segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Portos de São Luís receberam 143 navios no mês de setembro

 
Resultado é 10,5% menor do que o alcançado no mesmo período de 2012, em relação à movimentação de navios de carga geral, graneleiros e mineraleiros.
 
 
Cezar Scanssette
Editor de Portos
 
A movimentação de navios mercantes no mês de setembro no Complexo Portuário de São Luís (CPSL) chegou a 143 unidades (desconsiderando as embarcações de apoio como rebocadores, dragas e lanchas de praticagem). O sistema integra do porto público organizado do Itaqui e os terminais privativos Ponta da Madeira (Vale) e Alumar. No comparativo com o mesmo período de 2012, quando foram registrados 158 navios, verifica-se uma diferença de 10,5%.
As informações estatísticas são de sites de monitoramento do tráfego marítimo e da praticagem de São Luís, até as 20h de ontem. No período em referência, o Porto do Itaqui recebeu 63 navios neste ano, contra 69 em setembro do ano passado (diferença de 9,5%); Ponta da Madeira registrou 55 cargueiros no mês passado e 60 no mesmo intervalo de 2012 (diferença de 9,09%); no Terminal da Alumar, foram 25 navios em setembro deste ano e 29 no período equivalente do ano passado (diferença de 16%).
Em relação à movimentação deste ano, relativo a setembro, o Porto do Itaqui registrou o maior tráfego, com 63 navios, com taxa média de estadia de 2,1 navios por dia e média de atendimento de 11,4 horas por navio.
No Itaqui, o berço 104 apresentou a maior movimentação de navios, com 16 unidades. O atracadouro é destinado prioritariamente a operações com derivados de petróleo, assim como o berço 106, que registrou 14 navios-tanque no período em referência.
Ainda em relação ao Itaqui, o berço 102 registrou o atendimento a 11 navios, enquanto o berço 101 recebeu oito embarcações, seguido pelo berço 103 (seis navios) e o 100 (cinco navios). Há ainda o registro de três embarcações abastecidas de combustível e/ou suprimentos.
O Terminal da Alumar, com dois atracadouros, recebeu 25 navios em setembro deste ano, sendo 11 no berço número 1 e 14 embarcações no berço número 2, o que dá, no resultado geral, uma taxa de estadia média de 0,83 navios por dia e tempo médio de estadia de 28,8 horas por navio.

Vale - O Terminal Ponta da Madeira, que movimenta predominantemente minério de ferro, registrou a operação de 55 cargueiros em setembro deste ano, o que dá uma taxa média de atendimento de 1,83 navio por dia e média de estadia de 13,09 horas por navio. O maior número de operações, de acordo com as estatísticas, ocorreu no atracadouro sul do Píer III, com 17 cargueiros atendidos, seguido pelo Píer I, com 16 embarcações.
Ainda em relação a Ponta da Madeira, o Píer II recebeu nove cargueiros no período em referência, enquanto o berço norte do Píer III registrou sete navios de carga. Um detalhe quanto ao Píer II, que é o berço 105 do Porto do Itaqui, arrendado à VLI, empresa de logística controlada pela mineradora Vale, trata-se de um atracadouro destinado geralmente à movimentação de soja e seus derivados, mas também registra embarques de minérios.

Novidade – Em setembro deste ano, mais um atracadouro de navios entrou em operação no sistema portuário da Ilha, o berço sul do Píer IV de Ponta da Madeira. Embora a Vale tenha informado anteriormente que se trata de uma etapa de testes operacionais, o atracadouro recebeu seis embarcações, sendo três do tipo Valemax, considerados os maiores navios mineraleiros do mundo, com capacidade de carga de até 395 mil toneladas cada um megacargueiro.
A primeira operação de um Valemax no novo atracadouro foi divulgada no dia 2 de setembro, com a conclusão da carga do Vale Cofeidian, embarcando mais de 390 mil toneladas. O navio partiu em direção à Ásia, segundo informativo da mineradora.
Cabe ressaltar que, anteriormente a essa operação, a Vale realizou embarques de minério no berço sul do Píer IV, mas em navios de menor porte dos Valemaxes, sendo o primeiro o Ore Belo Horizonte, em dezembro de 2012, com 179,2 mil toneladas de porte bruto.
Ainda em relação às operações no berço sul do Píer IV ocorridas em setembro deste ano, destaque para o Vale Rio de Janeiro, que atracou no dia 12 e carregou 390 mil toneladas de minério, partindo do terminal no dia 14; o Berge Blanc, que atracou no dia 15 e embarcou 234 mil toneladas de carga, zarpando no dia 17; e o Stellar Ocean, que atracou no dia 24 e partiu no dia 26, carregado com 286 mil toneladas de minério.
Na lista consta ainda a operação com o Vale Minas Gerais, atracado no dia 26 e desatracado no dia 29 no berço sul do Píer IV, após o embarque de 380,1 mil toneladas de minério de ferro. Por fim, as estatísticas destacam a operação do Brasil Maru, atracado no início da tarde de ontem para o embarque de 320,8 mil toneladas de minério, com partida prevista para amanhã (dia 2).

Nenhum comentário: