sábado, 1 de março de 2014

Cortejo esquenta o clima de folia em ruas do centro de São Luís

Grupos de diferentes estilos e ritmos voltaram a transformar o Centro Histórico em palco da folia momesca, para diversão do público.


Thiago Bastos
Da equipe de O Estado

Foto: Douglas Júnior
Fuzileiros da Fuzarca desfila
Um desfile de cores, ritmos e fantasias. A rotina de um término de expediente no principal centro comercial de São Luís (Rua Grande) deu lugar, no fim da tarde de ontem, ao cortejo carnavalesco, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Participaram de cerca de 20 grupos, entre blocos tradicionais, alternativos, organizados e afros, além de baterias de escolas de samba e tribos de índio. Após passarem pela Rua Grande, os grupos seguiram na noite de ontem para o Centro Histórico, onde se dividiram e se apresentaram em quatro pontos: Praça Nauro Machado, Canto da Cultura, Praça da Faustina, e praça ao lado da Casa do Maranhão.
Assim como ocorreu há uma semana, a concentração das brincadeiras aconteceu em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite (Centro), a partir das 16h. Alguns grupos aproveitaram a ocasião para, de maneira informal, acertar os instrumentos de percussão e ensaiar a coreografia, antes da apresentação. O ensaio foi interrompido momentaneamente devido à chuva forte que caiu na região central da cidade.
Assim que a chuva parou, um dos grupos que mais chamava a atenção foi fundado no dia 11 de fevereiro de 1936, o Fuzileiros da Fuzarca. Com mais de 70 integrantes, o bloco levou para o cortejo os já famosos membros com mais de 40 anos de participação no Carnaval de rua. Uma das integrantes mais famosas do Fuzileiros, Ana Maria Nina Tavares, com 19 anos de participação na festa de Momo, carregava o estandarte do bloco. “Eu sinto uma disposição tão grande por ser uma foliã dessa festa que me faz sentir tão viva”, disse.
Outro grupo que se destacou, ainda na concentração, foi o bloco tradicional da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Constituído por 70 integrantes, sendo todos portadores de síndrome de Down, o bloco se apresentou pela primeira vez no cortejo promovido pela Secma. “Esses jovens têm uma vida feliz, ao contrário do que muitos pensam. E a participação no cortejo comprova que, independentemente das condições físicas, eles são capazes de tocar instrumentos como qualquer pessoa. Tenho muito orgulho deles”, disse Manoel Gaudino, responsável pelo bloco da Apae.

Diversão - Por volta das 18h, o cortejo saiu em direção ao principal centro comercial da cidade. Vários populares acompanharam os grupos durante o percurso até o Centro Histórico. Na Rua Grande, funcionários de lojas pararam temporariamente as atividades para acompanhar o cortejo. “Decidi me divertir. Depois de um dia estressante, nada melhor do que um bom samba para relaxar”, disse Caio Carmon, gerente de uma loja situada na Rua Grande e que se juntou aos integrantes do Fuzileiros da Fuzarca durante o evento.
Alguns turistas também prestigiaram a passagem do cortejo pela Rua Grande. “Estou encantado com o que vi. Muitos ritmos distintos num mesmo local, com acessórios e danças empolgantes. Muito bonito de se ver a cultura do Maranhão”, disse o aposentado carioca Antônio de Souza Teixeira, de 65 anos, que está em São Luís a passeio há pouco mais de uma semana.
Após percorrerem a Rua Grande, o cortejo seguiu pelas ruas João Vital e do Giz, passou pela praça da Faustina, até encerrar o itinerário no Canto da Cultura. No local, os grupos foram recebidos pelo bloco de fofões da Secma, liderado pela secretária titular da pasta, Olga Simão. “Em nome do Governo do Estado, desejo um bom Carnaval, com paz e alegria a todos”, disse a secretária.

Problemas


Na Praça da Faustina, a predominância foi dos grupos de tambor de crioula. No total, de acordo com a Secma, seis grupos (de Wendell, de Dona Roxa, de Ademar, de Mocajituba, de Cândido Coelho e de Analice) agitaram o local, sob o ritmo dos passos das coreiras.

No Canto da Cultura, se apresentaram grupos de tambor de crioula (de Eliézio e Crioula de Joel), blocos tradicionais (Príncipe de Roma, Os Magnatas, Os Trapalhões e Os Apaixonados), blocos afro (Akomabu), bloco do samba, bloco organizado (Cobra nas Estrelas), além do Bicho Terra, bateria da escola Flor do Samba e banda Jegue Folia.

Na Praça Nauro Machado, também se apresentaram grupos de tambor de crioula, blocos (tradicionais, organizados e alternativos), baterias de escolas de samba da capital maranhense, além de bandas regionais.

Nenhum comentário: