domingo, 17 de junho de 2012

São Luís já respira ares juninos

Aberta oficialmente a temporada de festejos juninos em São Luís

Índias, amos, rajados, cazumbas e caboclos de pena encantam o público com dança, ritmos e cores na estreia oficial dos arraiais de São Luís.

Yane Botelho
Da equipe de O Estado
Chegou a hora de guarnicê, e na noite de sexta-feira estrearam os arraiais oficiais de São Luís. Os cantadores soltaram a voz e deram o comando para o início das toadas que agitam os batalhões da Ilha.
Ao som das matracas, zabumbas e pandeirões, as promessas e a devoção a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, começam a se cumprir neste mês.
Rico em cores e ritmos, o bumba meu boi também traz a beleza das índias, que encantam o público com sensualidade e dança. Os cantadores iniciaram afinados os festejos juninos. Cantaram por várias horas durante as apresentações, que se estenderam até a madrugada de ontem em diversos terreiros espalhados pela cidade.
No Arraial da Lagoa, o cantador João do Sá Viana, 58 anos, há 25 anos comandante das toadas do Boi da Floresta, de Mestre Apolônio, coordenou a bela apresentação do grupo da Liberdade.
Trajando roupas estampadas, ele soltou a voz mostrando o timbre encantador característico das músicas de bumba meu boi. “É um orgulho, uma satisfação ser uma das estrelas dessa grandiosa festa. A jornada é cansativa. Estamos apenas começando, no primeiro dia de arraial, mas é no mês de junho que nossa vida se concretiza”, destacou.
A cantadora Thaís Moreno é a grande novidade do Boi de Nina Rodrigues (orquestra) para o festejo junino. Tradicionalmente cantadas por homens, as toadas ganharam suavidade na voz feminina.
“A inovação tem sido bem-aceita pelo público. É bastante diferente do tradicional, mas também é belo, é interessante. Estou muito satisfeita com a popularidade e o carinho que venho recebendo”, comentou a cantadora.
O cantor Inácio Pinheiro é uma das vozes, ao lado de Roberto Brandão, do Boizinho Barrica. Ele também comemora o início da temporada junina.
“Já botamos o boi na estrada. Essa é a maior alegria do maranhense. Saber cantar, ter esse dom e ter a oportunidade de fazer parte dessa festa é um privilégio”, afirmou Inácio Pinheiro.
Índias – Como parte do espetáculo, as índias trazem a beleza para o arraial. Com força de maratonistas e sensualidade de bailarinas, elas atravessam madrugadas levando o encanto e a magia do bumba meu boi. Elas fazem parte da trupiada e dançam ao som de pandeirões, matracas e zabumbas.
Para a índia do Boi de Nina Rodrigues Rennya Tajra, 24 anos, a sensualidade das índias é uma das contribuições para o sucesso da maior manifestação da cultura popular do Maranhão.
“A sensualidade e a beleza não estão apenas no corpo e nas indumentárias. O corpo à mostra fica realmente belo por causa da dança. A índia balança os ombros, fica na ponta do pé”, disse a brincante.
Já a índia do Boi de Morros (orquestra) Vanessa Barrros, 24 anos, acredita que o conjunto do corpo de baile deixa a festa mais bonita. “São muitas mulheres dançando ao mesmo tempo em uma coreografia muito bonita e única. Por isso, as índias levam a beleza aos arraiais”, acredita.

Mais


A Secretaria Estadual de Turismo iniciou a Campanha Contra a Exploração Sexual Infanto-Juvenil, que estará em vigor durante os festejos do mês de junho. O secretário Jura Filho, titular da pasta, pede a colaboração do público na vigilância dos arraiais. Denúncias podem ser feitas pelo Disque-100.
/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\222533\biamanprado (1).jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\222533\biamanprado (2).jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\222533\biamanprado (3).jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\222533\biamanprado (4).jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\222533\biamanprado (5).jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\222533\biamanprado (6).jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\222533\biamanprado (7).jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\222533\biamanprado (8).jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\222533\biamanprado (9).jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\222533\douglasjunior (1).jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\222533\douglasjunior (2).jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\222533\douglasjunior (3).jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0

Nenhum comentário: