sexta-feira, 24 de maio de 2013

Largada junina com grupos e artistas


Festança Junina no Ceprama será realizada em duas noites, hoje e amanhã, às 20h, com 15 atrações.
 
A largada para as festas juninas em São Luís será dada hoje, às 20h, com a realização da nona edição da Festança Junina no Ceprama (Madre Deus), com entrada franca. Orquestrado pela 2M Produções, em parceria com Mário Jorge Produções e promoção da Talismã Promoções, o evento será realizado também amanhã, no mesmo local e horário. No total, serão 10 grupos folclóricos e cinco artistas maranhenses.
Hoje, os convidados para animar o público da festança serão Boi de Morros (orquestra), Boi de Maracanã (matraca), Boi Novilho dos Lençóis (orquestra), Boi de Santa Fé (baixada) e Boi Brilho da Ilha (orquestra). O Boi Novilho dos Lençóis estará representando o município de Humberto de Campos. O cantor Betto Pereira também é uma das atrações. Os grupos terão entre 40 minutos e uma hora para suas apresentações.
Amanhã, a Festança Junina no Ceprama terá continuidade com mais atrações, sendo cinco grupos folclóricos e quatro artistas. Foram escalados Boi de Nina Rodrigues (orquestra), Boi Meu Tamarineiro (orquestra), Boi de São Simão (orquestra), Boi Oriente (matraca) e Boi do João Paulo (matraca), além de shows com os cantores Roberto Ricci, Tutuca, Djalma Chaves e César Nascimento. “Vou apresentar quatro canções, entre elas as preferidas do público como Ilha Magnética e Radinho”, destacou César Nascimento, acrescentando ainda Catirina e o Mar e Sapato pra todo pé, duas músicas de sua autoria, sendo a segunda em parceria com o compositor Vicente Telles.

Participações - Para Humberto de Maracanã, cantador do Boi de Maracanã, participar do evento é um prazer, principalmente por se tratar do primeiro evento que antecede ao São João. Todos os anos, o grupo participa, representando os bois de matraca de São Luís. “Estamos muito felizes pelo convite e já participamos diversas vezes dessa festa maravilhosa”, disse Humberto de Maracanã.
Tutuca participa pelo segundo ano consecutivo e, entre as músicas que cantará, destaque para Um baião, Novilho do Rei e Xote da Saudade.
O Bumba Meu Boi Oriente vai levar o sotaque da Baixada para o Ceprama e reunirá cerca de 80 brincantes, segundo informou Juliana Fonseca, presidente do grupo folclórico. “Nós estamos animados para participar desta festa e vamos apresentar as novas toadas do CD Divino Tributo, feito para a temporada junina deste ano”, antecipou Juliana Fonseca, acrescentando que Divino Tributo é uma homenagem aos componentes do boi já falecidos, como Benedito Roxo, João Preto e Seu Raimundo.
Segundo Socorro Almeida, presidente do Boi Novilho dos Lençóis, de Humberto de Campos, o batalhão irá para o Ceprama com um total de 74 integrantes, que dançarão ao som das toadas dos cantadores David, Mosquito e Gilmar. “Estamos há um ano com esse boi e queremos fazer bonito em todos os eventos dos quais participamos”, frisou Socorro Almeida.
Clarissa Lobato, diretora-geral do Boi de Morros, revelou que o grupo está na expectativa para a festança e o batalhão vai “em peso” para o Ceprama, mas ainda apresentará o espetáculo de dança referente a 2012. “O novo espetáculo será apresentado somente no batizado, que está previsto para o dia 1º de junho”, contou Clarissa Lobato.
O evento é realizado anualmente e figura no calendário como a festa que a abre a temporada junina. Para as manifestações folclóricas, segundo o produtor Mário Jorge, representa o aquecimento para o período oficial e uma espécie de ensaio geral. Jorge conta que teve a ideia de realizar o evento quando percebeu que o mês de maio era um mês apático em relação a eventos juninos e precisava de um aquecimento para o São João.
“A nossa festança que tem patrocínio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura e Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, trata-se de uma festa harmoniosa e totalmente realizada no clima junino. É uma das festas mais esperadas do calendário cultural oficial no Maranhão. Gostaríamos de destacar o apoio do supermercado Maciel, Feijão de Corda, Centro Elétrico, do secretário municipal de Cultura, Francisco Gonçalves, e do vereador Ivaldo Rodrigues”, destacou Mário Jorge.

Serviço


• O quê
Festança Junina no Ceprama
• Quando
Hoje e amanhã, às 20h
• Onde
Ceprama (Madre Deus)
• Entrada franca

Programação


Hoje
Boi Novilho dos Lençóis
Boi de Santa Fé
Show Betto Pereira
Boi Brilho da Ilha
Boi de Morros
Boi de Maracanã

Sábado
Boi Oriente
Boi Meu Tararineiro
Show com César Nascimento, Roberto Ricci, Tutuca
e Djalma Chaves
Boi de São Simão
Boi de Nina Rodrigues
Boi do João Paulo

Nenhum comentário: