sábado, 6 de julho de 2013

Quatro séculos de música, no Projeto A Grande Música do Maranhão


Projeto A Grande Música do Maranhão vai catalogar, em CD, 400 músicas importantes do Maranhão; a escolha será por votação popular.
 
Ricardo Alvarenga
Da equipe de O Estado
 
Composições relacionadas ao Maranhão, escritas entre 1612 e 2012, serão eternizadas no projeto A Grande Música do Maranhão, que prevê o resgate histórico do cenário musical do estado. Idealizado pelo São Luís Convention & Visitors Bureau, com o patrocínio da Vale e apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o projeto pretende reunir em CD 400 músicas antológicas sobre o Maranhão, independentemente do gênero em que ela foi composta. Ou seja, a ideia é reunir desde canções eruditas até composições populares, desde que o trabalho tenha relação com o estado.
As músicas serão escolhidas por votação popular. Até o dia 31 desse mês, os interessados podem votar no site: projetosviva.com.br/enquete, para a escolha das 400 músicas que farão parte do CD em formato MP3. “Precisamos que todos participem e ajudem a fazer esse importante resgate musical dos últimos 400 anos. É algo bem simples, basta entrar no site do festival e preencher o formulário e sugerir a canção”, ressaltou Nan Souza, um dos diretores do São Luís Convention&Visitors Bureau e idealizador do projeto, que ainda integra a programação da entidade em comemoração aos 400 anos de São Luís, celebrado no ano passado.
A inspiração para o projeto A Grande Música do Maranhão, vem do inventário deixado por João Mohana, sacerdote, escritor e pesquisador musical que registrou 3 mil partituras musicais em todo o território maranhense. “O projeto A Grande Música do Maranhão é uma forma que encontramos de recuperar a memória musical da cidade, prestando também uma homenagem ao padre João Mohana, que durante muitos anos incentivou a produção local”, afirmou Nan Souza.
Para a produção do MP3 com as 400 músicas que fazem referência ao Maranhão, concorrem não só músicas de cantores maranhenses. A proposta é incluir compositores de outros estados, mas que possuem canções que tenham popularidade, porém com algum envolvimento com o estado.
A opção por um formato MP3 aconteceu devido à mudança no mercado fonográfico. “A música mudou e com ela o mercado fonográfico também. A música agora não existe apenas no CD, ela assume vários formatos, por isso acreditamos que o formato de MP3 é muito interessante”, afirmou Josias Sobrinho, músico e um dos responsáveis pelo projeto.
A realização do Festival Viva 400, ocorrido no ano passado em comemoração aos 400 anos da capital maranhense, foi o marco para o projeto de resgate histórico musical da cidade. O evento fez referência ao Festival Viva Maranhão, realizado em 1985, que já celebrava a nova história da música popular maranhense. A partir do festival foram feitas cinco eliminatórias de onde surgiram as 10 músicas classificadas, que juntas formam o primeiro produto do projeto VIVA 400, o CD e DVD Festival Viva. Esse material deve ficar pronto em breve e possivelmente o lançamento oficial será nas comemorações dos 401 anos de São Luís, em setembro deste ano. “A música é um dos principais fomentos para o turismo em São Luís. Somos conhecidos pela nossa tradição musical. Essa é uma forma de valorizar isso”, destacou Nan Souza.

Recuperação - Além do concurso das 400 principais músicas do Maranhão, o projeto está recuperando e transcrevendo as partituras mais importantes de compositores do período imperial do estado, como os irmãos Leocádio, Alexandre e Antônio Rayol, que, juntos com o padre João Mohana, são os grandes homenageados do projeto. Essa compilação da música do período imperial está sendo coordenada pelo professor do curso de Música da UFMA e diretor do Departamento de Assuntos Culturais da universidade, Alberto Dantas. “Dantas é um dos expoentes da pesquisa sobre a música imperial no estado. Dele surgiu o desejo de resgatar as produções musicais de época de São Luís. O trabalho de pesquisa do professor encontrou-se com a proposta da São Luís Convention, que pretendia realizar algo semelhante”, frisa Nan Souza.
Essa compilação será publicada em um dos três livros que refazem toda a trajetória da música no Maranhão, apoiando-se nas referências do padre João Mohana e nos trabalhos dos irmãos Rayol. “O material produzido será distribuído em todos os centros de estudo de música do Brasil, além de todas as bibliotecas do Maranhão. A proposta é que o material seja gratuito e que possa chegar aos mais diversos lugares do país e do mundo”, frisou Souza.
Além dos livros, a proposta é produzir também CD's e DVD’s contanto a história de 400 anos de São Luís através da música. “A ideia é que, de posse desse material, possamos fazer outro projeto para fazer a divulgação. E quem sabe levar esse material pelas emissoras de televisão educativa e para as rádios educativas também”, assinalou Nan Souza.

Números


Números para a escolha das 400 músicas que marcam a história do Maranhão:
600 Discos e CDS usados para selecionar a músicas;
6.000 Músicas escolhidas para a pré seleção;
1.000 Músicas Pré Selecionadas;
685 Músicas na votação popular;
400 Músicas serão selecionadas

Nenhum comentário: