sábado, 13 de julho de 2013

Neste domingo acontece a 10ª edição da Parada do Orgulho Gay na Avenida Litorânea em São Luís

 

10ª edição da Parada do Orgulho LGBT movimenta hoje a Avenida Litorânea



Parada da Diversidade Sexual e Orgulho LGBT de São Luís terá início às 14h, com concentração na Praia de São Marcos.
Acontece hoje a 10ª Parada da Diversidade Sexual e Orgulho LGBT de São Luís. A organização do evento espera um público flutuante de até 300 mil pessoas na Avenida Litorânea, a partir das 14h, quando começa a concentração, na Praia de São Marcos. Com o tema 10 Anos de Lutas e Conquistas: não precisamos de cura, precisamos de respeito e cidadania, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros irão, além de reivindicar a implementação de políticas públicas e o exercício dos seus direitos, celebrar as conquistas da população LGBT maranhense e nacional.
Às 14h, 12 trios elétricos começarão a animar o público presente na Avenida Litorânea com a apresentação do DJ Paulo Vennus, dos cantores Caio Monteiro, Emanoel Montenegro, Valeska Furtado, Suzane D'Castro, além da presença de drag queens e go go boys. O show de encerramento ficará a cargo da cantora Louise Lima, dona do hit I found you live in hacker boy, que fará o lançamento do single Girl of your dreams. O show está previsto para começar às 20h.
Para garantir a segurança dos participantes da capital e do interior na parada, a Polícia Militar (PM) colocará policiais por toda a extensão da avenida para orientar as pessoas a não portarem armas ou objetos cortantes como garrafas de vidro. Para evitar que os participantes da marcha acessem o local do evento portando armas ou outros objetos perigosos, serão feitas abordagens em pontos estratégicos de entrada e saída da Avenida Litorânea.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fará o disciplinamento do trânsito. No início da manhã, será interditado na Avenida Litorânea no sentido das praias e a partir das 14h as duas faixas da via ficarão fechadas. Agentes de trânsito também estarão no local orientando os motoristas quanto às rotas alternativas e o cumprimento das leis de trânsito. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará à disposição caso haja alguma ocorrência médica.

Preparação - Ontem, como preparação para a Parada do Orgulho LGBT, foi realizado o X Seminário LGBT. O evento começou às 9h, no auditório da Escola do Bom Menino, no Convento das Mercês, Rua da Palma, Praia Grande. O objetivo do seminário foi discutir os problemas enfrentados pela população LGBT no estado, além de servir como uma oportunidade de cobrar ações voltadas para este grupo social.
Segundo o advogado e presidente da Comissão para Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Maranhão, Thiago Viana, duas iniciativas importantes foram tomadas pelo setor público este ano. "A Prefeitura realizou a 1ª Reunião Intersetorial de Trabalho com Gestores do Município de São Luís e a 1º Mesa de Diálogo Faça de São Luís uma Cidade Livre da Homofobia. Já o Governo do Estado, por iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, criou a Rede Intersetorial de Combate à Homofobia, composta por diversas secretarias estaduais e municipais, além de representantes do Movimento LGBT, da Defensoria Pública e de OAB, com o objetivo de pensarmos o atendimento integral das vitimas de discriminação, apuração e punição dos casos de homofobia no estado", destacou.
 

Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2012 foram notificados 9.982 casos de violência contra a população LGBT no Brasil, um aumento de 46,06% em relação a 2011. Por isso, os ativistas cobram a criminalização da homofobia no país. No Maranhão, o Grupo Gayvota realizou um levantamento de dados sobre assassinatos e violência contra homossexuais. De acordo com o Relatório dos Crimes Homofóbicos no Estado do Maranhão, desde o ano 2000 foram registrados mais de 33 casos de homossexuais mortos por conta da sua orientação sexual e identidade de gênero.

Nenhum comentário: