sexta-feira, 11 de julho de 2014

Armadora anuncia rota de cabotagem semanal para portos do Norte e Nordeste

Transporte de contêineres começará no Tecon Imbituba (SC) e seguirá em direção aos portos de Salvador, Suape, Pecém, São Luís e Manaus.

 
Foto: Divulgação/Emap
Navio Américo Vespúcio, da Aliança Navegação
SÃO PAULO – A operadora Santos Brasil, que administra o Tecon Imbituba, terminal de contêineres em Santa Catarina, anunciou um novo serviço regular da armadora Hamburg Süd/Aliança. Trata-se de uma escala semanal de cabotagem, que fará o transporte de contêineres da região Sul para alguns dos principais portos do Norte e Nordeste do país, como Salvador (BA), Suape (PE), Pecém (CE), São Luís (MA) e Manaus (AM).
De acordo com a empresa, com a novidade, três escalas semanais regulares passam a ser oferecidas a importadores e exportadores em Imbituba, ampliando a movimentação e participação deste terminal no mercado.
“Uma das principais vantagens do novo serviço é a redução do tempo de viagem, garantindo maior agilidade no atendimento às demandas de clientes e aumento da produtividade no Tecon”, informou a operadora, em nota.
Até então, as cargas da região eram transportadas aos portos de Salvador , Suape, Pecém, Manaus e São Luís, apenas após o transbordo no Porto de Santos (SP) - ou seja, precisava aguardar a troca de navios para seguir seu destino.
Maranhão - No caso do Porto do Itaqui, em São Luís, a movimentação de contêineres é um serviço implantado relativamente recente, segundo a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do porto. Em 2011 a linha regular de longo-curso do armador francês CMA CGM iniciou exportando níquel e hoje tem um portfólio bastante diversificado de produtos.
Em agosto de 2012, a Log-In inaugurou o serviço Costa-Norte, estabelecendo uma linha regular de cabotagem com frequência quinzenal em São Luís. Além do Porto do Itaqui, o navio passa também pelos portos de Vila do Conde (PA), Suape e Fortaleza, conectando o Maranhão aos principais portos do Brasil e Mercosul.
Em julho de 2013, o porto passou a ter uma segunda linha regular de cabotagem do armador Aliança, que iniciou movimentando o alumínio produzido pelo consórcio Alumar e vem diversificando a gama de produtos movimentados.

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