terça-feira, 1 de abril de 2014

Também Queria Te Dizer - Cartas Masculinas

Vidas por trás de cartas em espetáculo



O monólogo Também Queria Te Dizer - Cartas Masculinas, com o ator Emilio Orciollo Netto, será encenado no Teatro Arthur Azevedo, hoje.

A história de um artista plástico que faz uma instalação de cartas e se permite viver a vida de alguns autores delas é o mote da peça Também Queria Te Dizer - Cartas Masculinas, espetáculo escolhido para abrir a IX Semana de Teatro no Maranhão, evento que acontece em São Luís de hoje a domingo(6). Trata-se de um monólogo com Emilio Orciollo Netto, dirigido por Victor Garcia Peralta com base no livro Tudo Que Eu Queria Te Dizer, da escritora gaúcha Martha Medeiros. A peça será exibida no teatro Arthur Azevedo (Centro) em duas sessões, a primeira às 18h e a segunda, às 20h30.
O espetáculo aborda temas como dramas, descobertas, alegrias e os desabafos de pessoas que chegaram a momentos críticos e resolveram escrever sobre isso. No palco, Emilio Orciollo Netto dá vida a seis personagens, todos homens, narrando em primeira pessoa experiências e descobertas muito diferentes neste que é o seu primeiro monólogo.
Situações que vão da comédia ao drama, como culpa, traição, preferências sexuais, aborto, morte e vida, são encaradas pelas personagens em depoimentos apaixonados e confissões que não puderam ser feitas em viva voz.
O ator explica que a peça é um grande desafio. "Para mim, Também Queria Te Dizer é uma grande homenagem ao trabalho solitário de um artista. Seja ele ator, músico, artista plástico, qualquer artista em um processo criativo. A gente nasce só, morre só e, muitas vezes, vive sozinho. Um artista pode tudo, independentemente do que outros acham, se é melhor ou pior, se é 'artístico' ou não. É preciso não desistir, continuar e trabalhar pois o artista está sempre em processo", acredita Orciollo Netto.
Sobre a escolha do diretor e do texto, o ator explica: "Procurei o Victor (Peralta) pois é um diretor que admiro já há algum tempo. Ele me apresentou o livro de Martha Medeiros e falou para eu dar uma olhada nas cartas masculinas. Quando li fiquei fascinado com elas e com a possibilidade de contá-las".
Emilio Orciollo Netto é ator desde os 15 anos. Começou no Ipe Clube em São Paulo fazendo teatro amador por três anos e ganhou o prêmio de ator revelação em 1989 no Festival Interclubes de Teatro. Uma das juradas deste Festival, a atriz Lélia Abramo, após aprovar sua atuação em cena, lhe disse para procurar uma escola profissionalizante e foi o que Emílio fez, entrou na EAD assim que completou 18 anos. Lá, cursou de 1994 a início de 1997 onde saiu para fazer a novela Anjo Mau, da TV Globo, onde recentemente interpretou o personagem Murilo, da novela Amor à Vida.
No cinema, participou da comédia E Aí, Comeu?, da qual é protagonista e co-produtor. O filme teve mais de 2 milhões de expectadores.

Semana - Além de Também Queria Te Dizer - Cartas Masculinas, a programação da Semana de Teatro no Maranhão terá espetáculos teatrais de companhias locais e convidadas, oficinas e lançamentos de livro. Na abertura, a Comissão da Semana do Teatro homenageará o cenotécnico Wilton Mendes Gonçalves e as irmãs e atrizes Lúcia Nascimento, Lêda Nascimento e Leila Nascimento.
Este ano os espetáculos da Semana ocorrerão nos teatros Arthur Azevedo (Centro), João do Vale e Alcione Nazaré (Praia Grande), com troca de ingressos por um quilo de alimento não perecível (exceto sal) nas bilheterias dos teatros, a partir das 14h, nos dias dos espetáculos.
A Praça Nauro Machado, Largo do Carmo e Casarão do Drão (Praia Grande) receberão espetáculos de rua, circo-teatro, performances e intervenções.
Hoje, também tem início três oficinas: a de Teatro Musical, ministrada por Daniel Salve (SP), cujas aulas vão até quinta-feira, das 8h às 12h, no Salão Versátil (TAA); Por Trás da Cena, das 13h30 às 17h30, ministrada pelos professores João Miguel e Cristina Moura (RJ), também no Salão Versátil (TAA), até sexta-feira; e Técnica Avançada de Perna de Pau, com o ator Marcos Aurélio (DF), hoje e amanhã no mesmo local.
Além da capital, 12 cidades do interior vão conferir atividades da IX Semana do Teatro no Maranhão. Açailândia, Arari, Axixá, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Cantanhede, Colinas, Icatu, Nova Olinda, Santa Inês e Sítio Novo receberão a Caravana do Teatro de 25 deste mês a 4 de maio.

Ficha técnica


Também Queria Te Dizer - Cartas Masculinas
Texto: Martha Medeiros
Ator: Emilio Orciollo Netto
Direção: Victor Garcia Peralta
Direção de Produção: Maria Siman
Trilha sonora: Plínio Profeta
Cenário: Miguel Pinto Guimarães
Figurino: Emilio Orciollo Netto e Victor Garcia Peralta
Iluminação: Luciano Xavier
Realização: Orciollo Netto Produções e Primeira Página Produções

Serviço


• O quê
Abertura da IX Semana de Teatro no Maranhão, com a peça Também Queria Te Dizer - Cartas Masculinas,
com Emilio Orciollo Netto
• Quando
Hoje, às 18h e 20h30
• Onde
Teatro Arthur Azevedo, Centro
• Ingresso
Troca por um quilo de alimento não perecível (exceto sal) na bilheteria do teatro, a partir das 14h

Nenhum comentário: