segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Tecon Salvador recebe carga para a fábrica da Suzano no Maranhão

Suzano - MA

 

Terminal é habilitado para cargas químicas, controladas pelo Exército do Brasil.
 
SALVADOR - O Tecon Salvador recebeu neste fim de semana uma grande descarga de sulfeto de sódio destinado à nova planta da Suzano Papel e Celulose no Maranhão, prevista para ser inaugurada ainda este ano. Foram desembarcados no sábado (28 de setembro) 120 contêineres, totalizando três mil toneladas do composto químico, que será utilizado como parte da matéria-prima para fabricação de papel em uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo.
O terminal da capital baiana foi escolhido por oferecer as condições necessárias para receber a carga, categorizada como “controlada” pelo Exército brasileiro. Segundo o diretor Demir Lourenço, o Tecon Salvador foi o único do Nordeste a contar com o Certificado de Registro exigido pela legislação R-105 sobre a fiscalização de produtos controlados.
“Concorremos com grandes portos, como Suape, Pecém e Itaqui, porém somente o Tecon Salvador atendia aos critérios e estava certificado pelo Exército para o recebimento desse volume de sulfeto de sódio”, afirma Lourenço.
Essa é a primeira vez que a Suzano utiliza os serviços do terminal. Com esse volume de sulfeto de sódio, proveniente da China, será possível realizar o start-up (início de operações) da planta, que terá capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas/ano para exportação.

Mais


De acordo com a administração do terminal, o Tecon Salvador está preparado para receber cargas químicas e no primeiro semestre, cerca de 90 mil toneladas de químicos foram desembarcadas.

Nenhum comentário: