domingo, 14 de julho de 2013

Oito aplicativos úteis para o novo sistema Windows 8

 
Entre os destaques estão tradutor, editor de fotos e aplicativo para o YouTube
 
SÃO PAULO - Apesar da resistência inicial de muitos usuários com a nova interface do Windows 8, o número de aplicativos na loja virtual deste sistema operacional cresce rapidamente. No mês passado, esse número já passava 100 mil. Confira uma lista com oito aplicativos interessantes e úteis para o seu dispositivo com Windows 8.

Fhotoroom - Apesar de ter uma interface simples, o Fhotoroom é um excelente editor de fotos. Além dos recursos básicos de edição (cortar, girar, redimensionar, exposição e temperatura de cor), o aplicativo conta com vários recursos avançados. Os usuários irão adorar a vasta seleção de filtros e molduras no estilo Instagram.

Hyper for Youtube - O YouTube não tem aplicativo oficial para Windows 8, mas não faltam aplicativos feitos por terceiros. Entre eles, o Hyper se destaca por oferecer recursos bem úteis e permitir que os vídeos sejam baixados em diferentes resoluções. O aplicativo permite adicionar vídeos e canais numa lista de favoritos. As atualizações de usuários seguidos (assinaturas) também são exibidas. O monitoramento de marcações (tags) também é possível, assim o usuário receberá notificações quando, por exemplo, um vídeo sobre "manifestações - Brasil" for adicionado. E a tela inicial do Hyper pode ser personalizada conforme o gosto de cada um.

Bing Translator - Este tradutor oficial da Microsoft é um ótimo companheiro do Windows 8 e permite traduzir frases de forma fácil e eficiente. Seu funcionamento é simples, basta digitar ou colar uma palavra ou sentença e escolher os idiomas envolvidos na tradução. Pacotes de idiomas (por volta de 120 MB cada um) podem ser baixados para que o aplicativo seja usado mesmo sem uma conexão de internet. Um dos recursos mais bacanas é o de tradução por foto. Use a câmera do seu dispositivo para fotografar algo escrito e o Bing fará o reconhecimento automático dos caracteres contidos na foto para em seguida traduzi-los.

Metro Commander - A falta do Windows Explorer no Windows 8 é percebida por muitos usuários. Para voltar a poder copiar, apagar, mover, localizar e renomear arquivos à moda antiga, diretamente da tela inicial, instale o Metro Commander. O aplicativo oferece dois painéis de navegação que correspondem a duas janelas do Windows Explorer abertas ao mesmo tempo. A integração com o Skydrive está presente o que facilita gerenciar seus arquivos em nuvem.

Multimedia 8 - O Windows Media Player foi outro recurso removido do Windows 8. Agora existem aplicativos nativos específicos para rodar seus vídeos, músicas e fotos. Mas nada melhor do que fazer tudo isto de um único lugar. Para atender esta demanda foi criado o Multimedia 8. Além disto, o usuário pode criar listas de reproduções e converter o conteúdo para formatos diferentes. Os vídeos podem ser capturados de dispositivos externos e mais tarde podem ser feitas edições básicas de corte. O Multimedia 8 é compatível com legendas, vídeos em 3D e dispositivos com DNLA (transmissão de imagem sem o uso de cabos).

Clima - A Microsoft tem um aplicativo oficial do Windows 8 de previsão de tempo chamado Clima. As previsões podem ser para as próximas horas ou dez dias seguintes. O usuário pode ver mapas climáticos de satélites da sua região e verificar registros históricos de temperatura. O recurso de clima hostil envia notificações no caso de previsões deste tipo. O usuário pode deixar o aplicativo no modo Live Tile e ver o clima de diferentes cidades direto de sua página inicial.

Tiles Reminder - Sempre é bom ter um bloquinho de papel próximo, no caso de haver a necessidade de anotar rapidamente uma ideia, uma lista de compras ou um contato passado por telefone. Mas os papeizinhos são facilmente perdidos, além de não serem ecologicamente corretos. Para resolver isto, foi desenvolvido o Tiles Reminder. Fora o recurso de anotações rápidas, o aplicativo conta com um gerenciador de tarefas e ferramentas de calendário. As anotações mais importantes podem ser fixadas na tela inicial do Windows 8.

NextGen Reader - Para quem ficou órfão do Google Reader, o NextGen é um ótimo substituto. Este aplicativo facilita bastante o acompanhamento de feeds de notícias. O NextGen oferece suporte a visualização no modo retrato. Os artigos podem ser definidos para serem abertos, por padrão, de três formas distintas: notícia completa, página de internet ou resumo. Existem duas opções de temas que podem ser escolhidas, uma clara e outra escura.

Nenhum comentário: