segunda-feira, 21 de abril de 2014

Infraestrutura de portos e ferrovias do Maranhão traz novos negócios ao Tocantins

Gestor público comenta a interação do Terminal Multimodal de Porto Nacional (TO) com o sistema logístico formado pela Ferrovia Norte-Sul.

Foto: Surgiu.com.br
Instalações para de derivados de petróleo

PORTO NACIONAL - A cidade de Porto Nacional (TO) tem se beneficiado da interligação estratégica com a Ferrovia Norte-Sul e com o Porto do Itaqui, em São Luís, e atraído cada vez mais empreendimentos para a sua região de influência. Depois da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, e da Raízen, ambas com previsão para início da operação em julho deste ano, desta vez é a Norship, terceira empresa de distribuição de combustíveis a se instalar no local.
A Norship recebeu autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para construir tancagem para movimentação e armazenamento de produtos químicos e petroquímicos no pátio intermodal ferroviário de Palmas/Porto Nacional.
Segundo o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), André Pugliesi, a localização estratégica do Tocantins foi crucial para atrair a empresa.
“A chegada da terceira empresa demonstra o potencial que o estado tem para se tornar um grande eixo de desenvolvimento e principalmente de distribuição de produtos, aproveitando a ligação, pela Ferrovia Norte-Sul, do Tocantins com o Porto de Itaqui, no Maranhão,” afirmou.
Pugliesi afirmou ainda que essa logística vai facilitar o trânsito de produtos.
“Se até agora o combustível chega via navegação de cabotagem ao Porto de Itaqui, e depois pela ferrovia até Açailândia, fazendo com que as empresas de Palmas, por exemplo, tenham que se deslocar até o município para buscar o produto para então distribuir para o comércio local, em breve essa lógica se transforma, gerando uma redução de custo bastante significativa para as empresas locais e maior competitividade”, avaliou, destacando que parte do combustível que chegar ao pátio intermodal ferroviário também poderá ser distribuída para Mato Grosso, Bahia, Piauí e Pará.
O assessor técnico ainda disse que a chegada dessas grandes empresas contribui de forma decisiva para a geração de emprego e renda para o estado, principalmente em Porto Nacional, que está em 10º lugar entre as micro regiões brasileiras que mais atraíram profissionais com alta escolaridade.
É o que mostra pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realizada entre os anos de 2005 a 2010, e divulgada em dezembro de 2013.

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