sexta-feira, 8 de junho de 2012

Antigo Cine Roxy dá lugar agora ao Teatro da Cidade de São Luís

Foram anos de espera, mas, depois de ser considerado um dos pontos de encontro dos amantes do cinema, finalmente o antigo Cinema Roxy, localizado na esquina da Rua do Egito com o Beco da Sé, em São Luís, terá outra utilidade. A Fundação Municipal de Cultura (Func) entregou, na noite de ontem, o Teatro da Cidade de São Luís .
Para que isso fosse possível, o prédio passou por ampla reforma, feita a partir de uma parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), subsidiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas. A fachada foi restaurada, mantendo as características originais da arquitetura do prédio. Na parte interna do novo teatro, foi construído um salão, com capacidade para 265 lugares e um palco, de 53 metros quadrados.
O espaço recebeu o nome do teatrólogo e dançarino maranhense Reynaldo Faray e será destinado a promover encenações teatrais, apresentações de canto lírico e popular, apresentações de músicas orquestradas, de canto coral, de trabalhos audiovisuais, palestras, convenções de naturezas diversas e outros eventos socioculturais.
Restauração - O projeto de restauração para o espaço foi orçado em R$ 1.239.518,41, sendo que, deste valor, 30% oriundos da Prefeitura de São Luís e o restante proveniente de projetos federais. As obras começaram em julho do ano passado, sob a responsabilidade da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). Segundo o presidente da Fumph, Aquiles Andrade, a recuperação do teatro significa o início da revitalização do Centro da cidade. “Primeiro recuperamos um prédio, antes utilizado de forma indevida. Depois, indiretamente, incentivamos a vinda de pessoas interessadas em montar estabelecimentos no entorno do Centro, como a construção de restaurantes, por exemplo, já que com o teatro, deverá aumentar o número de frequentadores nesta área da cidade”, justificou.
A superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogéa, afirmou que o teatro é apenas uma das medidas adotadas pelo Instituto para acelerar o processo de revitalização do Centro Histórico de São Luís. Presente na solenidade de entrega do novo teatro, o prefeito de São Luís, João Castelo, disse estar satisfeito com o resultado. “Este prédio representa parte da história da capital maranhense”, finalizou.

Saiba mais


- Construído em 1939, com elementos da art decó, que se caracteriza por traços retos que acomodam a pequena torre, o antigo Cine Roxy representou um período de grande repercussão da cultura cinematográfica dos ludovicenses. Após anos de abandono, o imóvel foi desapropriado e adquirido pelo Município de São Luís.
- O antigo cinema foi construído por Moysés Aziz Tajra, arrendatário de algumas salas de espetáculos, no final dos anos 30. Naquela época, recebeu a denominação de “Cinema das Estrelas”.
- Em junho de 1939, o prédio abriu suas portas para o público, apresentando o filme As aventuras de Robin Hood, que permaneceu três meses em cartaz. Entretanto, o Cine Roxy não acompanhou a evolução tecnológica e perdeu seu espaço para outras salas de cinemas que foram abertas na cidade.

Nenhum comentário: