Evento é considerado o segundo maior do mundo para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior.
A vigésima Intermodal South America, o segundo maior evento do
mundo para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior,
começa hoje e vai até quinta-feira, no Transamerica Expo Center, em São Paulo
(SP). Mais de 50 mil visitantes são esperados durante os três dias do evento, já
consagrado como uma das mais importantes plataformas para a geração de novos
negócios e intercâmbio entre representantes de governos, especialistas,
empresários e embarcadores de carga, que representam 65% do público
estimado.
Os bons resultados alcançados pelo Porto do Itaqui nos últimos
três anos e as perspectivas de negócios serão apresentados no Intermodal. Com
ênfase em resultados, parcerias estratégicas, investimentos no desenvolvimento
de pessoas e em eficiência multimodal, a Empresa Maranhense de Administração
Portuária (Emap), gestora do Itaqui, ampliou a capacidade de recebimento,
armazenamento e expedição de cargas do porto, um dos mais importantes do
país.
No período de 2011 e 2013, diversos recordes foram alcançados.
Entre eles, a movimentação de 45 milhões de toneladas de produtos nos três anos,
redução em 59% no tempo médio de espera dos navios para granéis sólidos, aumento
de 47% na taxa de produtividade também para granéis sólidos, quarta melhor
gestão ambiental considerada pela Antaq e aumento de 76% de investimentos
próprios na infraestrutura portuária.
O diferencial na gestão é refletido nos bons negócios firmados e
nas estatísticas. Mesmo com obras que visam à expansão da infraestrutura
portuária e implantação de grandes projetos, o Itaqui movimentou 20% a mais de
cargas no primeiro bimestre deste ano quando comparado com o mesmo período de
2013.
“As boas parcerias firmadas, as excelentes ideias, a capacidade
de execução na área operacional, o desenvolvimento de pessoas, a eficiência
multimodal do porto e os investimentos de resultados na infraestrutura portuária
foram determinantes nos últimos três anos para a expansão dos negócios da
administradora do porto maranhense”, enfatizou Luiz Carlos Fossati, presidente
da Emap.
Atualmente, o porto maranhense oferece solução logística para os
empreendimentos que se instalam no estado. Os berços são multiusos, com
flexibilidade de variedade de cargas.
Variedade de cargas - Outro marco para o Itaqui é a diversidade
nas cargas. Três novos produtos incrementam o portfólio de cargas do Itaqui
somente esse ano: coque, soda cáustica e celulose. Para 2014, cerca de 17
milhões de toneladas de cargas deverão ser movimentadas.
A movimentação de contêineres deverá duplicar alcançando os 20
mil TEUS. A ampliação do serviço com os armadores nacionais e internacionais de
contêineres no final do ano passado já reflete nas estatísticas de movimentação
do Itaqui. São três linhas regulares que atendem ao porto maranhense: Aliança,
CMA CGM e LOG-IN.
O início das atividades do Terminal de Grãos (Tegram), previsto
para o segundo semestre deste ano, aumentará consideravelmente o volume de
grãos, que deverá chegar a 7,5 milhões de toneladas/ano até 2017.
O Tegram do Porto do Itaqui mudará o eixo das exportações do
país oferecendo uma logística mais eficiente aos usuários dos congestionados
portos do Sul e Sudeste. A movimentação de grãos será feita através da
especialização dos berços 103 e 100.
Número
600 Expositores, sendo 28 de países estrangeiros, estão na 20º
Intermodal South America, que tem estimativa de receber mais de 50 mil
visitantes nos três dias do evento.
VLI
Na Intermodal, além do estande do Porto do Itaqui, a VLI,
empresa de logística que integra operações em ferrovias, portos e terminais
intermodais, estará representada no evento. A VLI engloba as ferrovias Norte Sul
(FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o
carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e
terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais
como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Com uma frota de mais de 600
locomotivas e 13 mil vagões, a VLI transporta produtos pelas regiões Norte,
Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
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