terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Carnaval Maranhense - Jamaica brasileira no circuito da folia

Por mais um ano consecutivo, o Bloco do Reggae, organizado pelo GDAM, levará o ritmo jamaicano ao Circuito de Rua da Madre Deus

As cores da Jamaica também estarão no Circuito de Rua da Madre Deus neste Carnaval. Por mais um ano consecutivo, o Bloco do Reggae, organizado pelo GDAM, participará da festa dos dias 9 a 12 de fevereiro, com a presença do que os organizadores chamam de “a cadeia produtiva do reggae no Maranhão”. O bloco está na concentração para agitar os foliões e as roupas da folia podem ser adquiridas na sede, no Parque Bom Menino.
O Bloco do Reggae é apenas um dos projetos mantidos pelo GDAM, que durante todo o ano desenvolve trabalho com adolescentes, jovens e adultos visando o resgate da cultura afro e das raízes maranhenses. Uma das características do Bloco do Reggae é também ser uma oportunidade para as pessoas que não sabem dançar o ritmo aprender alguns movimentos. Dançarinos dos trabalhos sociais desenvolvidos pelo GDAM participação de todo o cortejo para ensaiar alguns passos da dança.
Segundo o coordenador geral do bloco, Cláudio Adão, ao longo de sete anos de folia pelas ruas de São Luís, adultos e crianças unem-se para fazer a festa dançando ao som de um dos ritmos que foi incorporado à cultura maranhense. As prévias do bloco, segundo ele, estão agitadas e começaram desde o ano passado, com a escolha da musa do bloco, durante festa realizada no dia 1º de novembro em uma casa de eventos no bairro Anil.
Neste domingo, de acordo com Cláudio Adão, o bloco fará mais uma prévia, dessa vez no Bar do Nelson (Avenida Litorânea), às 16h. No dia 3 de fevereiro, a festa será na casa de eventos Kingston 777, no Anil, começando às 16h. “As nossas prévias acontecem com apresentação de repertório com vinil e participação de DJs, a exemplo de Jorge Black, Júnior Black, Nega Glícia e Franklin Waler”, disse o coordenador.

Time - No Circuito de Rua da Madre Deus, o bloco desfilará com um time de peso sobre um mini-trio elétrico, a exemplo dos DJs Neto Muller, Ademar Danilo, Wagner Roots e integrantes de equipes de vinil, como da Disco Memory, Power System, Radiola Reggae, Rádio Zion, Iron Disco, Hot Fire, entre outras. A concentração será no Centrus Bar (Praça Deodoro), de onde o bloco seguirá pela Rua do Passeio, finalizando o cortejo na sede do GDAM, no Parque do Bom Menino.
Entre os cantores, estarão Dub Brown, Ronny Green e Miriam Black. Bandas como Raiz Tribal e Barba Branca também acompanharão o bloco e farão apresentações. Este ano, os organizadores convidaram cantores jamaicanos para participar da festa. São eles Jack Robert e George Baker, que farão shows individuais.
“Nós juntaremos durante o bloco toda a cadeia produtiva do reggae, entre DJs, cantores, colecionadores de vinis, dançarinos, ou seja, todas as pessoas que se relacionam mais diretamente com o ritmo jamaicano,” destacou Cláudio Adão.
O coordenador disse ainda que a proposta é também realizar, durante as noites de folia, a campanha Criança não é de rua, que foi trabalhada também no ano passado. “Trata-se de um trabalho social do GDAM junto a algumas entidades. Nós estaremos também comercializando camisas para o bloco. É uma forma que encontramos para, também, angariar fundos para custeio de projetos sociais do GDAM”, frisou Adão.

Nenhum comentário: