Foram anos de espera, mas, depois de ser considerado um dos pontos de encontro dos amantes do cinema, finalmente o antigo Cinema Roxy, localizado na esquina da Rua do Egito com o Beco da Sé, em São Luís, terá outra utilidade. A Fundação Municipal de Cultura (Func) entregou, na noite de ontem, o Teatro da Cidade de São Luís .
Para que isso fosse possível, o prédio passou por ampla reforma, feita a partir de uma parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), subsidiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas. A fachada foi restaurada, mantendo as características originais da arquitetura do prédio. Na parte interna do novo teatro, foi construído um salão, com capacidade para 265 lugares e um palco, de 53 metros quadrados.
O espaço recebeu o nome do teatrólogo e dançarino maranhense Reynaldo Faray e será destinado a promover encenações teatrais, apresentações de canto lírico e popular, apresentações de músicas orquestradas, de canto coral, de trabalhos audiovisuais, palestras, convenções de naturezas diversas e outros eventos socioculturais.
Restauração - O projeto de restauração para o espaço foi orçado em R$ 1.239.518,41, sendo que, deste valor, 30% oriundos da Prefeitura de São Luís e o restante proveniente de projetos federais. As obras começaram em julho do ano passado, sob a responsabilidade da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). Segundo o presidente da Fumph, Aquiles Andrade, a recuperação do teatro significa o início da revitalização do Centro da cidade. “Primeiro recuperamos um prédio, antes utilizado de forma indevida. Depois, indiretamente, incentivamos a vinda de pessoas interessadas em montar estabelecimentos no entorno do Centro, como a construção de restaurantes, por exemplo, já que com o teatro, deverá aumentar o número de frequentadores nesta área da cidade”, justificou.
A superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogéa, afirmou que o teatro é apenas uma das medidas adotadas pelo Instituto para acelerar o processo de revitalização do Centro Histórico de São Luís. Presente na solenidade de entrega do novo teatro, o prefeito de São Luís, João Castelo, disse estar satisfeito com o resultado. “Este prédio representa parte da história da capital maranhense”, finalizou.
Saiba mais
- Construído em 1939, com elementos da art decó, que se caracteriza por traços retos que acomodam a pequena torre, o antigo Cine Roxy representou um período de grande repercussão da cultura cinematográfica dos ludovicenses. Após anos de abandono, o imóvel foi desapropriado e adquirido pelo Município de São Luís.
- O antigo cinema foi construído por Moysés Aziz Tajra, arrendatário de algumas salas de espetáculos, no final dos anos 30. Naquela época, recebeu a denominação de “Cinema das Estrelas”.
- Em junho de 1939, o prédio abriu suas portas para o público, apresentando o filme As aventuras de Robin Hood, que permaneceu três meses em cartaz. Entretanto, o Cine Roxy não acompanhou a evolução tecnológica e perdeu seu espaço para outras salas de cinemas que foram abertas na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário