Houve um aumento de 161% nos últimos seis anos no transporte de passageiros na travessia da Baía de São Marcos.
Durante o ano de 2012, os serviços de ferry-boat transportaram mais de 1,7 milhão de usuários, o que representa crescimento próximo a 20%. A meta da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) para 2013 é melhorar a infraestrutura dos terminais em São Luís e Alcântara.
Nos últimos seis anos, o número de usuários dos terminais de passageiros de ferry-boat de Ponta da Espera, em são Luís, e do Cujupe, em Alcântara, passou de 665 mil para mais de 1,7 milhão por ano, um aumento de 161%. O número, que se aproxima do dobro da população da capital, deve continuar aumentando, segundo a Emap.
Além dos trabalhos de melhoria realizados no ano passado, a Emap - responsável pela infraestrutura dos terminais - planeja reformar as duas unidades em 2013 visando absorver a crescente demanda com mais conforto, agilidade e segurança.
A travessia da Baía de São Marcos, via ferry-boat, é hoje uma das principais ligações de São Luís com o continente em direção principalmente aos municípios da Baixada Maranhense e ao estado vizinho do Pará. Todos os dias, são realizadas 10 viagens regulares. A título de comparação, em 2011, as duas operadoras de ferry-boat realizaram, juntas, 6.902 viagens, sendo 5.442 extras. Já em 2012 foram 8.250 viagens, sendo 1.464 regulares e 6.786 extras. O aumento, de um ano para o outro, foi de 19,03%.
Já em se tratando de veículos, foram transportados 36.362 a mais no ano passado se comparado a 2011, um acréscimo de 12,29%. Foram 295.811 veículos em 2011, contra 332.173 em 2012, entre automóveis, caminhões, camionetes, carretas, micro-ônibus, ônibus, vans e motos. No que se refere ao número de passageiros, o aumento no último ano foi de 277 mil 544 usuários a mais, o que representa alta de 18,9%. Em 2011, foi transportado 1,4 milhão de pessoas. Esse número saltou para 1,7 milhão no ano passado.
Melhorias - Nos últimos dois anos, a autoridade portuária vem intensificando o controle das operações de ferry-boat, no que se refere aos serviços prestados em terra, a exemplo de instalações como área abrigada dos terminais, estacionamento, lanchonetes, banheiros e rampas de acesso, assim como os serviços da segurança portuária, ações de preservação ambiental e fiscalização do trabalho das operadoras de ferry-boat. Está em fase de licitação a contratação de empresas para reforma dos terminais e, até o fim do mês, os serviços de reparo nas rampas de acesso serão concluídos.
As operadoras, por sua vez, estão adotando mais rigor nos procedimentos de segurança durante o embarque e desembarque de passageiros nos terminais; priorizando a segregação do fluxo de pessoas e de veículos para evitar acidentes; limpeza e manutenção das embarcações; obediência aos horários das viagens e oferta de embarcações extras, especialmente em períodos de festas, a exemplo do Carnaval, Semana Santa e no fim do ano, assim como da realização de eleições.
Parcerias - Em todas essas ocasiões, especialmente, e durante todo o ano, a Emap desenvolve planos de cooperação em parceria com a Polícia Militar do Maranhão, Capitania dos Portos e Vigilância Sanitária. A PM é responsável pelo policiamento da área 24 horas por dia, enquanto a Marinha pela fiscalização das condições de navegabilidade das embarcações, da habilitação da tripulação (comandantes e marinheiros), bem como pelo controle da quantidade e qualidade dos equipamentos de salvatagem (boias e coletes salva-vidas) e da fiscalização da capacidade das embarcações. Já a Vigilância fiscaliza as condições de higiene e saúde nos terminais e nas embarcações.
Este ano, no período do Carnaval, são esperados de 70 mil a 80 mil passageiros. Com mais de um mês de antecedência, as passagens de ferry-boat já esgotaram. Já as passagens para as embarcações extras não são vendidas com antecedência e dependem da demanda de usuários e da disponibilidade de embarcações. Os usuários que não adquiriram bilhetes com antecedência terão que aguardar na fila de espera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário