sexta-feira, 12 de julho de 2013

No Centro Histórico aumenta consideravelmente o movimento de pessoas nos meses de férias e mais policiais foram destacados para a região.



Segurança é reforçada durante período das férias


No Centro Histórico aumenta o movimento de pessoas e mais policiais foram destacados para a região.
 
Com as férias do mês de julho, o fluxo de pessoas no Centro Histórico de São Luís, um dos principais atrativos turísticos da capital, aumenta em até 50%. A informação é da Companhia de Policiamento Turístico Independente (CPTur Ind.). Por isso, o policiamento na área será reforçado para garantir a segurança dos frequentadores, apesar dos índices de criminalidade estarem sob controle na região. Segundo a companhia, a principal ocorrência registrada são os roubos a pessoas que, no primeiro semestre deste ano, somaram 11 registros.
A maior parte dos visitantes do Centro Histórico se concentra no bairro Praia Grande, onde fica localizada a maioria dos bares, restaurantes e casas noturnas da área. O movimento é maior nos fins de semana. Somente às sextas-feiras, dia de maior fluxo de pessoas na área da Praia Grande, cerca de 3 mil frequentadores circulam pelo local. O número de pessoas vai se alternando ao longo do dia, mas é no fim da tarde que começa o maior movimento. Até as 20h, passam pelo local as famílias que vão aos restaurantes ou bares com música ao vivo e aquelas pessoas que estão no happy hour. Depois disso, a Praia Grande é ocupada pelos frequentadores das boates.
Por isso, além do policiamento rotineiro - que conta com três policiais no trailer instalado na Rua da Estrela, uma viatura, uma motocicleta e rondas a pé -, houve reforço no contingente. "Na Praia Grande, intensificamos o policiamento a pé. São duas duplas a mais. Esses policiais, além de fazerem a segurança da área, atuam como facilitadores dos turistas, repassando informações sobre serviços, dicas de segurança e outras", informou o major Nildson Lenine, comandante da CPTur Ind.
Além da área do Centro Histórico, a companhia é responsável também pela segurança do Parque Estadual da Lagoa da Jansen e da Ponta d'Areia, áreas que recebem muitos visitantes durante o período de férias. Na Lagoa, foi reforçado o policiamento motorizado, e na área da península o policiamento está utilizando quadriciclos. Ao longo da orla da capital, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) desenvolve a Operação Férias, reforçando e intensificando as ações de segurança nas praias.

Ocorrências - Segundo o comando da CPTur Ind., o número de ocorrências registradas no Centro Histórico de São Luís está diminuindo. Os casos de tumulto ou conduta inconveniente, furtos, lesões corporais leves, além de tentativas de roubo, furtos e desacato, são os principais registrados na região. O crime com maior número de ocorrência é o roubo a pessoas - 11 de janeiro a junho deste ano. Março foi o único que não teve registros do tipo. Maio e junho foram os meses que tiveram o maior número de registros, quatro. "No geral, junho teve registros muito abaixo do esperado, apesar das festas", afirmou o major Lenine.
O segundo tipo de ocorrência mais registrada no primeiro semestre foram os casos de lesão corporal, com cinco registros. O major Lenine frisou que no local não foram registrados assaltos a bancos e homicídios. "As ações criminosas na Praia Grande estão diminuindo. Seja porque a população está mais atenta, seja porque o policiamento está sendo reforçado. A prova disso é que não temos ações criminosas violentas, como homicídios", disse.

Saiba mais


Para coibir as ações criminosas no dia de maior fluxo de pessoas na Praia Grande, às sextas-feiras é realizada a Operação Varredura no Reviver, quando a CPTur Ind. recebe um reforço de 3 conjuntos de cavalarias e 10 policiais para garantir a ordem na área e averiguar as denúncias recebidas. Este trabalho garante que 80% dos casos sejam resolvidos sem a necessidade de registro de boletim de ocorrência e encaminhamento dos envolvidos à Delegacia Especial de Turismo (Detur).

Dicas de segurança para o turista:


- Mantenha-se sempre perto de sua bagagem, principalmente as portáteis;
- Não troque seu dinheiro com pessoas desconhecidas. Procure sempre uma casa de câmbio ou bancos autorizados;
- Deixe sempre a chave do seu apartamento na portaria do hotel e mantenha bem guardado seu cartão de identificação, fornecido pelo estabelecimento de hospedagem;
- Não abra a porta de seu apartamento sem antes identificar o visitante;
- Deixe seus valores no cofre do hotel;
- Procure não deixar à mostra câmeras fotográficas e de vídeo em locais movimentados;
- Não saia com joias e grandes quantias em dinheiro;
- Evite transitar com passaporte e documentos, sobretudo na praia;
- Em caso de perda ou extravio, comunique imediatamente à polícia;
- Procure não andar em ruas, becos, avenidas desertas e locais com muita vegetação, principalmente à noite;
- Quando estiver em bares ou restaurantes de calçada, não deixe carteira ou documentos soltos sobre a mesa, nem pendure bolsas ou sacolas nas cadeiras;
- Só utilize os serviços de táxis credenciados, devidamente identificados.

Nenhum comentário: