sexta-feira, 6 de junho de 2014

Vozes gigantes no palco do Ceprama

Encontro de gigantes vai reunir 12 cantadores de grupos bumba meu boi no Ceprama, hoje, às 20h; eles serão acompanhados pelo batalhão do Boi da Mata.

 
Foto: Divulgação
Ribinha do Maracanã representa a nova geração
As vozes dos amos de diversos bois do sotaque de matraca ecoarão hoje, às 20h, no palco do Ceprama (Madre Deus) em mais uma edição da tradicional festa Encontro de Gigantes, que este ano celebra 22 anos de existência. O evento vai reunir 12 cantadores e ainda o Cacuriá da Vila Goreth, o cantor Roberto Ricci e o Boizinho Barrica, que farão a abertura do evento.
O Encontro de Gigantes é promovido pela diretoria do bloco tradicional Os Tremendões. Segundo Raimundo Melo, diretor do bloco e organizador da festa, a noite terá início com a apresentação do Cacuriá da Vila Goreth, seguida do cantor Roberto Ricci e do Boizinho Barrica.
Em seguida, acontecerão as apresentações dos amos que obedecerão a três etapas. A primeira será dedicada às toadas de pique, aquelas nos quais os amos cantam, uns para os outros, letras provocativas e de deboche. “São letras que trazem uma rivalidade à tona, mas uma rivalidade que se resume às toadas mesmo porque no fundo todos são amigos”, diz Raimundo Melo.
Estas toadas de pique que serão apresentadas foram gravadas no CD Encontro de Gigantes Toadas de Pique. “O disco foi gravado este ano e faremos nesta noite o lançamento do álbum”, observa Melo. A venda do disco, no entanto, não poderá ser feita no local. “A tiragem ainda não chegou, mas vamos vender no decorrer do São João”, informa.
Após as toadas de pique, cada cantador poderá cantar até três toadas de sua preferência. No final, o palco será livre para que eles possam continuar se apresentando. Para acompanhar os amos, foi convidado o batalhão do Boi da Mata.

Presenças – Este ano o Encontro de Gigantes terá a presença dos cantadores Zé Alberto (Boi de Iguaíba), Ronaldinho (Boi da Madre Deus), Lelé (Boi da Pindoba), Neto (Boi da Mata), Jhone (Boi Itapera de Maracanã), Galvão (Boi de Juçatuba), Dico (Boi de Panaquatira), Marquinho (Boi da Pindoba), Ribamarzinho (Boi de Ribamar), Ivaldo Onça (Boi da Madre Deus) e Ribinha (Boi de Maracanã).
Para Zé Alberto, um dos cantadores que fundou o evento – ao lado de Humberto de Maracanã e João Chiador – este ano a grande novidade são as toadas de pique. “Será muito bom, passei um tempo sem fazer as toadas de pique porque não tinha com quem cantar, mas agora tem uma garotada nova muito boa”, diz o amo.
Na festa ele será desafiado pelo cantador Galvão e também o desafiará. “São toadas que gravamos no disco que ainda vai sair, mas o público já vai poder ouvir”, destaca o cantador.
Já Galvão, cantador de boi há 25 anos, sendo os últimos três no boi de Juçatuba, acredita que o evento é uma oportunidade para revelar novos cantadores. Ele, que participa como convidado do Encontro de Gigantes como cantador há dois anos, diz ser uma honra dividir o microfone com nomes como Zé Alberto, por exemplo. “Para mim é uma honra, já participo desse encontro há muitos anos, mas antes apenas ajudava o João Chiador”, diz Galvão.
A festa foi realizada pela primeira vez em 1991, na sede do bloco Os Tremendões, na Camboa. Na primeira edição, participaram apenas quatro cantadores: Roberto Ricci, Humberto de Maracanã, Chiador e Zé Alberto. Depois, a festa passou a ser realizada na Praça Maria Aragão e, posteriormente, no Ceprama, onde permanece até hoje.

Serviço


• O quê
Encontro de Gigantes
• Quando
Hoje, às 20h
• Onde
Ceprama (Madre Deus)
• Entrada franca

Nenhum comentário: