendimento. “Nossas revendedoras estão a maior parte do tempo de portas abertas e temos investido muito não apenas para aumentar as vendas, mas principalmente no pós-venda”, frisa.

O presidente do Grupo Dalcar lembrou ainda que a Dalcar e Cauê têm investido muito no departamento de peças, buscando assim dar mais garantias aos usuários da marca GM, isto é, o cliente corre pouco risco de ficar sem seu veículo por falta de reposição de peças.


Aguardem o caos


Do blog do Aquiles Emir

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