sexta-feira, 12 de julho de 2013

'Miolos de bois' chamam a atenção no centro histórico de São Luís

 
 
 
Miolos de bumba-boi fazem cortejo comemorativo no Centro Histórico de São Luís

8º Encontro de Miolos de Bumba Meu Boi de Todos os Sotaques foi realizado ontem na Praia Grande.

 
Jock Dean
Da equipe de O Estado
Figuras que todo São João ficam sempre no anonimato, os miolos de boi tiveram ontem um dia em que foram os protagonistas da festa durante o 8º Encontro de Miolos de Bumba Meu Boi de Todos os Sotaques. O evento aconteceu na Rua Portugal, Praia Grande, onde desde as 9h eles estavam reunidos para comemorar mais um ano de trabalho de festejo junino. O ponto alto do encontro foi o cortejo realizado pelas ruas do Centro Histórico, ontem.
Há oito anos, os miolos decidiram se confraternizar e mostrar aos ludovicenses quem são as pessoas que dão vida aos bois durante as noites de arraiais pela cidade. Este ano, mais de 80 miolos participaram do encontro. Mailson Alves é brincante do Bumba Meu Boi Estrela de São João, do Parque Horizonte, há oito anos e para ele ser miolo de boi é uma missão.
"Sinto-me emocionado em poder participar e brincar no boi. comecei como Pai Francisco e já estou há dois anos como miolo. Já cheguei a fazer seis apresentações numa só noite e a satisfação vence o cansaço", declarou.
Segundo Cristina Mendes, uma das organizadoras do encontro, o evento é importante porque destaca uma das figuras mais importantes do São João do Maranhão e que, apesar disso, recebe pouca atenção do público. "A ideia do encontro é prestigiar o anônimo que fica por debaixo do boi. Todo mundo se encanta com o bailado do boi, mas não sabe o trabalho que é dançar a noite toda de arraial em arraial. Além disso, essa é uma confraternização para homenagear os miolos que são tão importantes quanto qualquer outro integrante das brincadeiras", frisou.
Este ano, a festa prestou uma homenagem especial ao miolo de bumba meu boi José Cantanhede, que atualmente está com 70 anos de idade. Ele é da cidade de Axixá e dança como miolo há mais de 50 anos, tendo participando de vários grupos durante toda a sua história como brincante.
A ideia do encontro surgiu em 2002, no bairro Maiobão. Na época, apesar da pouca divulgação, contou com a presença espontânea de muitos brincantes. Mesmo com o sucesso inicial, o evento só voltou a ser reeditado em 2006 e desde então se tornou um festejo tradicional do calendário cultural maranhense, pois reúne brincantes de bumba meu boi de todo o estado.
Mais
 
O miolo é popularmente conhecido como a pessoa que dança debaixo do boi nos grupos de bumba meu boi durante o São João. São anônimos que dão vida ao principal personagem do São João maranhense.

Cortejo com personagem da brincadeira foi realizado nesta sexta (12).Cada indumentária pesa no mínimo 15 kg.


Do G1 MA com informações da TV Mirante
 
Quem passou pelo centro histórico de São Luís, nesta sexta-feira (12), foi surpreendido com couros bordados de boi espalhados pela Rua Portugal. A exposição é uma homenagem para um dos personagens mais importantes do bumba meu boi, e marca o oitavo encontro de ‘miolos’ de todos os bois de sotaques do Maranhão.
A exposição que atraiu os olhares de turistas e de gente que veio aqui para conhecer um pouquinho mais da brincadeira - e de um personagem especial que movimenta as festas juninas. Ele praticamente não aparece, mas é quem dá vida ao personagem central dessa grande festa popular. “Sem o miolo o boi não dança. Ele faz os movimentos, anima as índias, vaqueiros e público”, disse Socorro Almeida, integrante da organização do evento.
O miolo é o integrante do grupo que fica embaixo do boi. Cada um carrega uma peça de aproximadamente 15 kg nas costas e durante as apresentações capricha nos movimentos para para contagiar quem está prestigiando a brincadeira.
Há oito anos, Valter Rodrigues encara o trabalho do miolo como uma devoção. “É devoção a São João. Na temporada junina, quem gosta das brincadeiras sente a emoção”, afirmou Rodrigues.
Confira a matéria completa no vídeo acima.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estive em São Luís durante uma semana e, no penúltimo dia, quando fui visitar o Centro Histórico, tive a grata surpresa de presenciar esse "desfile" de Miolos de Bois. Achei muito lindo, fiquei emocionada. É necessário preservar essas manifestações folclóricas de nosso país.