sexta-feira, 7 de junho de 2013

Prefeitura dará início ao São João na quinta-feira


Programação junina será desenvolvida em 51 pontos da cidade com 234 atrações e vai ser iniciada pela Praça Maria Aragão.

Com orçamento de R$ 2,5 milhões, a temporada junina organizada pela Prefeitura de São Luís terá 18 dias de festas distribuídas em 51 pontos da cidade. A programação terá início na quinta-feira, dia 13, na Praça Maria Aragão, e vai até o dia 30 deste mês. Os detalhes do São João de São Luís – Festança de todas as cores foram divulgados ontem pela Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
Ao todo, 234 cantores, bandas e grupos folclóricos – entre eles, 97 grupos de bumba meu boi – se apresentarão pelos terreiros da cidade. Com 150 atrações, a Praça Maria Aragão, mais uma vez, sediará o principal arraial organizado pela Prefeitura. São esperados 12 mil visitantes por noite.
Na praça, situada no Centro, foram montadas 24 barracas – 18 destinadas à comercialização de bebidas e comidas típicas; uma ao Espaço do Artesanato, com os trabalhos de 20 artesãos; um Barracão do Forró, com capacidade para 300 pessoas; três espaços institucionais para a prestação de serviços; e o Espaço do Turista, com capacidade para 100 visitantes.
Um tablado com 1,20 m de altura será montado no centro da praça para receber os dançarinos dos grupos folclóricos. O palco principal (concha acústica), com mais de 400 m², receberá estrutura de sonorização.
O presidente da Func, Francisco Gonçalves, informou que os grupos folclóricos foram selecionados por meio de editais de contratação artística para participar do arraial organizado pela Prefeitura. Também foram lançados editais para a prestação de serviço (barracas e vendedores ambulantes), a seleção de arraiais comunitários e a montagem de infraestrutura. “Há mais oferta que possibilidade de contratação. Por isso realizamos chamadas públicas”, explicou Francisco Gonçalves.
O presidente da Func também respondeu a críticas sobre a redução, em relação ao ano passado, de dias de festas juninas. “O São João este ano está bem maior. Nosso critério não tem como base o número de dias. Contamos a quantidade de pessoas que poderão assistir e participar da festa. Isso sim aumentou, com a descentralização dos arraiais”, justificou.
Após críticas sobre a não seleção de grupos de coco para apresentações, Francisco Gonçalves informou que a Func decidiu incluir a dança na programação. “Só um grupo de coco se inscreveu na seleção. Trata-se de uma manifestação folclórica que passa por um processo de redução. Deve haver apenas oito grupos em São Luís”, disse.

Mais


Cohatrac, Cohab e outros bairros
Na área da Cohab e Cohatrac, a festa acontecerá no período de 22 a 30 deste mês. Também receberão apoio eventos realizados por grupos independentes, como a Festa de Santo Antônio (dia 13), Clarins da Ilha (dia 24, na Igreja de São João), a Festa de São Pedro (dia 29), a Festa de São Marçal (dia 30 ) e o Encontro de Bois de Zabumba (2º sábado de julho, no espaço Viva do Monte Castelo).

Números


R$ 2,5 milhões de orçamento
51 arraiais
234 atrações

Nenhum comentário: