quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Música do Maranhão para o resto do Brasil

Madian e o Escarcéu realizou com sucesso primeira etapa de turnê nacional pelo Nordeste e se prepara para a segunda fase.

 
 
Ainda celebrando o sucesso da primeira etapa da turnê nacional que percorreu cidades do Nordeste do Brasil, o cantor e compositor Madian e o grupo Escarcéu se preparam para embarcar rumo à segunda parte da turnê que terá início na segunda quinzena de fevereiro do ano que vem. Na bagagem, os artistas levam o CD Sinfonia de Baticum, gravado em 2012 e que reúne músicas autorais.
Nas duas etapas da turnê, o grupo fará 20 apresentações em nove estados e o Distrito Federal. Serão 17 cidades visitadas em 55 dias de viagem. Eles já passaram por São Luís, o ponto de partida onde foram realizados dois shows em outubro. Da capital maranhense, o grupo seguiu para Recife (PE), João Pessoa, Sousa, Patos e Vieirópolis (PB); Juazeiro do Norte, Fortaleza e Sobral (CE). Em algumas destas cidades, o grupo realizou duas apresentações.
A segunda fase da turnê abarcará as cidades de Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).
Madian explica que a iniciativa de realizar a turnê foi motivada pelo fato de o disco estar sendo vendido em grandes lojas em todo o Brasil, bem como em países como a Austrália e o Japão, além de sites como Itunes e Amazon. “As pessoas já conhecem a nossa música, mas não sabem quem somos, então sentimos a necessidade de mostrarmos a nossa cara”, diz o artista.
Para viabilizar a turnê, Madian explica que o grupo visitou empresas maranhenses e apresentou a proposta. “Vale destacar que os recursos são provenientes de empresas privadas que visitamos, apresentamos nossa proposta e conseguimos, assim, os apoios”, frisa o cantor.
A pausa na viagem se deu por conta das festas de fim de ano. “Vamos ficar uns dias descansando até mesmo porque nesta época do ano tudo para. Em fevereiro, retomaremos a turnê levando o mesmo show apresentado no Nordeste”, ressalta ele.
Participam da turnê, além do Madian (voz, violão e cavaco), Érico Monk (direção musical e guitarra), Miguel Ahid (contrabaixo) e Oliveira Neto (bateria), que compõem a atual formação do Escarcéu. Os músicos foram os mesmos que acompanharam o cantor na gravação do CD Sinfonia de Baticum, o primeiro do grupo. “Somos uma banda independente que conseguiu articular uma turnê pelo país com muito trabalho, dedicação e persistência. Não existe fórmula. Existe, sim, trabalho de equipe”, ressalta Miguel Ahid, baixista da banda.

Tradução – Na opinião de Madian, essa turnê nacional pode ser traduzida pela música Perambuleio, última faixa do Sinfonia de Baticum. "Um dia na estrada, roda de madeira falava... Não rogo agouro por esse chão aço, meu lume no peito é bumba no cangaço”, diz a letra da música.
Para o artista, um dos ingredientes do sucesso do grupo em cidades nordestinas é exatamente a peculiaridade do trabalho realizado por eles, que se apropriaram de aspectos da cultura maranhense para dar vida à sua música. “A cultura do Maranhão é única. Não é nordestina, mas também não é nortista, tem um sotaque próprio, que é nosso e isto chama a atenção do público”, analisa Madian.
Ele ressalta a boa receptividade ao trabalho dos maranhenses por parte do público que compareceu aos shows em cidades do Nordeste. “Tinham roqueiros, amantes da pura MPB, quem aprecia música regional e folclórica. Eles se identificam com o nosso som pois transitamos com fluência por todos este gêneros, mas com uma pitada nossa”, observa Madian.
Isto se traduz no CD Sinfonia de Baticum, que é uma leitura da música afro-maranhense com letras poéticas e arranjos orquestrais, elaborados em parceria com o maestro e arranjador Vidal França. Em uma mesma música, uma pluralidade de estilos musicais compõe uma ópera regional.
Além das 10 faixas que compõem o álbum, o grupo apresenta, nos shows, algumas músicas que farão parte do novo CD, ainda em fase de pré-produção. Batizado de Nonada, o disco fará referências à obra Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa. Ainda não gravamos as músicas, mas aproveitamos os shows para já ir construindo uma história para o disco, principalmente em uma época de consumo tão rápido”, destaca Madian, informando que o grupo deverá entrar em estúdio no segundo semestre do ano que vem.
O novo disco trará, como o primeiro, composições autorais que flertam com elementos de jazz, rock, metal, reggae, além da mistura singular dos batuques da cultura brasileira como frevo, samba, bumba meu boi, tambor de crioula e maracatu.

Saiba Mais


- Em 2012, o grupo recebeu o Prêmio Rádio Universidade FM, categoria Revelação - e ainda recebeu críticas positivas e menção honrosa na lista dos 100 CDs mais importantes lançados naquele ano, pelo site especializado www.embrulhador.com.

- Sinfonia de Baticum é distribuído em todo o Brasil pelo selo Fonomatic Tratore e facilmente encontrado na internet em grandes portais como ITunes, FNAC, Americanas.com, Livraria Saraiva, entre outros.

Nenhum comentário: