sábado, 6 de julho de 2013

Domingo com o melhor da cultura maranhense

 

 
Maranhão Vale Festejar continua hoje, às 18h, no Arraial da Lagoa, com a apresentação de seis grupos folclóricos, show de amos de bumba meu boi.
 
A programação do projeto Maranhão Vale Festejar, realizado pela Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês, com o patrocínio da Vale, terá continuidade hoje, às 18h, com a apresentação de oito atrações. A abertura será com a Banda do Bom Menino e haverá ainda na programação shows dos amos de bumba meu boi, Boi Meu Tamarineiro, Boi União da Baixada, Cacuriá de Dona Teté, Boi de Leonardo, Boi da Pindoba e Boi de Morros.
A apresentação dos amos de bumba meu boi acontecerá uma vez por semana. Os representantes dos grupos fazem uma participação no palco, sem a presença de seus batalhões. Segundo Márcia Renata, da produção do Vale Festejar, este ano serão homenageados antigos e novos amos. “Nós resolvemos fazer essa homenagem, iniciando com os da nova geração e encerrando com os mais antigos”, antecipou Márcia Renata, acrescentando que participarão, entre outros, Humberto Filho (Maracanã), Júnior (Pindoba), Canário (Boi de São José de Ribamar), Ivaldo Onça (Madre Deus), Pititiu (Boi do Bairro de Fátima), Gilmazinho (Boi do Maiobão).
A Banda do Bom Menino, que abrirá a festança, é formada por ex-alunos da Escola de Música do Bom Menino, composta por crianças e adolescentes que ingressam na instituição por meio de teste de aptidão. A seleção é feita entre aqueles que têm de 9 a 14 anos. O curso dura cinco anos. A escola representa a oportunidade de profissionalização e estudo para as crianças e a garantia de espetáculos para a população, como o que será apresentado na noite de hoje. A instituição é mantida pela Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês, comandada por Raimundo Nonato Quintiliano desde 1993.
Outra atração da noite é o Boi Meu Tamarineiro, representante do município de São José de Ribamar, que animou os arraiais ao longo da temporada junina. O batalhão participa do projeto Ponto de Cultura, do Governo Federal, oferecendo oficinas de inclusão digital, dança, artesanato, música e bordado.

Cacuriá - O Cacuriá de Dona Teté, cujo nome homenageia a fundadora do grupo, se apresentará por volta das 21h e terá nos vocais a cantora Rosa Reis, que também toca caixas ao longo da apresentação. A dança é marcada pela sensualidade e os bailarinos mostram também coreografia embaladas por canções de duplo sentido.
O Boi da Pindoba, que tem como presidente a radialista Helena Leite, apresentará suas mais conhecidas toadas, entre elas Rosa preciosa, Lendas e mistérios, Lua cheia, entre diversas outras de seu vasto repertório. O Boi de Leonardo, fundado no bairro Liberdade, é um representante típico do sotaque da região de Guimarães, os quais em suas apresentações usam instrumentos de origem africana, como zabumba, tambor onça e tambor de fogo.
O Boi de Morros encerrará a programação no Arraial da Lagoa com seu batalhão formado por 160 integrantes. O grupo, aliás, está de viagem marcada para a Europa, especificamente Alemanha e Itália. Segundo José Carlos Muniz Lobato, cantador da manifestação folclórica, o restante do grupo permanecerá em São Luís para o Maranhão Vale Festejar. “Hoje, além da apresentação, teremos um ensaio técnico no teatro Viriato Corrêa, do IFMA. Nosso retorno será no dia 26 de agosto”, antecipou Lobato.

Serviço


• O quê
Maranhão Vale Festejar
• Quando
Hoje, às 18h
• Onde
Arraial da Lagoa
• Entrada franca

Nenhum comentário: