sábado, 13 de julho de 2013

Obra de recuperação da réplica da Torre de Pisa maranhense está quase pronta

 
Governo do Estado, que está restaurando a torre, um dos cartões-postais do município de Montes Altos, na Região Tocantina, deverá inaugurar a obra.
 
João Rodrigues
Da equipe de O Estado
 
Montes Altos - Começou a contagem regressiva para a conclusão da obra de recuperação e restauração da réplica da famosa Torre de Pisa (Itália), um dos cartões-postais da cidade de Montes Altos, na Região Tocantina. A obra chegou a 60% do serviço e a previsão é de que seja inaugurada no dia 30 de agosto. A informação é da Construtora Ducol, responsável pela obra executada pelo Governo do Estado.
Desde o início da recuperação, no dia 3 de junho deste ano, os operários trocaram 96 dos 128 pilares. A construtora informou que a obra está dentro do prazo, mas não está descartada a possibilidade de ficar pronta antes.
"Falta trocarmos os 32 pilares e as janelas de alumínio [miolo], fazer a pintura e instalar o revestimento do piso, além das instalações elétricas", informou o engenheiro civil Francisco de Assis Souza, que responde pela construtora.
Com a troca das instalações elétricas, a torre, que fica em frente à Igreja de Nossa Senhora de Santana, ganhará aproximadamente 150 pontos luminosos.
Estão ainda no projeto de recuperação a colocação de esquadrias de alumínio e a construção de uma nova escada em tamanho padrão para a estrutura da torre. Há previsão também de um corrimão, entre outros itens de segurança.
A construtora pretende sugerir ao padre Raimundo Brandão, pároco da Igreja de Nossa Senhora Santana, a instalação de cerâmica no piso como forma de melhorar a qualidade da obra e imprimir um toque de modernidade à torre construída pelo frade Aristides Arioli em 18 de março de 1995, para lembrar os 100 anos da presença dos capuchinhos no Maranhão, 33 desses anos em Montes Altos.
Para a execução desses serviços, a Ducol mantém 14 homens entre pedreiros, carpinteiros, ajudantes, armadores, técnicos de segurança do trabalho e engenheiros. Todo o trabalho que está sendo realizado atende às normas de segurança do trabalho, segundo informou o técnico da área, João Rocha.
"Eu ministrei o treinamento em segurança do trabalho em altura que teve o emprego de cinto de paraquedista em tala baixa, aquele que segura o corpo [cinto antiqueda] para evitar acidentes", destacou o técnico.
Com a conclusão da obra, segundo João Rocha, a torre deverá ficar ainda mais bonita e será motivo de orgulho dos moradores do município com cerca de 10 mil habitantes. Desde que foi erguida, a réplica da Torre de Pisa é motivo de admiração e orgulho dos moradores, sentimento que ultrapassou as barreiras da religião.

Estrutura - Os números que envolvem a construção da torre são impressionantes. Diferentemente da original, que fica em Roma, a torre de Montes Altos, única réplica existente no Brasil, não é inclinada.
O obelisco integra um complexo que inclui a casa paroquial e um hospital, também ligado à Igreja Católica, que foi reativado no início deste ano por conta de uma parceria firmada pela Diocese de Carolina com a Prefeitura local.
Conforme relatório de duas especialistas, encomendado pela Igreja no fim do ano passado, a estrutura da torre é de 33 metros de altura por 15 metros de largura.
Na época em que o estudo foi feito, ficou comprovado que a falta de manutenção e o badalar do sino de bronze aceleraram o desgaste da torre. Quando o sino era tocado, as colunas vibravam devido ao seu peso de 1.300kg.

Campanha - A obra em andamento é uma resposta do Governo do Estado aos apelos feitos em uma campanha em favor da recuperação da réplica da Torre de Pisa, desenvolvida pela Paróquia de Nossa Senhora de Santana, por meio do padre Raimundo Brandão.
A campanha intitulada Doar para Recuperar foi liderada pelo padre e consistiu na realização de passeata com carro de som e celebração de uma missa especial. O sacerdote também incentivou fiéis a divulgar em a campanha nas redes sociais e participou de uma reportagem publicada em O Estado no começo do ano e falou sobre o assunto no Jornal Nacional (Rede Globo), iniciativas que mobilizaram o município e comoveram pessoas de instituições do Brasil e diversas partes do mundo.
Naquela época, também foi divulgado o número de uma conta bancária em nome da Diocese de Carolina para recebimento das doações, mas não foi informado até agora quanto foi arrecadado. A recuperação da torre foi assegurada pela governadora Roseana Sarney ao padre Raimundo Brandão, que temia que a torre pudesse desabar com o início do período das chuvas na região, por causa da estrutura desgastada.
O bispo de Carolina, dom José do Egito, apoiou a campanha, ocasião em que demonstrou muita preocupação com a possibilidade de desabamento da torre.
Com a recuperação, o monumento não só terá estrutura reforçada como ganhará mais iluminação, o sino original voltará ao seu lugar, bem como há a garantia da construtora de que o formato original será mantido.

Mais


Estrutura da réplica
A estrutura foi erguida pelo frade capuchinho Aristides Arioli em 18 de março de 1995 com o objetivo de lembrar os 100 anos da presença da irmandade no Maranhão e 33 anos desses mesmos religiosos em Montes Altos. A obra é única no Brasil.

Estrutura da original
A torre pendente de Pisa ou Torre de Pisa é um campanário da catedral da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da catedral e é a terceira mais antiga estrutura na praça, depois da catedral e do batistério.

Sem inclinação
A torre de Montes Altos está sendo recuperada e deverá ser inaugurada no fim de agosto, conforme a construtora responsável pela obra. O obelisco foi construído para homenagear os padres capuchinhos.

Com inclinação
Embora destinada a ficar na vertical, a Torre de Pisa começou a inclinar-se após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais.

Tamanho da réplica
A estrutura da torre de Montes Altos é de 33 metros de altura por 15 metros de largura. O obelisco teve a estrutura abalada, segundo dados da Igreja, pela falta de manutenção e pelo peso do sino. Quando o sino era tocado, as colunas vibravam. O sino pesa 1.300kg

Tamanho da original
A altura do solo ao topo da torre é de 55,86ms no lado mais baixo e de 56,70m na parte mais alta. A espessura das paredes na base é de 4,09 metros e 2,48 metros no topo. Seu peso é estimado em 14 500 toneladas

Nenhum comentário: