domingo, 29 de novembro de 2015

Maranhão prestes a ganhar mais um porto de grande porte.

Porto Mearim, empreendimento orçado em R$ 2,6 bilhões terá seu start a partir de 2016

Fonte: Jornal o Estado do Maranhão 

Canal do Porto Mearim terá navegabilidade segura

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Projeto portuário capitaneado pela Aurizônia Empreendimentos utiliza tecnologia de simuladores como forma de de garantir o acesso de navios de grande porte, com capacidade para transportar até 120 mil toneladas de grãos


Diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Porto Mearim, Daniel Vinent, destaca importância do simulador de manobras para o projeto/Divulgação
Diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Porto Mearim, Daniel Vinent, destaca importância do simulador de manobras para o projeto/Divulgação (Foto: Divulgação)
Navios graneleiros de até 300 metros de comprimento poderão manobrar com total seguran­ça no canal de acesso ao Porto Mearim, futuro empreendimento que será construído em Bacabeira. Para chegar a esse grau de confiabilidade, diversos testes foram realizados em simulador de manobras.
O Porto Mearim instalou o simulador de manobras, em sua se­de, em São Luís, em sessões que foram acompanhadas por representantes da Capitania dos Portos do Maranhão, profissionais de praticagem da Baía de São Marcos, engenheiros, entre outros convidados, o que contribuiu positivamente para um melhor conhecimento do canal de navegação e sua navegabilidade segura e eficiente.
“Isso mostra o avanço técnico do projeto em termos de conhecimento sobre aquela região [todo o canal de acesso] para a garantia da navegabilidade”, ressaltou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Porto Mearim, Daniel Vinent.
O simulador reproduz o comportamento do navio de forma realista, levando em conta aspectos do ambiente natural, tais co­mo velocidade das correntes marítimas, profundidade, se­dimentos, entre outros, entendidos como fundamentais para o conhecimento total da região.
Segundo o capitão de Mar e Guerra, Valdecílio Pinheiro Linhares, no simulador foram testadas diversas classes de navios com o objetivo de se avaliar os limites de navegação e das manobras de atração e desatracação. O Porto Mearim poderá receber navios com capacidade para transportar até 120 mil toneladas de grãos.
“O grande diferencial desse projeto é que por se tratar de um ambiente novo, com esses estudos, com essa tecnologia aplicada, conseguiu-se formar uma importante base de conhecimento”, observou Lucas Silveira, gerente de Simulações da CBI, empresa de engenharia que ajudou na elaboração do projeto do Porto Mearim.
Daniel Vinent disse que a implantação da tecnologia do simulador de manobras é mais uma etapa em que se avançou no projeto Porto Mearim, empreendimento orçado em R$ 2,6 bilhões e que terá seu start a partir de 2016.
O porto será instalado numa área de 598,9 hectares, na margem leste da Baía de São Marcos, em Bacabeira, para movimentação e armazenagem de granéis sólidos e carga geral.


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    Daniel Vinent, diretor de Planejamento do Porto Mearim, detalhou o empreendimento
    Daniel Vinent, diretor de Planejamento do Porto Mearim, detalhou o empreendimento (Foto: Biné Morais)
    Projetado para ser uma porta de entrada e saída de grandes oportunidades para o Maranhão, o Porto Mearim, investimento privado, estimado em R$ 2,6 bilhões, capitaneado pela Aurizônia Empreendimentos S/A (Aesa), se apresenta como uma solução para os fluxos competitivos de granéis sólidos e carga geral pela região do município de Bacabeira. As obras do empreendimento devem ter início em 2016.
    “Este é um projeto ímpar para o Maranhão e para a região de influência econômica do Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”, ressaltou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Porto Mearim, Daniel Vinent, ao informar que a empresa está na etapa de exposição do futuro empreendimento ao mercado.
    O porto, que será instalado numa área de 598,9 hectares, na margem leste da Baía de São Marcos, em Bacabeira, recebeu autorização da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) para movimentação e armazenagem de granéis sólidos e carga geral, com vigência de 25 anos contados da data de assinatura do contrato de adesão, prorrogável por períodos sucessivos.
    Todo o arcabouço jurídico e legal em termos de adaptação do Terminal Portuário do Mearim S/A à Lei nº 12.815/2013 (Lei dos Portos), marco regulatório do setor que definiu novos termos para exploração de Terminais de Uso Privado (TUP), e também de licenciamento já está consolidado para que o projeto de construção do porto seja iniciado. “Já dispomos da licença de instalação para construção de cais e berços, ponte de ligação e estrutura de armazenagem e acesso no retroporto”, adiantou Daniel Vinent.
    Quatro berços - O projeto prevê a construção de quatro berços de atração de navios na sua configuração final, ocupando 1.362 metros, com possibilidade de expansão, uma vez que a área dispõe de capacidade de utilização de 4.000 metros. Após detalhados estudos, o projeto do novo canal de navegação do Porto Mearim cria a oportunidade para entrada de navios de grande porte, com calados de 12,8 m a 14,6 m, ou seja, embarcações com capacidade de transportar até 120 mil toneladas de grãos.
    Segundo Daniel Vinent, na fase I do projeto, que deve entrar em operação em 2019, está prevista a movimentação de 1,5 milhão de toneladas de fertilizantes e 1,5 milhão de toneladas de carga geral (celulose). Inicialmente, dois berços atenderão a essa demanda de cargas.
    Na fase II, além de dobrar a movimentação de fertilizantes e de carga geral, o Porto Mearim iniciará a operação de grãos, estimada em 5 milhões de toneladas, devendo chegar a 10 milhões de toneladas na terceira etapa. Dois novos berços serão construídos.
    Retroárea - Na retroárea do porto, serão construídos armazéns, que serão ampliados a partir do crescimento da movimentação de cargas. A unidade de estocagem de carga geral terá uma capacidade estática inicial de 75 mil toneladas, podendo chegar a 150 mil. Já o armazém de grãos saltará de uma capacidade estática de 150 mil toneladas para 300 mil.
    Além disso, a localização estratégica do Porto Mearim cria oportunidade para um proposto Polo Industrial em Bacabeira, com perspectiva de atrair e desenvolver cadeias produtivas nas áreas de óleo, gás e energia, produtos agropecuários, manufaturados, minérios e metálicos e serviços.

    Mais

    - A Aurizônia Empreendimentos S/A (Aesa) é uma holding familiar que há 50 anos tem direcionado seus investimentos nas áreas de mineração e metalurgia, imobiliária, porto, energia e exploração e produção de gás natural e petróleo.

    Números

    R$ 2,6
    Bilhões é o valor do investimento na construção do Porto Mearim, em Bacabeira

    4
    Berços serão construídos, ocupando 1.362 metros de área, para receber navios com capacidade de até 120 mil toneladas

    13
    Dias é o tempo de viagem de um navio que sai do Maranhão com destino a Roterdã, na Holanda

    Localização e infraestrutura logística são diferenciais

    Tempo de navegação internacional pode ser otimizado por causa da localização
    Além da localização privilegiada, próximo dos principais mercados internacionais, o Porto Mearim apresenta como diferencial de competitividade o fato de se instalar numa região de potencial logístico, que tem uma boa infraestrutura de malhas ferroviária e rodoviária, o que facilitará o escoamento das cargas.
    O diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Porto Mearim, Daniel Vinent, assinalou que hoje há um grande desbalanceamento e saturação das soluções logísticas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O que se agrava, uma vez que todo o excedente das regiões Norte e Nordeste é exportado pelas regiões Sul e Sudeste.
    Como solução logística, o Porto Mearim poderá se tornar um indutor de mais investimentos nas regiões Norte e Nordeste, que têm um forte potencial para equilibrar as exportações do país, principalmente de grãos. “O Porto Mearim, além de contribuir para diminuir a quantidade de cargas exportadas nas regiões Sul e Sudeste, se tornará um dos principais portos de exportação de grãos nas regiões Norte e Nordeste”, assegurou Daniel Vinent.
    A própria localização geográfica do Porto Mearim cria oportunidades de se otimizar o tempo na navegação internacional. Por exemplo, o navio que sai do Porto de Santos com destino a Roterdã, na Holanda, leva19 dias, enquanto saindo do Maranhão esse tempo de viagem reduz para 13 dias.
    “Fora os atributos do projeto ligados ao negócio, o fato de o Porto Mearim estar localizado em Bacabeira traz outras vantagens adicionais, como o de ter a atividade industrial e portuária em linha com o Plano Diretor do Município para uso e ocupação do solo, sem problemas sociais associados a áreas com altos contingentes populacionais; ter amplas áreas de expansão em terra, sem problemas fundiários, além de já possuir licenciamento ambiental e licença do uso da lâmina d’água já concedida pela União”, concluiu o diretor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto isso o governo do Piauí continua lutando pra ter pelo menos um porto e enganando a população de que vai construir um com míseros 20 milhões de reais.