terça-feira, 1 de abril de 2014

Porto do Itaqui participa da feira Intermodal South America em SP

Evento é considerado o segundo maior do mundo para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior.




 
A vigésima Intermodal South America, o segundo maior evento do mundo para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, começa hoje e vai até quinta-feira, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). Mais de 50 mil visitantes são esperados durante os três dias do evento, já consagrado como uma das mais importantes plataformas para a geração de novos negócios e intercâmbio entre representantes de governos, especialistas, empresários e embarcadores de carga, que representam 65% do público estimado.
Os bons resultados alcançados pelo Porto do Itaqui nos últimos três anos e as perspectivas de negócios serão apresentados no Intermodal. Com ênfase em resultados, parcerias estratégicas, investimentos no desenvolvimento de pessoas e em eficiência multimodal, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Itaqui, ampliou a capacidade de recebimento, armazenamento e expedição de cargas do porto, um dos mais importantes do país.
No período de 2011 e 2013, diversos recordes foram alcançados. Entre eles, a movimentação de 45 milhões de toneladas de produtos nos três anos, redução em 59% no tempo médio de espera dos navios para granéis sólidos, aumento de 47% na taxa de produtividade também para granéis sólidos, quarta melhor gestão ambiental considerada pela Antaq e aumento de 76% de investimentos próprios na infraestrutura portuária.
O diferencial na gestão é refletido nos bons negócios firmados e nas estatísticas. Mesmo com obras que visam à expansão da infraestrutura portuária e implantação de grandes projetos, o Itaqui movimentou 20% a mais de cargas no primeiro bimestre deste ano quando comparado com o mesmo período de 2013.
“As boas parcerias firmadas, as excelentes ideias, a capacidade de execução na área operacional, o desenvolvimento de pessoas, a eficiência multimodal do porto e os investimentos de resultados na infraestrutura portuária foram determinantes nos últimos três anos para a expansão dos negócios da administradora do porto maranhense”, enfatizou Luiz Carlos Fossati, presidente da Emap.
Atualmente, o porto maranhense oferece solução logística para os empreendimentos que se instalam no estado. Os berços são multiusos, com flexibilidade de variedade de cargas.

Variedade de cargas - Outro marco para o Itaqui é a diversidade nas cargas. Três novos produtos incrementam o portfólio de cargas do Itaqui somente esse ano: coque, soda cáustica e celulose. Para 2014, cerca de 17 milhões de toneladas de cargas deverão ser movimentadas.
A movimentação de contêineres deverá duplicar alcançando os 20 mil TEUS. A ampliação do serviço com os armadores nacionais e internacionais de contêineres no final do ano passado já reflete nas estatísticas de movimentação do Itaqui. São três linhas regulares que atendem ao porto maranhense: Aliança, CMA CGM e LOG-IN.
O início das atividades do Terminal de Grãos (Tegram), previsto para o segundo semestre deste ano, aumentará consideravelmente o volume de grãos, que deverá chegar a 7,5 milhões de toneladas/ano até 2017.
O Tegram do Porto do Itaqui mudará o eixo das exportações do país oferecendo uma logística mais eficiente aos usuários dos congestionados portos do Sul e Sudeste. A movimentação de grãos será feita através da especialização dos berços 103 e 100.

Número


600 Expositores, sendo 28 de países estrangeiros, estão na 20º Intermodal South America, que tem estimativa de receber mais de 50 mil visitantes nos três dias do evento.

VLI


Na Intermodal, além do estande do Porto do Itaqui, a VLI, empresa de logística que integra operações em ferrovias, portos e terminais intermodais, estará representada no evento. A VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Com uma frota de mais de 600 locomotivas e 13 mil vagões, a VLI transporta produtos pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário: