terça-feira, 8 de maio de 2012

Bloco Tradicional como Patrimônio Imaterial do Brasil

Documento que oficializa a candidatura da manifestação ao título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil será entregue hoje ao MinC.


O relatório final do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do bloco tradicional do Maranhão será entregue hoje a representantes do Ministério da Cultura (MinC). A solenidade acontecerá às 18h, no Auditório Reis Perdigão, no Palácio La Ravardière (Centro). A data foi escolhida por ser o Dia Municipal do Bloco Tradicional.
O relatório oficializa a candidatura do bloco tradicional ao título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Participarão da entrega do documento o prefeito de São Luís, João Castelo; o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, e representante do Ministério da Cultura. Alguns grupos de bloco tradicional também marcarão presença no evento, levando o inconfundível som da manifestação tipicamente maranhense aos presentes.
Próprios de São Luís, os blocos têm sua tradição garantida por meio da transmissão de conhecimentos e vivências de geração em geração, além de ser constantemente recriados pelas comunidades, que têm a preocupação em manter a identidade da manifestação folclórica. "Por isso, lançamos a proposta da candidatura ao título de patrimônio, que foi muito bem aceita. O projeto foi abraçado pelos integrantes de cada bloco. Estamos felizes com o resultado”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto.
O pedido de registro do bloco tradicional como patrimônio no Livro das Formas e Expressões foi entregue ao Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) pela Func em 2009. Foi nesse ano que se iniciou o Inventário Nacional de Referências Culturais. Desde então, uma intensa atividade girou em torno dos 43 blocos em atividade na cidade para ressaltar a importância de salvaguardar essa singular manifestação.
Uma equipe de pesquisadores foi treinada por técnicos do Iphan para o desenvolvimento da metodologia própria do órgão. A coordenação do Inventário ficou sob a responsabilidade das pesquisadoras e assessoras técnicas da Func Michol Carvalho e Lenir Oliveira.
O relatório apresenta um panorama da manifestação cultural popular sob o foco das formas de expressão, lugar, ofícios e modos de fazer e celebração. “Os métodos utilizados no processo foram a pesquisa bibliográfica e documental, as técnicas da etnografia e história oral e a aplicação de questionários sobre ofícios e modos de fazer”, destaca Lenir Oliveira.
Caso o relatório seja aprovado, a manifestação bloco tradicional será oficialmente considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Atualmente, o tambor de crioula e o bumba meu boi são as manifestações folclóricas maranhenses que detêm este título.
Manifestação - Os blocos tradicionais surgiram na década de 1950. Devido a sua cadência rítmica e seu principal instrumento de acompanhamento musical, os contratempos, esses blocos são também chamados de blocos de ritmo e blocos de tambor grande.
Os tocadores trazem os tambores presos ao corpo por uma correia larga, que vai de um lado a outro, usam as mãos espalmadas para tocarem esses tambores, com força e rapidez, ao mesmo tempo em que fazem uma coreografia saltitante.
Sua musicalidade, além da marca peculiar dos tambores grandes, conta com a percussão de retintas, cabaças, reco-recos, agogôs, afoxés, maracás e rocas. Essa diversidade instrumental favorece a esses blocos tocarem vários ritmos musicais, dançados por seus tocadores e brincantes.

Mais


Patrimônio Imaterial
A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte de seu patrimônio cultural.
O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade e à criatividade humana.
Fonte: Iphan

Serviço


• O quê
Entrega do relatório final do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) sobre o Bloco Tradicional do Maranhão ao MinC
• Quando
Hoje, às 18h
• Onde
Auditório Reis Perdigão, Palácio La Ravardière (Centro)

Nenhum comentário: