sexta-feira, 11 de julho de 2014

Navio inicia primeira viagem internacional com petróleo do pré-sal

João Cândido está a caminho do Chile, com 1 milhão de barris de petróleo.

 
Foto: Ag. Petrobras
Navio suezmax João Cândido em operação na costa
 
RIO - O navio suezmax João Cândido, segundo do Programa de Modernização Expansão da Frota da Transpetro (Promef) a entrar em operação, iniciou sua primeira viagem internacional atendendo às demandas do pré-sal, transportando 1 milhão de barris de petróleo do Campo de Lula.
A embarcação foi carregada no Terminal Aquaviário da Baía de Ilha Grande (Tebig), em Angra dos Reis, e partiu para o sul levando petróleo a portos chilenos. Parte da carga será descarregada no porto de Talcahuano e o restante tem como destino o novo terminal da estatal Empresa Nacional de Petróleo (Enap), na baía de San Vicente. A chegada ao Chile está programada para 14 de julho.
Em operação desde maio de 2012, o suezmax João Cândido foi primeiro navio construído no Nordeste para o Promef. Com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 157,7 mil toneladas de porte bruto, o petroleiro pode carregar até 1 milhão de barris – quase a metade da produção diária do Brasil.
O navio homenageia João Cândido Felisberto, também conhecido como "Almirante Negro", um militar brasileiro da Marinha de Guerra do Brasil, líder da Revolta da Chibata.
Das 49 embarcações encomendadas pela Transpetro aos estaleiros brasileiros, por meio do Promef, sete já estão em operação: os navios de produtos Celso Furtado, Sergio Buarque de Holanda, Rômulo Almeida e José Alencar e os suezmax João Cândido, Zumbi dos Palmares e Dragão do Mar. Outros 12 navios estão em construção em estaleiros brasileiros.

Nenhum comentário: