terça-feira, 1 de abril de 2014

5ª usina de etanol do Maranhão terá capacidade de 12,9 milhões de litros de álcool/ano

Usina de etanol começará a produzir no município de Tuntum no próximo mês



Usina Alternativa terá capacidade para fabricar até 12,9 milhões de litros de álcool/ano, que serão vendidos como combustível, e criará 330 empregos.
 
A Usina Alternativa iniciará sua operação no município de Tuntum no próximo mês e terá capacidade para produzir até 12,9 milhões de litros de álcool/ano, que serão vendidos na forma de combustível. Com o novo empreendimento, o grupo empresarial passará a gerar mais de 330 empregos diretos na usina e nas outras atividades agrícolas desenvolvidas na Fazenda Alternativa Agroindustrial Ltda. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, conheceu as instalações da usina de álcool, um dos maiores empreendimentos a serem instalados em Tuntum.
Cláudio Azevedo destacou que a nova usina, além de ampliar a produção de álcool no estado e a oferta de trabalho formal no campo, consolida uma agricultura inteligente, feita com base em técnicas modernas de manejo e tecnologias que tornam a produção mais eficiente. "O agronegócio maranhense tem, nos últimos anos, se modernizado com novas tecnologias que vêm ajudando a nos tornar mais competitivos no cenário nacional", avaliou.
O titular da Sagrima participou da visita técnica acompanhado de seu adjunto, Raimundo Coelho de Sousa; do superintendente de Apoio Agropecuário do órgão, Antônio Jorge Dino; do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Antônio Figueiredo; do diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae-MA, Nonato Correa, e de lideranças de sindicatos rurais de Tuntum e Peritoró.
O empresário José Guilherme Queiroz explicou que a usina de álcool é fruto de mais de 15 anos de trabalho e iniciará oficialmente sua operação em maio. "Esta visita foi uma oportunidade de mostrar o grande potencial que o Maranhão tem para produção agropecuária e como é possível produzir racionalmente várias culturas com o uso de alta tecnologia", pontuou.
Além de cana-de-açúcar, a Fazenda Alternativa produz grãos, frutas e também explora a pecuária de corte. A estimativa do produtor é que este ano sejam produzidas até 297 toneladas de grãos e 1 milhão de frutos do abacaxi, que são vendidos para vários estados, como Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais.

Mais


Já estão instaladas no estado a Usina Serra Grande localizada na Agro Serra, no município de São Raimundo das Mangabeiras, com capacidade para produção de 110 milhões de litros de álcool/ano; a Usina Caiman, localizada no município de Campestre, com capacidade para produção de 60 milhões de litro de álcool/ano; Usina TG Agro Industrial, no município de Aldeias Altas, com 40 milhões de litros de álcool/ano, e a Usina Itajubara, em Coelho Neto, com 9 milhões de litros de álcool/ano.

Nenhum comentário: