sábado, 1 de março de 2014

Daniela Mercury agita Praça Deodoro


 

Daniela Mercury agita Praça Deodoro


Cantora baiana abre hoje os dias oficiais de folia na Praça Deodoro; também se apresentam no local Big Band e Bicho Terra.
 
Uma das sensações da música baiana, a cantora Daniela Mercury vai animar os foliões maranhenses hoje, às 19h, em show que fará na Praça Deodoro (Centro), como parte da programação de Carnaval montada pelo Governo do Estado. A baiana sobe ao palco logo após a apresentação da Big Band. O Bicho Terra fará o encerramento da primeira noite oficial da folia na Praça Deodoro.
A cantora, que no palco vira um furacão, é um dos ícones do Carnaval baiano e traz na bagagem um repertório de sucessos que ecoam em todo o Brasil. O canto da cidade, Irê pérola negra e Maibê Dandá, entre outros, são algumas das músicas que a tornaram famosa entre os amantes da folia de Momo.
No show de logo mais ela deverá priorizar os hits carnavalescos que tem apresentado sobre os trios elétricos e festas pré-carnavalescas em Salvador. Diversa no mais amplo sentido da palavra, Daniela Mercury passeia com desenvoltura não apenas pelo ritmo que a consagrou, o axé, mas também pelo pop, romântico, reggae e samba, entre outros.
Prova disso é o seu mais recente CD gravado com o grupo baiano Cabeça de Nós Todos (Eldorado). O disco traz faixas como Paula e Bebeto (1975), parceria de Caetano Veloso e Milton Nascimento, que adquire sentido especial na voz da cantora; o iê iê iê pop romântico de Sei lá; a lembrança de uma paixão juvenil no suingue de Carteira de Estudante. O suingue também está presente em temas como Couchê, faixa captada ao vivo.
Além disto, há a celebração do samba da Bahia na música Do Jeito que o Rei Mandar; a releitura em samba-reggae de Aquele Abraço, saudação de Gilberto Gil ao Rio de Janeiro de 1969; e a ginga de Tira Onda. De olho na Copa, os sambas Neguinho Maravilha e Cheia de Graça põem em evidência o futebol.
O sucesso dos seus discos e shows pelo Brasil tem sempre como momento especial de celebração o Carnaval da Bahia. Durante vários anos, Daniela foi premiada como a melhor cantora do Carnaval, alguns dos seus sucessos também foram premiados como melhor música ou recordista de execuções no período, cantadas por outros artistas e blocos.

Paixão - Daniela Mercury iniciou a carreira aos 15 anos cantando em bares de Salvador. Apaixonada pelo Carnaval da Bahia, subiu aos 16 anos para cantar no trio elétrico em uma época em que somente homens puxavam bloco. Desde então, faz do Carnaval a oportunidade de renovar sua expressão artística.
Em 1989, formou o grupo pop Companhia Clic, onde gravou seus dois primeiros álbuns. As canções Pega que Oh! e Ilha das Bananas tornaram-se hits no final da década de 1980. Nesse trabalho, são percebidas as primeiras influências de sonoridades eletrônicas na obra da artista, uma tendência vanguardista para a época.
Seu primeiro disco solo (1991), lançado pela gravadora independente Eldorado, deu início a um fenômeno que logo mais iria conquistar todo o Brasil. A música Swing da Cor tornou-se sucesso nas rádios baianas e mais tarde de todo o Nordeste. Sua interpretação, hoje antológica, do samba-reggae - gênero originado dos blocos afro do carnaval da Bahia, com influência direta dos tambores típicos das cerimônias religiosas do candomblé - provocou ressonâncias no Sudeste e Sul do país.
O seu próximo álbum foi Canto da Cidade (1992/Sony). Com a música que deu nome ao disco, a artista chegou ao primeiro lugar nas paradas de todo o país, onde permaneceu por vários meses. O álbum bateu todos os recordes de venda, fazendo de Daniela a primeira artista a receber o disco de diamante por um milhão de cópias vendidas.
A cantora gravou ainda os CDs/DVDs Música de Rua (1994/Sony), Feijão com Arroz (1996/Sony), Com Elétrica (1998/Sony), Sol da Liberdade (2000/BMG), Sou de Qualquer Lugar (2001/BMG), Eletrodoméstico - MTV Ao Vivo (2003/BMG), Carnaval Eletrônico (2004/BMG), Clássica (2005/Som Livre), Balé Mulato (EMI), Baile Barroco (2006/EMI), Balé Mulato Ao Vivo (2006/EMI) e Canibália (2009 / Sony Music).
Com mais de 11 milhões de discos vendidos em todo o mundo, ela foi a única artista brasileira convidada para a gravação do DVD de aniversário de 20 anos do Cirque de Soleil e parte da comemoração dos 25 anos do Festival de Jazz de Montreux. A cantora também foi convidada especial do DVD do espanhol Alejandro Sanz, En Concierto: Gira No Es Lo Mismo 2004, com quem fez um duo em plena Praça Del Toros, em Madri, Espanha. Já cantou com os grandes nomes da música brasileira como Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Cantou ainda com Paul McCartney em Oslo, na entrega do Prêmio Nobel da Paz, e também com Ray Charles.
Atualmente, Daniela é a atração do bloco Crocodilo, que desfila no circuito Barra-Ondina. Além do bloco, ela mantém um camarote que chegou a ser cancelado, mas que retornou à programação do Carnaval baiano. Este ano, a cantora receberá no espaço cerca de 600 convidados por noite.

Serviço


• O quê
Show de Daniela Mercury
• Quando
Hoje, às 19h
• Onde
Praça Deodoro

Nenhum comentário: