domingo, 17 de junho de 2012

Reforma no aeroporto de Imperatriz já está quase concluída

Obra do aeroporto de Imperatriz deverá ser concluída em julho

Ampliação inédita é de 200%; obra está calculada em R$ 6,3 milhões.
João Rodrigues
Da equipe de O Estado

Imperatriz - Começou a contagem regressiva para a conclusão da obra de reforma e ampliação do Aeroporto Prefeito Renato Cortez Moreira, em Imperatriz, prevista para o mês de julho.
Com a entrada em operação dos Módulos Operacionais (MOPs) de embarque e desembarque, o aeroporto aumentará sua capacidade anual de passageiros dos atuais 100 mil para 500 mil usuários desse tipo de transporte ao ano. O aumento inédito é de 200%.
Iniciada no ano passado, a obra, no valor de R$ 6,3 milhões, consiste na execução da infraestrutura e instalação dos MOPs, compreendendo, ainda, a duplicação das esteiras de bagagens e reforço no sistema de segurança.
“Nós estamos apenas atendendo alguns requisitos da Companhia Energética do Maranhão [Cemar] para que terminemos a obra de ampliação da sala de embarque e desembarque”, informou a superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero/Imperatriz), Rosineide Muniz Pinheiro.
Ainda existe um projeto, sem previsão de data para ser executado, que prevê a ampliação do estacionamento do aeroporto e a reforma do terminal atual.
“Na terceira fase, os investimentos da Infraero em Imperatriz visarão à adequação dos ambientes. Tudo se transformará em um saguão com a ampliação e construção de um estacionamento”, adiantou Rosineide Pinheiro.
Melhorias - As melhorias no único aeroporto da cidade vão possibilitar maior conforto à demanda crescente dos usuários nas regiões sudoeste e sul do Maranhão, que pode ser explicada pelo aumento dos empreendimentos em Imperatriz e o turismo na região do Parque Nacional da Chapada das Mesas.
Diferentemente do que chegou a ser anunciado recentemente, vem ocorrendo crescimento na demanda de passagens no aeroporto imperatrizense. No ano passado, a Infraero registrou 269 mil passagens e este ano, até abril, aumentou em torno de 18% o movimento no terminal de passageiros.
“Continua crescendo em todo o Brasil o movimento operacional nos aeroportos, e o movimento de passageiros em Imperatriz não está fora dessa realidade”, destacou a superintendente.
Apesar da ampliação, o aeroporto não mudará de categoria. Ele é classificado como grupo 3, que comporta movimento de passageiros de até 1 milhão por ano e opera voos domésticos com aeronave de médio porte.
A Infraero também não recebeu nenhuma solicitação ou consulta por parte de empresa interessada em operar no aeroporto de Imperatriz. Havia boatos de que a Azul Linhas Aéreas teria esse interesse.
O Aeroporto Prefeito Renato Cortez Moreira recebe diariamente seis voos comerciais regulares das companhias Gol e TAM, pela manhã, tarde e noite. As linhas são: São Luís/Brasília com escala em Imperatriz e Brasília/São Luís também com escala em Imperatriz.
Suspensão - Quem usa o transporte aéreo com frequência partindo ou chegando a Imperatriz ainda teme pelo fim da rota Brasília/Imperatriz/São Luís. Esse voo estava previsto para ser suspenso no dia 7 de maio deste ano, mas depois de uma grande mobilização da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Sindicato de Atacadistas, vereadores e o deputado federal Chiquinho Escórcio(PMDB), o assunto virou pauta de reunião em Brasília (na Câmara Federal) e depois a companhia anunciou a suspensão provisória da medida.
Quarta-feira (13), O Estado procurou a TAM para saber a situação do serviço em Imperatriz. A assessora de Relacionamento com a Imprensa, Antoniela Silva, disse que continua valendo a última nota divulgada sobre o assunto, em que a companhia suspendeu provisoriamente o cancelamento do voo, enquanto faz novos estudos da rota.
“A cidade de Imperatriz continua atendida também por outros voos diários da TAM: o JJ3572, que decola de Brasília às 21h08 e chega a Imperatriz às 23h10, partindo de Imperatriz às 23h40, com chegada a São Luís à 0h35. No sentido inverso, o JJ3573, também com operação diária, que parte de São Luís às 5h50 e chega a Imperatriz às 6h45, partindo de Imperatriz às 7h25 e chegando a Brasília às 9h18”, diz trecho da nota da assessoria.
Câmara - O presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Hamilton Miranda (PSDB), reafirmou que a suspensão do cancelamento do voo se deu após a intervenção da classe política como o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o deputado federal Chiquinho Escórcio e da própria Câmara Municipal.
“Eles informaram [Edison Lobão e Chiquinho Escórcio] que enquanto não tiver o estudo de viabilidade econômica não mudaria nada. Agora, eu quero saber qual foi o motivo que levou a TAM a querer suspender o voo, já que não tem este estudo pronto”, indagou Hamilton Miranda.

Treinamentos deverão melhorar atendimento


Durante toda a semana passada, 70 pessoas, entre servidores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), funcionários de companhias aéreas, empresas terceirizadas e concessionárias do Aeroporto Prefeito Renato Cortez Moreira, em Imperatriz, participaram do Curso de Atendimento à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. O evento está sendo realizado em aeroportos de todo o país.
O curso faz parte do cumprimento à Política de Responsabilidade Social e Empresarial da Infraero, representada pelo Comitê Nacional de Acessibilidade da Infraero (Conaces).
O encerramento foi com um grande exercício de simulação de casos reais. A meta foi enfrentar problemas vividos por pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade.
“Diante do treinamento, foram conhecidos equipamentos já instalados para melhor atender o público, que no país atinge mais de 25 milhões de pessoas”, justificou um trecho de uma nota da Infraero enviada a O Estado.
Empresa - A Infraero é uma empresa pública federal brasileira de administração indireta, vinculada à Secretaria de Aviação Civil, criada pela Lei nº 5862, em 12 de dezembro de 1972.
A empresa é responsável pela administração dos principais aeroportos do país. No total, são 66 aeroportos, que movimentaram mais de 180 milhões de passageiros em 2011, e 81 unidades de apoio à navegação aérea. Obteve lucro líquido de R$ 370,8 milhões no ano passado.

Mais


Salas
A sala de embarque do aeroporto de Imperatriz passa de 132m² para uma área de 550m². A de desembarque, de uma área de 92m² para uma área de 600m². Com isso, o aeroporto terá capacidade de atendimento de 500 mil passageiros/ano.
Pista
O aeroporto de Imperatriz é subordinado à Superintendência Regional do Norte, em Belém do Pará, assim como ocorre com o aeroporto de São Luís. O tamanho da pista é de 1.798 metros.
História
No fim da década de 1930, Imperatriz era atendida pelo transporte aéreo regular por meio de hidroaviões (Junker) operados pelo Sindicato Condor, que utilizou o Rio Tocantins de 1939 a 1945. A partir do fim da 2ª Guerra Mundial, entrou em operação um aeroporto.
Operação
Em março de 1955, começou a operar no aeroporto a companhia Cruzeiro, utilizando aeronaves DC-3. Até dezembro de 1967, o aeroporto foi servido regularmente pela Real-Aerovias Brasil. Em janeiro de 1968, a Varig começou a operar no local, também com a aeronave DC-3, numa freqüência de dois voos semanais.
Novo
Estudos realizados a partir do fim da década de 1960 indicaram a necessidade de construção de um novo aeroporto, com capacidade de atendimento a aeronaves modernas e com melhores condições de infraestrutura.

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