quarta-feira, 30 de abril de 2014

Coco Bambu-São Luís abriu suas portas e já é sucesso com requinte, bom gosto e qualidade


Coco Bambu O restaurante Coco Bambu abriu suas portas nesta segunda-feira, 28, em São Luís, sem muita badalação. O restaurante, especialista em frutos do mar, está instalado na Av. Coronel Colares Moreira, 1, Calhau.


Adega poderosa Sua estrutura é composta de três andares, vários ambientes, capacidade para 800 lugares, salão de eventos para 300 pessoas e adega com mais de 350 tipos de vinhos.

domingo, 27 de abril de 2014

Maranhense concorre em reality britânico

A adolescente maranhense Brígida Andrade, que toca piano e canta desde os 3 anos participará da última eliminatória do programa The X Factor.

Brígida Andrade
Foto: Divulgação
 
Brígida Andrade é uma das concorrentes a uma vaga
 
A estudante Brígida Andrade tem apenas 16 anos e já está prestes a realizar um grande sonho: participar de um reality show musical na Inglaterra. A adolescente, que recentemente passou por uma audição on-line, canta, toca piano e já tem data certa para viajar a Liverpool, onde participará da última etapa eliminatória do programa The X Factor. O pontapé inicial de sua jornada é no início de maio, no dia 2.
O programa, de que Brígida é telespectadora fiel, foi criado no Reino Unido e é exibido em vários países do mundo, como o substituto do Pop Idol. Mais tarde, deu origem ao que hoje são o American Idol e outros derivados. "É a primeira vez que viajo para o exterior. E eu ficava em casa torcendo para vários candidatos, e agora eu me vejo na situação em que vou estar lá, para também participar do programa", comenta a jovem cantora.
Sem esconder a ansiedade, ela reconhece que as aulas de inglês no CNA, curso onde estuda há quatro anos ,foram fundamentais para aprimorar a fluência no inglês. Além do ensino do idioma, o curso deu algumas dicas para a interpretação das músicas. Professora que convive com a adolescente há alguns anos, desde que começou a aprender inglês, a franqueada do CNA Jamila Tzah também decidiu apoiar o projeto da aluna com uma ajuda de custo na passagem até a Europa, e com a quitação do contrato até agosto, período em que seus pais não terão despesas com a escola.
"É um prazer fazer parte deste sonho, ajudar na conquista dela. Brígida definitivamente é talentosa e está no caminho certo para alcançar suas ambições", diz Jamila.

Expectativas - No repertório, a jovem leva sucessos de Michael Jackson, Whitney Houston, Katy Perry e outros artistas consagrados da música pop, tudo para ser classificada na próxima etapa do programa, que é um teste com a produção. Se aprovada, irá lidar frente a frente com o corpo de jurados do reality, por onde já passaram nomes como Sharon Osbourne, Louis Walsh e a própria Katy Perry, de quem é fã.
Outros nomes igualmente famosos são também cogitados a participarem do júri em 2014, como Ellie Goulding, Miley Cyrus, Mel B e Demi Lovato, além de Simon Cowell, que também é criador do reality e jurado na versão americana da série. A franquia britânica é responsável pelo lançamento de artistas de grande sucesso internacional, como a cantora Leona Lewis e o grupo One Direction.
Por outro lado, na família da adolescente o sentimento é de nervosismo e saudade, principalmente dos pais dela, Álvaro e Fernanda. "Eu sou até suspeito em falar por ser pai, mas o coração da gente se enche de alegria, de muita emoção, porque ela nasceu praticamente com esse dom. Então, é algo precioso, que vai trazer pra vida dela muitas felicidades e realizações", comenta Álvaro Andrade, emocionado.
O pai de Brígida conta que a filha já dá sinais do talento desde os 3 anos de idade, quando já encantava amigos da família e professores. A garota, desde cedo, participa de corais e de alguns festivais na escola e no curso de inglês, ocasiões em que se destacou nos palcos locais. Eclética, é fã de cantores como Adriana Calcanhotto, Zeca Baleiro, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Marisa Monte, Sandy, Lady Gaga e Alicia Keys.
E para quem acha que o dom musical é só um hobby, ela deixa bem claro que pretende levar o ofício à frente. "Com certeza esse é o meu sonho desde pequena, e pretendo investir na carreira de cantora. Com o passar dos anos, eu fui desenvolvendo mais minha habilidade com a música, e vi que realmente me identificava", comenta.

Deus é fiel e este mundo é dos sabidos, por Tomazia Arouche

Um momento para reflexão

Do blog do Dom Severino no Portal AZ 
fotos adicionadas pelo blog maranhão maravilha



Se Deus existe mesmo, ele tirou o corpo fora quando dotou o homem do livre arbítrio. Como quem tira a responsabilidade das suas costas e deixa o fardo pesado nas costas daqueles que não pediram para nascer e nem tão pouco pediram para viver, sobretudo uma vida miserável, como essa que mais da metade dos brasileiros vivem, com ou sem Bolsa Família.

 Deus é um delírio, uma grande mentira, que só os ingênuos e puros de coração acreditam numa farsa criada por pessoas muito espertas, para poderem submeter os pobres, miseráveis incultos (os simples) às suas vontades e caprichos. Um jeito disfarçado de dominação.
  
 


 A Igreja Católica e os neopentencostais quando condenam o contraceptivo conhecido como Camisa de Venus ou camisinha. Camisa de Venus para os mais antigos e camisinha para os jovens, aposta no crescimento do número de miseráveis, pois são eles que ajudam essa igreja e as outras denominações religiosas a enriquecerem - tendo quem as alimente através de doações e contribuições.
 


 O catolicismo que começou como movimento revolucionário e que depois foi cooptado pelo rei Constantino, a partir dai, passou a servir aos ricos e poderosos que consciente da sua força espiritual arregimentadora e aglutinadora, usam da sua força e prestigio para dominar corações e mentes de pessoas simples e incultas.

 Os padres e pastores na sua grande e expressiva maioria são verdadeiros parasitas, que estudam a vida inteira e não contribuem para o crescimento material das pessoas.
 
 
É óbvio que existem as exceções e uma delas foi o padre João, criador na Vila da Paz em Teresina de um movimento rico, interessante e muito importante. Mas isso é uma exceção, não a regra.
 
 
 A Igreja Católica impregnou a mente dos seus adeptos com idéias de pobreza, miséria e humildade servil. Tudo para que as pessoas não evoluíssem e pudessem permanecer sempre sob sua tutela. Mas padres e os pastores adoram viver nababescamente.
 
 


 Se Deus existe e esse Deus é tão bom, porque ele permite no mundo, a existência de miséria, fome e violência? Com a palavra os teólogos e os filósofos. O pensador católico Roberto Freitas (um filósofo maranhense radicado no Piauí), tentou me convencer da existência de um Deus 
onisciente, onipresente e onipotente, mas, não conseguiu, porque não existem evidências na Bíblia e os seus argumentos não se sustentam. Só existe fé e a fé é insuficiente para convencer quem busca evidências.
 
 

Quando um avião cai e dentre todos os passageiros e tripulantes, uns poucos se salvam e o restante morre, onde estava DEUS NESSA HORA? Dormindo?
 


 Onde há mentira não existe vida, plena e em abundancia. Quem nunca viu nos estádios futebol jogadores que venceram uma partida com camisetas onde exibem os seguintes dizeres: Deus é fiel. Quer dizer que Deus só é fiel aos vencedores?!
 
 

Toda religião é embromação e no seu seio só as pessoas simples merecem respeito, porque elas não pensam pelas suas próprias cabeças. É tudo gado manso, conduzido por um pastor sabido. 
 
 

Os fracos de espírito e desesperados, também se deixam levar pelo medo de que no dia do juízo final serão condenados ao caldeirão de breu fervente. Uma grande mentira, que vem sendo usada para enganar as pessoas ingênuas e puras de coração. Que são poucas, mas existem.

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook e no PortalAZ 

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Shopping São Luís reabrirá com grandes novidades: Cristais Swarovski e Adidas



Navio descarrega no Itaqui lote de peças e máquinas para usina termelétrica de Santo Antônio dos Lopes

Navio descarrega no Itaqui lote de peças e máquinas para usina termelétrica

Cargueiro BBC Queensland aportou no cais do Itaqui no dia 17 com carga de projeto para a Parnaíba Gas Natural, localizada em Santo Antônio dos Lopes.
Foto: Luís Soares
 
Navio BBC Queensland atracado no Porto do Itaqui
O navio BBC Queensland, de bandeira de Antíqua & Barbuda, realizou no Porto do Itaqui uma operação especial, no dia 17 deste mês, descarregando equipamentos para a Parnaíba Gas Natural S.A. A usina termelétrica está localizada em Santo Antônio dos Lopes (a 302 quilômetros de São Luís).
A Parnaíba Gás Natural (anteriormente conhecida como OGX Maranhão) é responsável pela exploração e produção de gás natural na Bacia do Parnaíba e fornece o combustível para a geração de energia nas usinas da Eneva, no Complexo Parnaíba.
Entre os equipamentos descarregados, destaque para a torre de absorção, com peso aproximado de 35 toneladas. De acordo com fontes do setor portuário, a operação de descarga desse tipo de equipamento deve ser realizada com extremo cuidado, por pessoal capacitado, considerando se tratar de peças e maquinários fabricados sob medida para atender o projeto industrial, por isso, qualquer falha na operação que resulte em dano à carga pode significar atraso e prejuízo financeiro à obra.
Para esse trabalho, o navio BBC Queensland é equipado com dois guindastes de 250 toneladas de capacidade cada um, além de pessoal treinado para este fim. Segundo informações da armadora do navio, outras embarcações da sua frota já trouxeram peças para este mesmo projeto através do Porto do Itaqui.
Vale ressaltar que o Itaqui é utilizado frequentemente para recebimento de cargas de projeto, como maquinários e estruturas para a construção do Píer IV da Vale (em Ponta da Madeira), para a unidade da Suzano Papel e Celulose (localizada em Imperatriz), bem como para a empresa binacional Alcântara Cyclone Space, na cidade de Alcântara, que em 2012 descarregou 310 toneladas de equipamentos (14 contêineres; 15 tanques de combustível e 34 caixas com acessórios para os tanques), no navio Socol 3.

Espigão Costeiro da Ponta d´Areia será entregue no mês de agosto

Secretário de Estado Infraestrutura, José Raimundo Frazão Ribeiro, vistoriou ontem canteiro de obras.

Foto: Antônio Martins e Jorge Ribeiro
O secretário José Raimundo Frazão Ribeiro
 
Com 70% de obras concluídas, a urbanização do Espigão Costeiro da Ponta d'Areia, em São Luís, será entregue à população em agosto. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão Ribeiro, durante vistoria ao canteiro de obras, na tarde de sexta-feira (25). Também acompanharam a visita o subsecretário Antônio José Garrido e o adjunto de Obras Civis, Aparício Bandeira.
"Essa é uma das obras mais importantes da Região Metropolitana e vai dar um novo aspecto à Ponta d'Areia tanto na questão urbanística quanto no lazer para os maranhenses e também para os turistas. Mesmo em obras, o local já é um dos pontos turísticos da capital", ressaltou o secretário José Raimundo Ribeiro.

 
A urbanização do Espigão Costeiro inclui a construção de deques e de bancos ao longo do espaço, proteção das laterais, quiosques de conveniência, incluindo espaço para venda de artesanato maranhense, lanchonetes, locais para coleta de lixo, pontos de observação, além de calçadão, passeio e ciclovia, entre outros espaços paisagísticos.
Revitalização - O secretário-adjunto Aparício Bandeira ressaltou que a obra vai revitalizar o Memorial Bandeira Tribuzi, que vai abrigar um Centro de Exposição. "A urbanização do espigão incluiu a criação da ciclovia e o calçadão, locais para a prática de esportes, a revitalização dos monumentos históricos, como o memorial, e a construção de um mirante no local", afirmou.

 
Ao todo, a obra está orçada em R$ 39.157.879,82, sendo R$ 16.060.476.090 em urbanização de toda a área - de aproximadamente 2 quilômetros.

Espaço já é atração turística

 

Além de ser uma obra de engenharia com a função específica de conter a erosão e desassorear o canal, o Espigão Costeiro tornou-se um ponto turístico em São Luís, que está sendo ampliado com a obra de urbanização da área.
O espigão (ou quebra-mar, como é mais conhecido) foi construído para resolver o problema da erosão na orla da Ponta d'Areia, resultado que vem sendo alcançado.
De acordo com o estudo - que foi financiado pela empresa Vale e doado ao Governo do Estado -, o acúmulo de areia acarretou a modificação da corrente na área da Ponta d'Areia, aumentando a intensidade da erosão.
Além da erosão, a medida conterá também o assoreamento do canal existente entre a península e o banco de minerva - espécie de banco de areia. O local serve para o tráfego de embarcações.

Números


572 metros é comprimento do espigão
8 metros de altura
1,4 metro de altura acima da preamar máxima
2 quilômetros é a extensão da urbanização:
R$ 39,1 mi é orçamento total da obra, sendo R$ 16.060.476.090 em urbanização de toda a área

Pacto de amizade no TAA

Comédia Arte aborda laços afetivos de amizade entre homens; estrelada por Vladimir Brichta, Marcelo Flores e Cláudio Gabriel, peça será atração hoje.

Ítalo Stauffenberg
Da equipe de O Estado
 
Foto: Divulgação
 
Espetáculo da autora francesa Yasmina Reza
 
Um espetáculo em que são retratados os mais diversos tipos de assuntos como arte, comportamento, trabalho e relacionamento constituem o alicerce fundamental do espetáculo Arte, dirigido por Emílio de Melo com texto da autora francesa Yasmina Reza, a ser apresentado hoje, às 20h, e amanhã, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo.
Os atores Vladimir Brichta, Cláudio Gabriel e Marcelo Flores compõem o elenco da peça que retrata as diversas situações enfrentadas por três amigos. Em um momento ímpar, Sérgio (Claudio Gabriel) compra um quadro em branco de arte contemporânea pela quantidade exorbitante de R$ 200 mil. A obtenção do objeto desperta a ira de Marcos (Marcelo Flores) e acaba sobrando para Ivan (Vladimir Brichta) conciliar o mal- estar entre os amigos.
Na verdade, a tela branca é o estopim que desperta nos três amigos alguns conflitos enfrentados por eles anos atrás e que haviam sido deixados a esmo em nome da amizade. Durante o espetáculo, os atores promovem um bate-papo bastante animado e descontraído em que os atores conversam com a plateia sobre os mais variados tipos de assuntos que permeiam a amizade.
A comédia Arte chega à cidade de São Luís respaldada pela excelente temporada 2012 em que levou mais de 60 mil espectadores em seis meses de turnê sendo escolhida como uma das 10 melhores peças do país a época. A primeira montagem brasileira do texto de Reza aconteceu há 17 anos e teve direção de Mauro Rasi e Paulo Goulart, Pedro Paulo Rangel e Paulo Gorgulho compondo o elenco.
Os ingressos serão vendidos na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo hoje, das 14h às 18h. A plateia, frisa e o camarote custam R$ 50,00; já balcão e galeria estão no valor de R$ 20,00.

Elenco - Casado com a atriz Adriana Esteves, o ator mineiro Vladimir Brichta iniciou sua carreira profissional no teatro encenando a peça A Máquina ao lado dos atores Lázaro Ramos e Wagner Moura. Na televisão, o mineiro radicado na Bahia despontou como Ezequiel, na novela global Porto dos Milagres. Com mais de cinco participações em obras cinematográficas, Brichta cada vez mais consolida sua carreira, variando entre o drama e a comédia. Atualmente, ele compõe o elenco do seriado Tapas e Beijos, da Rede Globo, dando vida ao personagem Armane.
Bacharel em Artes Cênicas e Interpretação Teatral pela UFBA, o baiano Marcelo Flores tem um vasto currículo no qual constam mais de 20 peças teatrais. Flores também marcou presença no cinema, em filmes como Transeunte, Como esquecer e Sexdelícia. Ele já fez várias participações na televisão, como nas novelas Paraíso, Caras e Bocas, e nos seriados Aline, A Grande Família, Faça sua história e Por toda a minha vida - Tim Maia, na TV Globo. Recentemente, o ator interpretou o divertido garçom Rinaldo Silva, mais conhecido como Filósofo, na novela Amor à vida.
Com mais de 16 anos dedicados à carreira artística, Cláudio Gabriel conclui o casting de atores da comédia Arte. Assim como Vladimir e Flores, o ator carioca também transita entre cinema, teatro e a televisão. Compondo o elenco de atores da Rede Record, Cláudio Gabriel deu vida a Quenate, no episódio O endemoniado de Gerasa, no seriado Os milagres de Jesus.

Serviço


• O quê
Comédia teatral Arte
• Quando
Hoje, às 20h, e amanhã, às 19h
• Onde
Teatro Artur Azevedo
• Ingressos
R$ 50,00 (plateia, frisa e camarote - R$ 25,00 meia entrada); R$ 20,00 (balcão e galeria - R$ 10,00 meia)

Colégio de Nossa Senhora dos Anjos lança site para divulgar projetos e a história dos seus 55 anos de existência


Seguindo uma proposta educacional à luz da fé cristã, inspirado nas diretrizes e orientações da Igreja Católica Apostólica Romana e no Carisma Franciscano, pertencente aos Franciscanos do Maranhão e do Piauí. O Colégio de Nossa Senhora dos Anjos, a mais tradicional instituição de ensino da região, está direcionado para o desenvolvimento integral da pessoa e a transformação da sociedade, através de uma educação humana, cristã, solidária e participativa, com permanente busca pela excelência no ensino e qualificação pedagógica.

O CONASA, como assim é conhecido, desde 1959 busca formar seres humanos para a vida, numa dimensão ampla e completa, protagonistas do processo de aprendizagem, contribuindo na construção da história e evolução de Bacabal.

Inserido neste contexto o novo site da instituição proporciona aos alunos e a sociedade em geral a oportunidade de conhecer a ampla estrutura física do local que dispõe de espaço para recreação, salas de aulas padronizadas, recursos áudio-visuais, biblioteca com um acervo moderno. Também acompanhar de perto todas as ações.
Vindi e Semeai
Desenvolvido pelo Web Designer Mariano Leite o www.conasa.org.br traz ainda fotos, agenda de eventos, detalhes de projetos relevantes, como, o “Vinde e Semeai” que tem como objetivos:

a. Convocar ex-alunos, ex-alunas e admiradores do Colégio de Nossa Senhora dos Anjos para ajudarem a promover crianças menos favorecidas através de ações concretas de solidariedade.

b. Arrecadar recursos junto aos semeadores para a manutenção do projeto franciscano do CONASA na formação de crianças que não tem acesso a uma educação comprometida e de qualidade.

c. Manter o ensino acessível e igualitário de crianças de baixa renda em idade pré-escolar (04 e 05 anos) nas unidades de educação infantil, localizadas em alguns bairros de Bacabal, garantindo sua aprendizagem e permanência.

d. Estender o benefício para alunos do ensino fundamental cuja família solicite abatimento na mensalidade e que a renda familiar seja comprovada, insuficiente, pelo Departamento de Serviço Social da Escola.

Saiba mais sobre os 55 anos de história da instituição e do projeto “Vinde e Semeai” acessando o site: www.conasa.org.br

Rancho no Maranhão é primeiro espaço ‘g0y friendly’ do país




O movimento é formado por homens que se relacionam entre si, mas não se consideram homossexuais
 
Eles estão dando o que falar! Apesar da curiosidade em torno do movimento g0y, formado por homens que se relacionam entre si, mas não se consideram homossexuais, há um local onde os rapazes podem se encontrar sem receber olhares de reprovação. Considerado o primeiro espaço oficialmente “g0y friendly” no Brasil, o Rancho Hedônia, em São José de Ribamar, no Maranhão, tem objetivo de ser um paraíso para quem busca o prazer.

Um pouco afastado da capital maranhense, o espaço conta com piscina de água mineral, piscina coberta, muito verde, contato com animais, ar puro e liberdade! Além dos “g0ys”, o rancho é voltado para o público nudista e para os hedonistas em geral. "É uma proposta aberta a outros seguimentos também, o foco é voltado para pessoas liberais. Via isso como uma fatia de mercado a ser explorado, porque não são muitos locais onde elas podem se encontrar. Existem muitas casas de swing no Sudeste, mas são locais fechados. Aqui é um sítio, um rancho, onde as pessoas também aproveitam o espaço", explica Fábio Franco, proprietário do Hedônia.

A procura dos rapazes começou a aumentar após as inúmeras reportagens sobre o tema. No “meio g0y”, o Hedônia já é conhecido. O local já foi uma pousada, mas desde 2008 funciona como residência de Fábio, que promove encontros entre ex-clientes e pessoas devidamente cadastradas no site do Hedônia. "Fechamos a pousada e, como algumas pessoas que frequentavam não tinham mais para onde ir, mantivemos alguns eventos. São encotros, não festas, raves, nada disso. Acabou que o pessoal do grupo g0y também se identificou. Não é como uma casa de swing cheia de espelho pra todo lado, fizemos questão de fazer uma decoração rústica para ter a ver com o ambiente. É afastado da capital, é semirural, então é para aproveitar o passeio, não tem um foco especifico nisso ou aquilo".

Os encontros acontecem quatro vezes por semana e os amigos, como Fábio faz questão de frisar, são convidados por email. Cada um contribui com um valor para comprar bebidas e comida, como acontece em qualquer festa caseira, e pode aproveitar os cinco mil metros quadrados da maneira que achar melhor. Para manter o anonimato dos frequentadores, há ainda um esquema de segurança: não é permitido utilizar celulares ou câmeras fotográficas, para manter a privacidade dos convidados. A entrada é exclusiva para os cadastrados e não é permitido entrar na festa sem ter confirmado presença.

"Quando notamos que é um curioso, algo assim, barramos. Explicamos bem direitinho para verem que é sério, informamos que somos liberais. Se as pessoas não tiverem regra, vira uma bandalheira. Os frequentadores são pessoas com família, como todos nós, mas são liberais. Não é que seja um bando de gente louca. Por isso temos esses cuidados para evitar que curiosos causem problema para alguém".

No site do rancho, os clientes podem conferir ainda um código de conduta para quem vai visitar o local. Drogas e consumo excessivo de álcool não são permitidos. O Hedônia repudia ainda qualquer forma de preconceito, como homofobia ou heterofobia. Quem quiser declinar de uma aproximação mais íntima, deve fazê-lo com educação, sem repreender ou constranger outros frequentadores. Para os curiosos, o site sugere ainda que seja feita uma pesquisa sobre o hedonismo, estilo de vida que preza o prazer acima de tudo.


Vale quase tudo
De acordo com a ideologia g0y, homens podem manter relações com pessoas do mesmo sexo desde que não haja penetração. Se, para a maioria das pessoas, um homem que se relaciona com outro é gay, para os g0ys isso não é uma regra. Os integrantes do grupo, que costumam ficar com outros caras, não se consideram homossexuais porque não praticam sexo anal.

Segundo o site Heterogoy.webnode.com, portal brasileiro sobre a ideologia, o tipo de contato que os parceiros têm entre si se resume a "preliminares na visão hétero tradicional, ou brincadeiras sacanas na visão hétero g0y." Ou seja, vale beijo, masturbação e, eventualmente, sexo oral. Mas, a penetração é rechaçada. O grupo destaca que os g0ys só fazem esse tipo de sexo com mulheres.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Quase tudo pronto para a inauguração do restaurante Coco Bambu de São Luís

A previsão de inauguração é dia 28 de abril

Uma das melhores redes da gastronomia nacional e internacional já começa a esquentar as panelas em São Luís. Trata-se do magnífico Coco Bambu que conta com restaurantes em São Paulo, Distrito Federal, Piauí, Ceará, Bahia e em breve, além do Maranhão, estará também em Goiás, Rio de Janeiro, Curitiba e Miami. O restaurante em São Luís foi todo projetado e construído em três andares com vários ambientes, tem capacidade para 800 lugares, salão de eventos para 300 pessoas, adega com mais de 350 rótulos, mais de 300 opções de pratos e estacionamento para 200 carros. A data da abertura está prevista para o próximo dia 28.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Infraestrutura de portos e ferrovias do Maranhão traz novos negócios ao Tocantins

Gestor público comenta a interação do Terminal Multimodal de Porto Nacional (TO) com o sistema logístico formado pela Ferrovia Norte-Sul.

Foto: Surgiu.com.br
Instalações para de derivados de petróleo

PORTO NACIONAL - A cidade de Porto Nacional (TO) tem se beneficiado da interligação estratégica com a Ferrovia Norte-Sul e com o Porto do Itaqui, em São Luís, e atraído cada vez mais empreendimentos para a sua região de influência. Depois da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, e da Raízen, ambas com previsão para início da operação em julho deste ano, desta vez é a Norship, terceira empresa de distribuição de combustíveis a se instalar no local.
A Norship recebeu autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para construir tancagem para movimentação e armazenamento de produtos químicos e petroquímicos no pátio intermodal ferroviário de Palmas/Porto Nacional.
Segundo o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), André Pugliesi, a localização estratégica do Tocantins foi crucial para atrair a empresa.
“A chegada da terceira empresa demonstra o potencial que o estado tem para se tornar um grande eixo de desenvolvimento e principalmente de distribuição de produtos, aproveitando a ligação, pela Ferrovia Norte-Sul, do Tocantins com o Porto de Itaqui, no Maranhão,” afirmou.
Pugliesi afirmou ainda que essa logística vai facilitar o trânsito de produtos.
“Se até agora o combustível chega via navegação de cabotagem ao Porto de Itaqui, e depois pela ferrovia até Açailândia, fazendo com que as empresas de Palmas, por exemplo, tenham que se deslocar até o município para buscar o produto para então distribuir para o comércio local, em breve essa lógica se transforma, gerando uma redução de custo bastante significativa para as empresas locais e maior competitividade”, avaliou, destacando que parte do combustível que chegar ao pátio intermodal ferroviário também poderá ser distribuída para Mato Grosso, Bahia, Piauí e Pará.
O assessor técnico ainda disse que a chegada dessas grandes empresas contribui de forma decisiva para a geração de emprego e renda para o estado, principalmente em Porto Nacional, que está em 10º lugar entre as micro regiões brasileiras que mais atraíram profissionais com alta escolaridade.
É o que mostra pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realizada entre os anos de 2005 a 2010, e divulgada em dezembro de 2013.

Taxa de ocupação hoteleira chegou em 100% em alguns estabelecimentos na orla da capital.

 
Ocupação de hotéis foi satisfatória durante feriado
 

 
A movimentação de turistas no feriado prolongado da Semana Santa em São Luís foi satisfatória para muitos estabelecimentos da rede hoteleira. Mesmo com alguns pontos negativos, como a violência, a má conservação do Centro Histórico e as condições de balneabilidade das praias, alguns estabelecimentos registraram ocupação de 100% e o feriadão foi considerado o melhor período do ano para o setor. Mas a rede hoteleira alertou para a falta de divulgação da capital como destino turístico.
Nan Souza, diretor-presidente do Brisamar Hotel, localizado na Ponta d'Areia, informou que a ocupação no estabelecimento do dia 17 até ontem chegou a 82%, na média, mas que alguns dias, a procura superou o número de leitos do hotel, que tem 113 apartamentos. "Alguns hóspedes ficaram mais tempo do que o previsto durante a reserva e outros chegaram de última hora, então tivemos de encaminhar o excedente para hotéis próximos", disse.
Entre os fatores apontados por Nan Souza para justificar a taxa de ocupação considerada alta, está o feriado longo - de quatro dias -, o que fez com que muitas pessoas que moram em cidades próximas e têm parentes na capital aproveitassem o período para rever os familiares. "Também tem o fato de que o turista que viaja nesse período está em busca de lazer, diferente do que acontece no Carnaval, quando ele busca calmaria e descanso", destacou.
 

Orla- Apesar das condições de balneabilidade das praias de São Luís não estarem favoráveis, os hotéis da orla também tiveram uma boa ocupação. Situado na Ponta do Farol, o Hotel Luzeiros teve uma taxa de ocupação que variou de 98% a 100%. Segundo a gerência do hotel, a taxa se mantém próxima desse percentual normalmente, mas costuma ter uma leve queda nos fins de semana. No entanto, os feriados da Sexta-feira Santa, dia 18, e de ontem, que emendaram com o fim de semana, ajudaram a manter a lotação em alta, mesmo no sábado e no domingo.
 
 
O Hotel Tulip Inn Praiabella teve ocupação de 80%. "As reservas para o período começaram a ser feitas ainda no mês passado. Em relação ao Carnaval, que teve um feriado prolongado, tivemos alta de 20%. O feriado da Semana Santa registrou a maior taxa de ocupação até agora", informou Maria de Jesus Diniz, gerente-geral do hotel. Os principais visitantes vieram de cidades próximas, como Belém (PA) e Teresina (PI). Também foi grande a procura de turistas vindos do interior do estado.

Promoção - Alguns estabelecimentos fizeram promoções para atrair o maior número de hóspedes e a tática deu certo. No WH Rio Poty Hotel, na Ponta d'Areia, as tarifas promocionais fizeram a taxa de ocupação chegar a 100% nos dias do feriado. Normalmente, o hotel trabalha com uma taxa de ocupação que varia entre 40% e 60%. O Litorânea Praia Hotel, localizado na Avenida Litorânea, em frente à Praia do Calhau, os pacotes vendidos para o feriadão incluía passeios, além de descontos nas tarifas, o que fez com que a ocupação superasse os 50%. "Desde dezembro começaram as reservas. A nossa localização, com vista para o mar, também ajudou a vender mais pacotes", disse Maria Martins, gerente do hotel.
 

domingo, 20 de abril de 2014

Anunciadas mais de 5 mil casas pelo Minha Casa, Minha Vida em SL

Os dois novos empreendimentos, Residencial Mato Grosso e Morada do Sol, são viabilizados pela Prefeitura de São Luís.



Foto: Divulgação
O Minha Casa, Minha Vida
Cerca de 24 mil pessoas serão beneficiadas com a construção de mais de 5 mil unidades residenciais pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Os dois novos empreendimentos, Residencial Mato Grosso (3 mil casas) e Morada do Sol (2.176 casas), são viabilizados pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), junto ao Ministério das Cidades, por meio de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). As obras têm início na semana que vem e estão previstas para serem entregues no final de 2015.
Para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a construção representa uma conquista. “Não podemos perder as oportunidades que as parcerias com o governo federal propiciam. Podemos dizer que temos hoje o maior programa habitacional da história de nossa cidade. Muitos outros sorteios de casas e apartamentos ainda virão. Nossa meta é oferecer equipamentos urbanos, como escolas e hospitais, que garantam a qualidade de vida”, declarou.
As medidas de incremento com equipamentos urbanos de educação, saúde e lazer obedecem ao novo padrão estipulado em portaria do Ministério das Cidades, a de número 168, que atende ao princípio de habitabilidade. Por ele, é assegurada maior infraestrutura e qualidade de vida, contemplando elementos modernos da construção civil que respeitam a promoção de dignidade e sociabilidade estabelecidos no Minha Casa, Minha Vida.
Nas novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, as pessoas com deficiência terão mais qualidade de vida e comodidade. Além da necessidade dos equipamentos comunitários, a presidente Dilma Rousseff determinou que 3% das casas e apartamentos construídos sejam adaptados para pessoas com deficiência e que as demais unidades possam sofrer adequações.

Residenciais - No Residencial Mato Grosso, com 3 mil casas, os moradores serão contemplados com a construção de quatro creches e pré-escola, além de unidade básica de saúde, posto policial, escola de nível fundamental e espaço para feira livre. Já os do habitacional Morada do Sol, com 2.176 casas, disporá de duas escolas de nível fundamental, duas creches e pré-escola, além de uma unidade básica de saúde.
Serão construídas ainda praças em ambos os residenciais. Além de área verde, o espaço contará com equipamentos poliesportivos e desempenhará um importante papel como espaço de uso coletivo.
O secretário de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima, destacou a relevância dos empreendimentos para a cidade. “A construção dos conjuntos habitacionais movimenta a nossa economia, gerando oportunidades de emprego e oferecendo qualidade de vida à população de baixa renda. No ano de 2013, foram contratadas mais unidades habitacionais que nos últimos quatro anos anteriores”, informou o secretário.

Números


3 mil casas serão construídas no Residencial Mato Grosso
2.176 casas serão construídas no Residencial Morada do Sol

Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 9209 2564.

Exploração e produção de ouro e brita geraram 75% da CFEM no MA

Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais atingiu a cifra de R$ 5,3 milhões no estado, no ano passado.


Ribamar Cunha
Subeditor de Economia

Foto: Arquivo
Fernando Duailibe

Levantamento da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no Maranhão revela que somente as atividades de exploração e produção de ouro e de brita respondem por 75% do valor pago de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), no estado, que no ano passado atingiu a cifra de R$ 5,3 milhões.
Além do ouro e da brita, a receita é originária das atividades de extração de calcário, areia, granito, gipsita, água mineral, entre outras substâncias. A CFEM é distribuída da seguinte forma: 12% para a União, 23% para o Estado e 65% para o município produtor.
Com uma população de cerca de 10 mil habitantes, o município de Godofredo Viana, localizado na região noroeste do estado, tem sido um dois mais beneficiados com os recursos da CFEM por conta da atividade de produção de ouro.
Segundo o especialista em recursos minerais do DNPM, o engenheiro de minas Claudinei Oliveira Cruz, Godofredo Viana recebeu R$ 1,5 milhão em 2013 em compensação financeira paga pela Mineração Aurizona S.A, que explora uma mina no município. Ele informou que a atividade de exploração de ouro participa sozinha com 49% da arrecadação da CFEM. Ele disse que, com a ampliação do projeto da Aurizona, a compensação financeira em benefício do município poderá chegar a R$ 4 milhões.
Historicamente, aquela região sempre teve exploração de ouro e deve se tornar numa grande província mineral do país. Atualmente, há 65 autorizações de pesquisa e quatro requerimentos de lavra para novos projetos.

Alíquota - O superintendente regional do DNPM no Maranhão, Fernando Duailibe, informou que, para a exploração de ouro, é aplicada a alíquota de 1% sobre o faturamento líquido para obtenção do valor da compensação financeira. No caso das demais substâncias minerais, as alíquotas variam de 2% (ferro, fertilizante, carvão e outras) e 3% (minério de alumínio, manganês, sal-gema e potássio).
De acordo com a Constituição de 1988, os recursos oriundos da CFEM não poderão ser usados para pagamento de dívida ou em quadro de pessoal da União, Estados e Municípios. A destinação dessa receita deve ser dada a projetos nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e qualidade ambiental, em benefício da população.

Setor de mineração tem grandes perspectivas


Para o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o Maranhão tem grandes perspectivas nesse setor, inclusive com ocorrências de presença de diamante, opala e urânio em algumas regiões do estado. No entanto, se recente de pesquisas para determinar o potencial dessas e de outras substâncias minerais.
Atualmente, há cerca de 700 autorizações de pesquisa registradas pelo DNPM no estado, 80 concessões de lavra, 325 licenciamento para agregados da construção civil (exploração de brita, areia, etc.) e 40 requerimentos de lavra.
O superintendente regional do DNPM no Maranhão, Fernando Duailibe, disse que as pesquisas realizadas no estado são, em sua maioria, de baixa qualidade técnica. Seria necessário investir mais para, por exemplo, comprovar se as ocorrências de diamante são economicamente viáveis, como acontece hoje com o ouro.
Hoje, há pesquisas direcionadas para bauxita, minério de cobre e minério de ferro. No caso dessa última substância, cujas pesquisas se concentram na Região Tocantina, existem 14 relatórios finais apresentados ao DNPM.
Se comprovado ser economicamente viável a produção, as siderúrgicas devem se beneficiar, pois poderão fazer a blendagem (mistura de produtos) com minérios mais ricos para utilização nos fornos. "Se der certo, as siderúrgicas comprarão somente entre 60% e 65% do minério de ferro da Vale", disse o especialista em recursos minerais pelo DNPM, Claudinei Oliveira.

Plano - A Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme) está elaborando o Plano Estadual de Mineração, que visa identificar todas as riquezas minerais do Maranhão, o que proporcionará uma exploração mais sustentável, garantido desenvolvimento e geração de emprego e renda em várias regiões maranhense nos próximos anos.
Ricardo Guterres informou que o Ministério de Minas e Energia é parceiro do Governo do Estado na elaboração do plano, previsto para ser concluído em novembro deste ano. "Pouco se sabe sobre o real potencial do Maranhão no campo da mineração e esse estudo apontará as possibilidades de exploração, de forma segura e dentro de padrões ambientais. É um instrumento que servirá como guia para atrair futuros investimentos, ajudando a consolidar a arrancada econômica que o Maranhão está vivendo na atualidade", afirmou Guterres.

Mais


- A Compensação Financeira é calculada sobre o valor do faturamento líquido, obtido por ocasião da venda do produto mineral. Entende-se por faturamento líquido o valor da venda do produto mineral, deduzindo-se os tributos (ICMS, PIS, Cofins), que incidem na comercialização, como também as despesas com transporte e seguro.
- Quando não ocorre a venda, porque o produto mineral é consumido, transformado ou utilizado pelo próprio minerador, então considera-se como valor, para efeito do cálculo da CFEM, a soma das despesas diretas e indiretas ocorridas até o momento da utilização do produto mineral.

Números


R$ 5,3 milhões Foi o valor da arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais no Maranhão em 2013 65% da arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais serão destinados ao município produtor R$ 1,5 milhão Recebeu em 2013 o munícipio de Godofredo Viana a título de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais

A DIFERENÇA ENTRE SER CONTRA E PERSEGUIR

                                Publicado em Religião | por 



Um filosofastro, muito conhecido por sua virulência oratória, por sua cosmologia pré-copernicana e por sua paranoia comunista, declarou certa vez que todos têm o direito de ser contra a homossexualidade e até mesmo de sentir repulsa por homossexuais. Para apoiar sua opinião, citou o escritor alagoano Graciliano Ramos, que, em Memórias do Cárcere, revelou sentir tal aversão à homossexualidade que, durante o período em que esteve preso, chegava a recusar a comida servida por um cozinheiro gay. Ao que parece, a qualidade do alimento é afetada pela orientação sexual daquele que o prepara.








A DIFERENÇA ENTRE SER CONTRA E PERSEGUIR



Por muito que a figura do sujeito me cause ojeriza, nessa estou com ele. Sendo a liberdade de expressão uma garantia constitucional da nossa democracia, cada um pode usá-la, desde que não seja para incitar a violência, da forma como bem entender, inclusive para envergonhar a si próprio e passar atestado de estupidez. Achar que a homossexualidade é um pecado pode ser uma asnice, mas é um direito legítimo que deve ser respeitado. Além do mais, ninguém pode ser obrigado a gostar de alguma coisa ou alguém. Reações de asco, nojo e repugnância estão muitas vezes, senão sempre, além do controle da nossa vontade. Eu, por exemplo, sinto uma aversão incontrolável pelo sexo geriátrico. Nada fere mais o meu paladar estético do que ver um matusalém de cabeça branca, barriga flácida e pinto mole dando umas fungadas no cangote de uma velha de peito descaído, nádegas murchas e pele encarquilhada. Eis uma cena a que minha curiosidade pornográfica me levou a assistir certa vez e que me custou uma noite de insônia, duas de pesadelo e várias outras de anseios suicidas...
Existe, porém, uma diferença iniludível entre você ser contra uma prática e caluniar seus adeptos, entre você sentir repulsa por um grupo social e negar-lhe direitos que você mesmo desfruta. Nossos senhores homofóbicos não estão apenas manifestando sua oposição à homossexualidade. Estão caluniando e perseguindo, chegando, para esse propósito, ao cúmulo de negar a evidência científica. Dê uma olhada na coletânea de opiniões abaixo e tire suas próprias conclusões:
1) Marco Feliciano: "a aids é um câncer gay"; "a podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam ao ódio, ao crime e à rejeição".
2) Silas Malafaia: "os ativistas gays querem destruir a família".
3) Bento XVI: "o casamento gay ameaça o futuro da humanidade".
4) Myrian Rios: "tenho o direito de me recusar a contratar uma empregada lésbica, para proteger meus filhos da pedofilia".
Se você ainda não conseguiu se decidir, compare as opiniões acima com a do padre Fábio de Melo e a do pastor Ricardo Gondim sobre o mesmo tema.


Aposta de São Luís do Maranhão ganha mais de R$ 37 milhões na Lotomania de Páscoa

 
Uma aposta feita em São Luís, no Maranhão, acertou sozinha as vinte dezenas do concurso 1.444 da Lotomania, concurso especial de Páscoa, realizado na noite deste sábado. (19) O ganhador levou a bolada de R$ 37.261.929,79. Os números sorteados em Gramado, no Rio Grande do Sul, foram 03 - 05 - 12 - 16 - 23 - 24 - 27 - 33 - 35 - 41 - 46 - 62 - 81 - 83 - 85 - 87 - 89 - 91 - 98 - 99.
Além do milionário de São Luís, outros apostadores também serão premiados neste concurso: 86 apostas tiveram 19 acertos e vão ganhar R$ 23.856,24; 1.264 apostas tiveram 18 acertos e vão ganhar R$ 1.623,13; 10.509 apostas tiveram 17 acertos e vão ganhar R$ 122,01; 60.179 apostas tiveram 16 acertos e vão ganhar 21,30. Além disso, apenas uma aposta não acertou nenhum número e vai levar R$ 1.025.818,50.
Publicado Por: Igor Leonardo

sábado, 19 de abril de 2014

Sonegômetro mostra que calote aos cofres públicos já se aproxima de R$ 150 bilhões

 


 
O calote aos cofres públicos está prestes a atingir R$ 150 bilhões, mostra o placar online da sonegação fiscal no Brasil, instalado próximo ao Congresso Nacional, em Brasilia. Segundo o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), o valor daria para construir 30.566.231 postos de saúde equipados. O leitor que desejar consultar a ferramenta em tempo real e ver alguns exemplos do prejuízo que o país tem deve acessar o endereço www.sonegometro.com  na internet ou www.quantocustaobrasil.com.br
Segundo os procuradores, se o Sonegômetro fosse um estado brasileiro, e o valor sonegado fosse colocado como seu Produto Interno Bruto (PIB), estaria em quarto lugar no ranking, perdendo apenas para São Paulo (R$ 1,248 trilhão), Rio de Janeiro (R$ 407 bilhões) e Minas Gerais (R$ 351 bilhões).
O Sinprofaz destaca que não é só o volume do prejuízo que importa, mas a relação direta entre sonegação fiscal e corrupção. Por isso, a categoria considera importante esclarecer a população sobre o problema. A ação faz parte da Campanha Nacional da Justiça Fiscal Quanto custa o Brasil pra você?, criada pela entidade em 2009.
O valor estimado de sonegação tributária é superior a tudo que foi arrecadado em 2011 de Imposto de Renda (R$ 278,3 bilhões). Para chegar ao índice de sonegação, o estudo selecionou tributos que correspondem ao 87,4% do total da arrecadação tributária no Brasil, entre eles os impostos de Renda, sobre Produtos Industrializados (IPI), sobre Operações Financeiras (IOF) e, sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); as contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e sobre o Lucro Líquido (CSLL), além do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Para os procuradores, existem duas situações: em uma delas, encontra-se a grande maioria dos cidadãos, que precisa trabalhar até quatro meses por ano só para pagar impostos. Na outra, "muito bem camuflada" está uma minoria que se beneficia das diversas brechas da legislação tributária, do sucateamento da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), fazendo fortuna e alimentando os caixas da corrupção, da lavagem de dinheiro e do crime organizado, explicam os procuradores.
“Indiferente e acomodado, o governo prefere repassar a conta para o cidadão, que suporta uma das maiores cargas tributárias do mundo”, destaca o Sinprofaz.
O secretário adjunto da Receita Federal, Luiz Fernando Teixeira Nunes, no entanto, garante que existe um esforço, pelo menos por parte do Fisco, para mudar tal realidade. “Não trabalho com esses números, que são do âmbito da Procuradoria da Fazenda Nacional, uma fase seguinte da cobrança dos créditos tributários. A visão da Receita Federal, sim, é que nós aperfeiçoamos os instrumentos de cobranças aos grandes contribuintes”, disse Nunes.
O secretário lembrou que foram criadas delegacias especializadas e preparadas para trabalhar com os grandes contribuintes para combater a sonegação. “Então, há, sim, cobrança de impostos dos assalariados, da classe média, mas também foram aperfeiçoados os instrumentos de cobrança em relação aos grandes contribuintes.”
Luiz Fernando Nunes lembrou que o Fisco tem pessoas treinadas e capacitadas, que procuram atuar firmemente em relação a esses contribuintes. “Há delegacias especializadas no Rio de Janeiro e em São Paulo apenas para trabalhar com os chamados grandes contribuintes."
Com informações da Agencia Brasil em reportagem de Daniel Lima.