sábado, 25 de maio de 2013

Ator maranhense "batalha" nos Estados Unidos e fala sobre experiência e projetos

 


Foto: Divulgação.
 
Entre novelas, "reality show", curtas e peças, Al Danuzio garante volta a São Luís.

Amanda Arrais/Na Mira

SÃO LUÍS - Conhecido como Al Danuzio, o ator ludovicense de 24 anos mora nos Estados Unidos há cinco anos. Entre novelas, reality show, curtas-metragens e peças de teatro, o ator garante a volta para São Luís com projetos na área da atuação.
Danuzio, que confessa ter sido uma criança tímida, começou o teatro aos nove anos. "Sou um fruto do teatro-escola de São Luís", confessa o ator, que diz ter sido elogiado pelo professor após sua primeira peça, e protagonizado sua primeira obra aos 10 anos.
Diferentemente da maioria das pessoas que escolhem as Artes Cênicas como ramo profissional, Danuzio garante que sempre teve o apoio da família. "Como eu comecei muito cedo com o teatro-escola, eles apoiavam. O professor foi trabalhando essa coisa na cabeça dos meus pais quando nem eu mesmo tinha consciência", explica o ator, acrescentando que, aos 15 anos, quando ganhou seu primeiro prêmio no festival estudantil e começaram a aparecer os primeiros trabalhos remunerados, os pais encararam a atividade como profissional.
Aos 18 anos, Danuzio trabalhou como ator em uma companhia vinda do Rio de Janeiro para São Luís. Após três meses como ator, o jovem foi promovido a diretor. "Foi uma grande experiência, porque eles faziam turnês nacionais", conta o ator, que comemora o fato de ter viajado o Brasil com a companhia e totalizado mais de 60 espetáculos somente em São Luís.
Danuzio decidiu, então, ir para os Estados Unidos trabalhar com cinema e televisão. "Foi um ano inteiro viajando, vi que o Brasil era muito maior do que o que eu conheci. Adorei conhecer o Brasil, mas eu queria conhecer o mundo!", relembra o ator.
A viagem
"Fui pra Miami. Tinha vontade de aprender inglês e fui pra uma cidade americana onde a maioria fala espanhol, então decidi aprender espanhol", narra o ator, que confessa ter passado mais de um ano se dedicando ao aprendizado das línguas espanhola e inglesa. "No meu primeiro trabalho em novela, eu era um turista, então podia falar com sotaque", ri Danuzio, que chegou a decorar roteiros em francês e inglês à base da repetição para uma peça que circulou em turnê nos Estados Unidos, em 21 cidades de 16 Estados.
Em 2009, o ator participou de um reality show nomeado Talento Brasil, na época patrocinado pela Globo Internacional, no qual foram feitos 3.800 testes nos Estados Unidos com artistas brasileiros de diferentes categorias. Entre os 30 finalistas do programa, Danuzio saiu como vencedor com uma apresentação que ele mesmo havia escrito, dirigido e produzido o cenário.
No entanto, o que colocou o ator "na mídia" foi um projeto pioneiro de micro-teatro realizado em um container, onde a plateia era composta por apenas 15 pessoas. Na peça "Labirinto Sin Salida", Al Danuzio encenava um psicopata homossexual que sequestrava prostitutas por amor a um "cafetão". Após esse projeto, Danuzio trabalhou em novelas de circulação nacional e na produção de reality shows.
Projetos
"Hoje em dia minha grande meta é poder trazer produções de lá (Estados Unidos) pra cá, trazer profissionais de lá pra cá, construir coisas aqui pra levar pra fora", planeja Danuzio, que garante voltar pra São Luís no final de 2015, quando conclui seu curso de Cinema na New York Film Academy.
O atual projeto do jovem engloba seu terceiro curta-metragem em fase de pré-produção e captação de recursos. "Estou buscando parceiros locais que possam apoiar a ideia, quero levar o nome de São Luís lá pra fora", conclui o ator, que assegura ter escolhido o cinema como paixão.

Nenhum comentário: