terça-feira, 8 de maio de 2012


Liberada emenda para obras em São Luís


Gilberto Léda
Da editoria de Política

O ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), anunciou ontem, durante reunião da bancada federal maranhense com empresários maranhense da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), que o Governo Federal já aprovou a liberação de aproximadamente R$ 34 milhões em emendas para obras de infraestrutura em São Luís.
Segundo ele, os recursos serão alocados para garantir a viabilização de projetos do Governo do Estado com vistas às comemorações dos 400 anos da capital. A decisão de liberar a verba este ano veio após uma conversa entre a governadora Roseana Sarney (PMDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT), no início do ano.
"A governadora Roseana Sarney mostrou à presidente a importância dos projetos do governo para as comemorações dos 400 anos de São Luís e ela entendeu que era hora de o Governo Federal contribuir para essa festa e determinou à ministra Gleisi Hoffmann [Casa Civil], logo após essa conversa, que agilizasse os procedimentos para a liberação da emenda", frisou o ministro.
Gastão Vieira explicou aos empresários que os R$ 34 milhões serão destinados à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) para o início da construção da Avenida Metropolitana, nova avenida da capital, que circundará toda a Ilha, como um grande anel viário.
Obra - A primeira etapa da obra já está em licitação e compreende a duplicação da Avenida dos Holandeses (MA-203) desde o Araçagi até o entroncamento com a MA-204, próximo ao condomínio Alphaville. Além de três faixas de cada lado, a nova avenida terá um canteiro central alargado, para a implantação de uma faixa exclusiva para transporte de massa.
"Toda a documentação já foi preparada e encaminhada pela Secretaria de Infraestrutura ao Governo Federal, que deve empenhar o recurso até o fim desta semana. Pelo que já nos foi passado pela assessoria técnica da Sinfra, todas as exigências do Governo Federal foram atendias e não deverá haver problemas para a garantia dos investimentos", garantiu Gastão Vieira.

3 comentários:

Carlos Eduardo disse...

Meu Deus, o aniversário de São Luis é em Setembro e ainda vão fazer a licitação, talvez no aniversário de são luis vão inaugurar a pedra fundamental dessa obra, é disso que esse pessoal gosta de fazer! E nessa avenida que quase não passa carro??? São Luis não tem outras avenidas como prioridades não??? Tem tanta avenida que está engarrafada que tem somente duas faixas de cada que podia colocar três faixas em cada lado, mas isso pouco importa. O importante é o dinheiro que vai ser desviado dessa obra!

Anônimo disse...

Amigo Carlos Eduardo.

É preciso pensar com visão do futuro. Nosso estado sempre teve uma visão não do presente, mas do passado. Obrasinhas michurucas que cuminaram com esse trânsito caotico que não tem nem como resolver, uma vez que duplicar qualquer avenida desta cidade é INVIÁVEL, uma vez que nas margens estão instalados condominios, shoppings, casas, comercios tradicionais. A única solução aqui é construir novas avenidas onde ainda não ha ocupação...o que é bem dificil de se encontrar.

Ao duplicar aquela estreia MA que vai até Sao José de Ribamar é mais do que necessário. Toda a região metropolitana está em franca expansão. É preciso fazer esse tipo de obra antes que, igual ao que ocorreu em São Luis, não haja espaço para duplicar nada.

Em 10 anos, o Araçagy será tão povoado quanto o Calhau. Lembra como era o calhau? Era inclusive um bairro exclusivamente residencial. Hoje há comercio até nas ruas paralelas com vista para o mar.

Não sou simpático à forma de politica dos governos Sarney. Mas por bem ou por mal, eles acabam realizando grandes obras que são importantes até hoje para nossa cidade. O resto do Estado está às minguas, mas pelo menos a capital tem uma atenção melhor. E sem a influência que o grupo exerce no poder do pais, seria mais dificil outro grupo realizar tais obras.

Se vão desviar...aí é outra história...e se ilude quem acha que alguma obra publica ocorre 100% como deveria.

Anônimo disse...

E lembre-se...é preciso, a partir de já, se começar a governar este estado com visão do futuro e não do presente nem passado.

Uma via precisa HOJE de 4 faixas? Faça com 8 faixas, pois em pouco tempo as 4 serão insuficientes, tendo em vista o rítimo de inchaço das cidade.