sexta-feira, 12 de julho de 2013

Crescimento econômico do estado alavanca mercado de locação de veículos



Dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis revelam que 42 empresas atuam hoje no Maranhão, com uma frota de 4.500 veículos.
 
O crescimento econômico do Maranhão, nos últimos anos, tem resultado em mais oportunidades para o segmento de terceirização de frotas de automóveis. Segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), há 42 locadoras no estado que disponibilizam uma frota de 4.500 veículos para aluguel a empresas públicas e privadas.
Por conta desse crescimento, São Luís foi uma das cidades escolhidas pela Abla para apresentação, hoje, no Brisamar Hotel, do XI Fórum e Salão da Indústria do Aluguel de Automóveis. Este será o maior evento do setor a ser realizado no Brasil, especificamente em São Paulo, nos dias 18 e 19 de setembro.
A expectativa do presidente executivo da Abla, João Claudio Bourg, é que o evento reúna o máximo de empresários e profissionais que trabalham no setor de locação no Maranhão, já que o estado vem apresentando crescimento em termos de números de empresas e também de veículos disponíveis para aluguel.
Dados da Abla informam que em 2007, no estado, o setor tinha 2.395 automóveis para locação. No ano seguinte, saltou para 3.100, frota que foi crescendo e chegou agora a 4.500 veículos. O número de empresas também aumentou, saindo de 28, há seis anos, para 42 em 2012.
João Claudio Bourg destacou que os motivos do crescimento das empresas do setor, em todo o Brasil e também no Maranhão, estão relacionados com a atividade econômica, com os setores de infraestrutura demandando mais serviços, incluindo aí a terceirização de frotas de automóveis. No último ano, 57% das locações de automóveis foram destinadas para a terceirização, 19% para o turismo e lazer (pessoas físicas viajando em férias) e 24% para o turismo de negócios (pessoas físicas viajando a trabalho).
Nacionalmente, o faturamento anual do setor foi de R$ 6,23 bilhões, crescendo 9,88% em relação a 2011 e em ritmo 10 vezes superior à expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do ano no Brasil (+0,9%). Quanto à frota de veículos do setor, as 2.217 locadoras que atuam no país passaram a contar com 489.548 automóveis, 9,89% a mais que em 2011.

XI Fórum e Salão da Indústria em destaque


O Fórum e Salão da Indústria do Aluguel de Automóveis será o evento nacional que mais agregará conteúdo a todos os profissionais e empresários que militam neste setor. Este ano, acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, em São Paulo.
O Salão reunirá os principais modelos de automóveis lançados e a serem lançados até setembro, no Brasil. No Fórum, haverá palestras, painéis e atividades referentes às novidades e tendências do mercado de locação, incluindo produtos e serviços.
Este ano, o evento terá um caráter ainda mais estratégico e será uma ótima oportunidade para fortalecer a networking, a partir da presença dos mais importantes dirigentes das instituições financeiras, das montadoras, de atuais e de novos fornecedores do setor.
Conforme João Claudio Bourg, que está em São Luís para divulgar o Fórum e Salão, será muito importante ter em São Paulo, na época da realização do evento, uma presença maciça de empresários e profissionais de locadoras que atuam no Maranhão.

Mais


A participação das locadoras nas vendas do setor automobilístico foi de 7,85% no último ano. A Fiat mantém a liderança de vendas entre as locadoras de automóveis, com 31,08% de participação na frota total do setor, seguida pela Volkswagen, com 24,39%. Depois surgem a General Motors (18,20%), Ford (6,32%) e Renault (5,79%). As demais montadoras somaram 14,22% de participação.

Números


4.500 Automóveis é a atual frota disponibilizada pelas empresas locadoras no estado
42 Empresas de locação de veículos atuam hoje no Maranhão
2.217 Empresas locadoras de veículos atuam no país

Nenhum comentário: