sábado, 1 de março de 2014

Rede hoteleira de São Luís tem boa ocupação para o Carnaval

Previsão da ABIH-MA era de 80% de taxa de ocupação para o período, mas alguns estabelecimentos conseguiram chegar aos 100%.


Foto: Biaman Prado
Turistas passeiam pelo Centro Histórico de São Luís; previsão de ocupação hoteleira está sendo cumprida

A Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Maranhão (ABIH-MA) previu em 80% a taxa de ocupação da rede hoteleira de São Luís para o período carnavalesco deste ano. A previsão se confirmou em muitos hotéis da capital, mas em alguns dos principais estabelecimentos da cidade a ocupação chegou a 100%. Nos hotéis com baixa demanda, um dos motivos apontados para a queda na taxa de ocupação é a falta de divulgação do Carnaval de São Luís como produto turístico, como ocorre em outras cidades brasileiras.
Conforme publicado na edição do dia 22 de O Estado, muitos foliões deixaram a capital e viajaram para aproveitar o Carnaval em outros estados. Nas agências de viagens de São Luís, a procura por pacotes turísticos para o período começou ainda no ano passado, no mês de agosto. Entre os destinos, cidades como Recife (PE) e Salvador (BA) estavam entre as mais procuradas. Nessas localidades, o Carnaval é vendido como principal atração turística do ano, com um trabalho de divulgação que começa meses antes, por isso o grande fluxo de turistas no período.

Queda - Para Luciana Schmitt, gerente do Hotel Veleiros, localizado na Ponta d'Areia, é isso que falta para que São Luís atraia visitantes durante o período momesco. "Estamos registrando quedas há pelo menos quatro anos. Em 2013, tivemos um fluxo menor do que em 2012. Este ano, estamos com 32% de ocupação, mesmo reduzindo as tarifas. São Luís é uma cidade litorânea, apesar de ter um apelo histórico muito forte, se houvesse um bom trabalho de divulgação do Carnaval a gente poderia reverter esse quadro", afirmou.
Principal hotel do Centro Histórico de São Luís, o Grand São Luís está com taxa de ocupação de 30%. O Brisamar Hotel, na Ponta d'Areia, também registrou queda, que já era esperada por causa do destaque negativo de São Luís na mídia nacional no início deste ano.
No ano passado, o hotel fechou o Carnaval com 100% de ocupação. Este ano, a expectativa é fechar com 83%. "Janeiro costuma ser um mês de boa ocupação, mas este ano a taxa ficou aquém do esperado e o movimento de janeiro acaba sendo um termômetro para o Carnaval. Somente há duas semanas que o número de reservas começou a crescer", explicou Crystyano Marinho, chefe de recepção do estabelecimento.

Crescimento - Em outros hotéis, no entanto, houve crescimento no número de ocupações. No Hotel Premier, Avenida dos Holandeses, houve alta de quase 10% em relação ao mesmo período do ano passado. A ocupação para o Carnaval 2014 é de 83,20%. "Desde o fim do ano passado, a gente já vinha com uma ocupação superior a 80%, mantivemos a média. No nosso caso, isso foi possível porque somos um hotel de categoria econômica e nossa localização, próximo da Lagoa, da praia e do centro da cidade, também contribuiu para a boa procura que temos", comentou Michelle Campos, recepcionista do hotel.
No WH Rio Poty, localizado na Avenida dos Holandeses, a ocupação é de 97% da sexta-feira de Carnaval até a Quarta-Feira de Cinzas. No Pestana Resort Hotel, na Praia do Calhau, e no Luzeiros, na Ponta do Farol, a ocupação é de 100%, mesma taxa registrada no Carnaval 2013. Nesses estabelecimentos, as principais reservas foram feitas para o Domingo e Segunda-Feira de Carnaval. Os estabelecimentos localizados na Avenida Litorânea e na Ponta d'Areia lideram a lista dos lugares mais procurados para hospedagem por causa da proximidade com a orla.

Característica - Se por um lado a rede hoteleira se queixa da baixa procura no período momesco, as agências de viagens que atuam na recepção de turistas afirmam que a baixa procura para a temporada é uma característica de São Luís. "A alta estação do turismo em São Luís é o São João. Durante o Carnaval, quem vem para São Luís prefere descansar ou usa a cidade como porta de entrada para os Lençóis. Em geral, os visitantes não vêm para ver o nosso Carnaval", frisou Virgínia Barros, gerente da Taguatur Turismo.
A engenheira paraense Brenda Paredes confirmou o que foi dito por Virgínia Barros. Desde a quarta-feira, ela e um grupo de amigos e parentes estão em São Luís. Eles ficam na cidade até hoje, mas não vieram por causa da festa de Momo. "A gente veio conhecer a cidade e coincidiu de nossas férias serem nesse período. Mas a gente está bem animada para saber como é o Carnaval daqui. Vamos tentar ver alguma coisa antes de voltarmos para Belém, onde sempre passamos o Carnaval", disse.

Saiba mais


O setor hoteleiro de São Luís, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA), registrou no mês de janeiro 80% de cancelamentos das reservas previstas para o período. O cálculo foi feito com base nas informações repassadas pelos cinco hotéis considerados de luxo da capital. A taxa de ocupação média para o mês é de 35%, uma porcentagem pequena se for levada em consideração a expectativa diante do mês de dezembro, que foi positiva com 80% de reservas nos hotéis da cidade. Essa tendência de queda se manteve em muitos hotéis da capital. Nos demais, muitos pacotes foram mantidos porque as reservas haviam sido feitas com muita antecedência, além disso, boa parte dos turistas que se hospedam na rede hoteleira da capital vem a negócios, o que ajuda a manter o funcionamento dos estabelecimentos.

Números


17 hotéis compõem a rede hoteleira de São Luís
476 estabelecimentos compõem a rede hoteleira da cidade
8 mil leitos compõem a rede hoteleira da capital
80% é a taxa de ocupação da hotelaria ludovicense no período momesco, conforme a ABHI-MA

Nenhum comentário: