
O bloco Confraria do Copo está em fase de preparativos para desfilar durante a folia oficial de Momo
Fundado em 1996 por um grupo de amigos do Caminho da Boiada – conhecido recanto boêmio e de movimentos culturais de São Luís –, o Bloco Confraria do Copo foi inspirado na vontade de criar algo que manifestasse a reunião de amigos do bairro. Sem perda de tempo, foi sugerido o nome: Confraria [irmandade]. Mas do quê? Do Copo, completou alguém. Nada melhor para definir um grupo de pessoas que se consideravam irmãos e se juntavam para tomar cerveja e botar a conversa em dia.
Dessa reunião surgiu um bloco, que hoje é uma das principais atrações do Carnaval de rua ludovicense e realiza apresentações tanto no período pré-carnavalesco quanto nos dias oficiais de festa e que já está aquecido para a folia. No sábado, a banda que puxa o bloco faz uma apresentação no Bloco da Imprensa, na Praia Grande, às 20h, como forma de atrair os foliões para o desfile do bloco, durante o Carnaval.
Este ano, quem quiser acompanhar os confrades pode adquirir o kit carnavalesco, com abadá, sacola e boné, na sede do bloco e na Floricultura Rosas & Cia (ambas no Caminho da Boiada), e Ótica da Gente ( Rua do Passeio e Shopping da Ilha). O preço do kit é de R$40,00.
Confraria do Copo é um bloco alternativo que usa carro de som e atrai dois mil componentes puxados por uma banda com 13 músicos entre vocais e instrumentistas de percussão, sopro, teclado, bateria, guitarra e contrabaixo. O grupo tem como proposta intensificar o movimento carnavalesco, dando ênfase à irreverência e à musicalidade maranhenses. O repertório mescla sucessos de antigos Carnavais, que vão do samba às marchinhas, passando por releituras de músicas maranhenses e composições autorais.
Como alegoria, o bloco conduz à frente do cordão um boneco gigante, confeccionado em isopor e outros materiais sintéticos, medindo cerca de 2,5m, simbolizando, de forma caricata, um degustador de cerveja.
No circuito oficial do Carnaval 2013, organizado pelo Governo do Maranhão, o bloco da Confraria, comandado pelos cantores Anderson, Carlão e Dudu, fará apresentações no bairro Cidade Operária, dia 2 de fevereiro, a partir das 23h, e nos quatro dias de festa fará o percurso Deodoro/Rua do Passeio. No dia 11, o bloco fará um grande baile na Praça Maria Aragão, seguido de cortejo pela Avenida Beira-Mar.
O presidente do bloco, João Azevedo, antecipa que o público pode esperar muita alegria para este ano. “Teremos uma festa com segurança garantida para os brincantes aproveitarem a folia e curtirem sucessos como Trombone de Vara, Não Seca Pimenteira e O Canto da Sereia”, destacou.
Histórico – O bloco Confraria do Copo foi formado por ex-integrantes da Turma do Lamê, primeiro bloco organizado fundado em São Luís, em 1968, que atuou no Carnaval de passarela. “O grupo acabou deixando de competir em 1985, pois a turma achava que brincar, sem as regras de passarela, era melhor”, conta o presidente do bloco João Azevedo.
Com o passar do tempo, a Turma do Lamê foi extinta e então a comunidade do Caminho da Boiada se organizou novamente para criar outro bloco, a Confraria do Copo.
No início, era um bloco puxado por uma Kombi, mais tarde aderiu ao estilo minitrio acompanhado por uma banda, que permanece até hoje. A Confraria só foi constituída juridicamente em 2000, com a criação da Associação Cultural e Filantrópica Caminho da Boiada.
Segundo o presidente do bloco, a realização do Festival de Música Carnavalesca do Sistema Mirante incentivou a divulgação de diversos grupos e blocos de rua, que hoje, têm músicas reconhecidas no Carnaval maranhense. “Muitos grupos participaram do festival porque tinham composições próprias. A canção Trombone de Vara, de nossa autoria, ficou entre as 12 classificadas, em uma das edições, e, até hoje, é uma das mais tocadas”, relembra.
A Confraria tem quatro discos lançados: CD experimental, com quatro faixas (2004), Folia na Ilha (2008), ganhou o Prêmio Universidade FM, na categoria Melhor CD de Música Carnavalesca, Confraria na Copa (2010) e No Meio da Banda (2011).
Nenhum comentário:
Postar um comentário