sexta-feira, 25 de abril de 2014

Navio descarrega no Itaqui lote de peças e máquinas para usina termelétrica de Santo Antônio dos Lopes

Navio descarrega no Itaqui lote de peças e máquinas para usina termelétrica

Cargueiro BBC Queensland aportou no cais do Itaqui no dia 17 com carga de projeto para a Parnaíba Gas Natural, localizada em Santo Antônio dos Lopes.
Foto: Luís Soares
 
Navio BBC Queensland atracado no Porto do Itaqui
O navio BBC Queensland, de bandeira de Antíqua & Barbuda, realizou no Porto do Itaqui uma operação especial, no dia 17 deste mês, descarregando equipamentos para a Parnaíba Gas Natural S.A. A usina termelétrica está localizada em Santo Antônio dos Lopes (a 302 quilômetros de São Luís).
A Parnaíba Gás Natural (anteriormente conhecida como OGX Maranhão) é responsável pela exploração e produção de gás natural na Bacia do Parnaíba e fornece o combustível para a geração de energia nas usinas da Eneva, no Complexo Parnaíba.
Entre os equipamentos descarregados, destaque para a torre de absorção, com peso aproximado de 35 toneladas. De acordo com fontes do setor portuário, a operação de descarga desse tipo de equipamento deve ser realizada com extremo cuidado, por pessoal capacitado, considerando se tratar de peças e maquinários fabricados sob medida para atender o projeto industrial, por isso, qualquer falha na operação que resulte em dano à carga pode significar atraso e prejuízo financeiro à obra.
Para esse trabalho, o navio BBC Queensland é equipado com dois guindastes de 250 toneladas de capacidade cada um, além de pessoal treinado para este fim. Segundo informações da armadora do navio, outras embarcações da sua frota já trouxeram peças para este mesmo projeto através do Porto do Itaqui.
Vale ressaltar que o Itaqui é utilizado frequentemente para recebimento de cargas de projeto, como maquinários e estruturas para a construção do Píer IV da Vale (em Ponta da Madeira), para a unidade da Suzano Papel e Celulose (localizada em Imperatriz), bem como para a empresa binacional Alcântara Cyclone Space, na cidade de Alcântara, que em 2012 descarregou 310 toneladas de equipamentos (14 contêineres; 15 tanques de combustível e 34 caixas com acessórios para os tanques), no navio Socol 3.

Nenhum comentário: