sexta-feira, 12 de julho de 2013

Itaqui visa se destacar com a soja

 

Informação é do diretor da área de planejamento do porto, Daniel Vinent.

 
Os planos de expansão da movimentação de carga no Porto do Itaqui, em São Luís, tem se destacado no cenário nacional. Um dos projetos é o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), que deve começar a operar no primeiro semestre de 2014 e chega com a promessa de movimentar 10 milhões de toneladas de grãos
anuais, o que colocará o porto como referência no país na exportação desse tipo de carga, principalmente o complexo soja (grãos e farelo).
Em fins de junho, em entrevista ao site Guia Marítimo, especializado no setor portuário nacional, Daniel Vinent, diretor de planejamento e desenvolvimento da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), falou do empreendimento e outras obras que seguem adiante e visam transformar o porto.
Localizado em São Luís, o Itaqui é visto atualmente, segundo o site especializado, como uma grande promessa para o escoamento de celulose da Suzano Papel e Celulose, que inaugurou fábrica no município de Imperatriz com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas anuais. Simultaneamente, mantém a construção do terminal que servirá de canal condutor agrícola do Brasil para aquela região.

Pátios - Além do Tegram, segundo o diretor da Emap, há outro projeto de relevância logística, referente a pátios de movimentação de carga geral, em especial a celulose. A infraestrutura cais/pátios servirá para movimentar 8 milhões de toneladas de cargas novas nos próximos cinco anos, além de 16,5 milhões de toneladas que o porto deve registrar neste ano, com a atual estrutura.
“O porto, no fiml de 2012, apresentou uma movimentação de 15,6 milhões de toneladas anual. Deste total, 51% é granel sólido. Historicamente, o porto sempre movimentou mais da metade de sua carga com granel líquido. Algo em torno de 46% se refere a este tipo de carga. A parcela desta ‘pizza’ restante, que ainda é pequena, é destinada à carga geral, que com o desenvolvimento e nosso planejamento estratégico deve ter maior incremento de carga geral, bem como contêineres e outras cargas de projeto”, disse o diretor da Emap.
De acordo com Vinent, o Itaqui oferece, hoje, sete berços de atracação para uma projeção de movimentação de carga de 16,5 milhões de toneladas anuais. “Somado a isso, trabalha-se na construção do oitavo berço, o 108, que é um píer para movimentação de granéis líquidos e derivados e, além disso, no final de 2012, entregamos o píer 100 de multicargas, que possui, ao todo, 220 metros de comprimento”, disse.

Nenhum comentário: