sexta-feira, 28 de março de 2014

Navio L’Austral aporta em São Luís com grupo de turistas estrangeiros

 

Foto: Luís Cláudio Soares
Um grupo de 80 turistas estrangeiros (inicialmente havia sido divulgado que eram 264 passageiros) a bordo do cruzeiro L’Austral, do armador francês Compagnie du Ponant, desembarcou no início da manhã de ontem no berço 102 do Porto do Itaqui, em São Luís (MA). Os visitantes, na oportunidade, conheceram dois pontos turísticos da capital maranhense: a Avenida Litorânea e o Centro Histórico.
A chegada do navio ao porto de São Luís aconteceu por volta das 5h de ontem. O desembarque ocorreu às 9h30, quando os passageiros puderam iniciar o passeio pela cidade. Segundo Luís Henrique dos Santos, proprietário da Maracá Viagens e Turismo Ltda., operadora responsável pelo receptivo em São Luís, uma grande estrutura foi montada, com três ônibus de viagem, uma van, cinco guias e supervisores para garantir a segurança dos turistas.
A primeira parada feita pelos estrangeiros aconteceu na Praça dos Pescadores, na Praia de São Marcos, Avenida Litorânea. No local, os turistas franceses, suíços e alemães puderam fazer fotos, além de conhecer uma das mais belas praias de São Luís.
Em seguida, os passageiros do cruzeiro seguiram para o Centro Histórico. Lá, eles percorreram um circuito que contemplava os principais pontos turísticos da capital. A Igreja da Sé, Museu de Artes Visuais, Palácio dos Leões, Casa das Tulhas, praças Benedito Leite e D. Pedro II, além das ruas da Estrela e Portugal, foram incluídas no roteiro.

Turistas - A maioria dos turistas do cruzeiro visitou São Luís pela primeira vez. Durante todo o passeio, os estrangeiros mostraram-se muito encantados com os locais mostrados. “Eu adorei tudo o que vi. A cidade é maravilhosa. As pessoas são receptivas, calorosas, nos trataram bem. Eu estou me sentindo muito bem aqui. Os azulejos, a história, tudo é muito lindo. Tem um maravilhoso Centro Histórico aqui. Espero voltar outras vezes”, ressaltou o turista alemão Klaus Bohms.
Conforme representante da empresa Amazon Star Turismo, responsável pela rota feita pelo navio no Brasil, a capital maranhense foi escolhida para receber os turistas por causa do grande potencial turístico.
“São Luís foi escolhida pelo fato de ser uma cidade histórica. Na verdade, a cidade ainda atrai o turista europeu pelo fato de ser uma capital fundada por um europeu. Por isso, o Centro Histórico é o principal atrativo desse mercado europeu. O brasileiro já não valoriza tanto, mas o europeu sim”, comentou Patrick Barbier, integrante da Amazon Star Turismo.
Após os passeios, os turistas voltaram para o L’Austral. Da capital maranhense, o navio ainda segue para Belém (PA). Em seguida, o cruzeiro partirá rumo a outros países, como a Guiana Francesa, antes do retorno à França.

Porto - Apesar de geralmente atender navios com características industriais (cargueiros e petroleiros), o Porto do Itaqui ocasionalmente recebe navios de passageiros como o cruzeiro L’Austral, que aportou em São Luís após fazer escalas em várias cidades da costa brasileira. No dia 13, o trajeto foi iniciado na cidade de Santos, seguido pelo Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza.
O navio L’ Austral foi construído em 2010, registrado com bandeira das ilhas Wallis Futuna, pesa 11 mil toneladas, com 142,1 metros de comprimento, 18 metros de largura, 132 cabines e capacidade para 264 passageiros e 139 tripulantes.
Trata-se de um navio com características de iate privativo (voltado para passageiros que apreciam discrição e pouca atividade social a bordo) com 132 camarotes fabricados pelo estaleiro italiano Fincantieri e considerado um Green Ship (construído de acordo com normas internacionais de respeito ao meio ambiente).
A embarcação oferece aos seus passageiros um teatro com 260 poltronas para concertos e shows tipo cabaré e palestras, biblioteca e acesso à internet, piscina, bares, lojas, salão confortável para o chá da tarde e música ao vivo à noite; videogame, cabeleireiro e academia de ginástica, além de Spa Carita of Paris com tratamentos estéticos e massagens.

Nenhum comentário: