domingo, 17 de junho de 2012

Realizada audiência pública do terminal de celulose do Itaqui

 

Projeto integra a construção de armazéns e ramais logísticos ferroviários e rodoviários para a exportação de produtos.
A audiência pública de apresentação do termo de referência do arrendamento do Terminal de Uso Público (TSP), destinado para a armazenagem e movimentação de granel sólido de origem florestal (pellets) e carga geral (celulose), foi realizada ontem no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), no Porto do Itaqui, onde o empreendimento será implantado.
O evento durou cerca de uma hora. Até o fim da tarde de ontem, a Emap não havia divulgado nenhuma informação a respeito da audiência. Dos informes anteriores, sabe-se que o empreendimento será instalado em uma área de aproximadamente 170 mil/m². O terminal terá capacidade para movimentar 2 milhões de toneladas por ano (TPA) de pellets (madeira prensada e desidratada), podendo chegar a 3 milhões de TPA. De celulose será 1,5 milhão TPA, podendo essa capacidade ser duplicada.
O empreendimento está orçado em R$ 243 milhões para uso por 25 anos, podendo ser prorrogado por igual período. A previsão é que o Itaqui passe a operar celulose no último trimestre do próximo ano e pellets no primeiro quadrimestre de 2014.
A movimentação de cargas será realizada no berço 100, que está em fase final de construção e deve entrar em operação neste mês.

Números


2 Milhões de toneladas por ano de pellets é a estimativa de operações do novo terminal.
1,5 Milhão de toneladas por ano de celulose é a estimativa de operações do novo terminal do Porto do Itaqui.

Nenhum comentário: